Os Rejeitados é emocionante e chega como um dos grandes títulos nesse início de ano
Bruno Oliveira
Me senti altamente abençoado por assistir Os Rejeitados no dia seguinte pós o Globo de Ouro 2024. Ele já estava na minha lista, mas até então, não tinha tanto interesse assim. Ao saber que Paul Giamatti (Anti-Herói Americano) e Da’Vine Joy Randolph (Meu Nome é Dolemite) ganharam os prêmios de Melhor Ator em Comédia/Musical e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente, meu interesse voltou com tudo. Posso adiantar que, apesar de ser simples, ele tem o poder de comover a nos faz pensar sobre certas atitudes no nosso cotidiano.
Leia mais:
- Estreias Netflix: veja o que chega ao catálogo em janeiro de 2024
- Cinépolis JK Iguatemi inaugura a primeira sala IMAX With Laser do Brasil
- Globo de Ouro 2024: Oppenheimer e Succession são os grandes vencedores
Paul Hunham (Paul Giamatti) é um professor bem criterioso de uma importante escola norte-americana. Por isso, ele é odiado por alunos, funcionários e professores. Durante as férias de Inverno (as duas semanas que os alunos vão para casa para passar o Natal e o Ano Novo), Paul é o escolhido para tomar conta dos alunos que não podem voltar para casa. É nesse ambiente em que conhecemos Angus Tully (Dominic Sessa), um aluno inteligente que está quase sendo expulso do colégio por ser atrevido demais e a merendeira Mary Lamb (Da’Vine Joy Randolph), que se sente solitária após seu filho morrer durante a Guerra do Vietnã. Juntos, formarão uma família improvável nesse período onde cada um está sozinho por um motivo.
Simples e com coração
Por se passar em 1970, temos muitos maneirismos da época, como se fosse um filme feito justamente nesse ano. A direção de Alexander Payne é sempre ótima. A dobradinha com Paul Giamatti que se repete após o maravilhoso Sideways: Entre Umas e Outras (2004) mostra que essa dupla funciona. Ele nos dá uma história simples, mas com muito coração. A força desse filme está principalmente no roteiro e nas atuações. Ele nos dá personagens irritantes e logo depois nos dribla mostrando como eles também são engraçados, interessantes e humanos.
Na primeira parte da projeção os personagens principais são moldados de uma forma muito bidimensional. Eles parecem ser isso e nada mais. O professor é um rabugento insuportável, e o aluno é um mimado que gosta de arrumar problemas e desafiar a autoridade. Ainda assim, ele já parecia bem interessante, mas as coisas começaram a melhorar de verdade quando começamos a conhecê-los bem a fundo. Ninguém é da forma como é à toa. Existem motivos e existem histórias de vida que a transformam nesse ser à sua frente. Quando começamos a compreender todos é que essa história realmente ganha vida. Ele não pretende mudar sua vida com lições poderosas, apenas nos mostrar que todo mundo tem o seu valor mesmo sendo do jeito que é.
Fechar uma porta e seguir em frente é uma lição que pode ficar para nós dessa película. Fazer o que acha certo pode ser mais libertador do que apenas seguir o trilho do comodismo. Sonhos existem, mas nunca é tarde para sonharmos com coisas novas e com voos mais altos.
Atuações premiadas
As atuações dos premiados no Globo de Ouro também são dignas de nota. Paul Giamatti é um veterano que nem preciso me estender demais para dizer o quanto ele sabe brilhar e fazer um personagem sempre maravilhoso e crível. Da’Vine Joy Randolph não tem tanto tempo de tela quanto Paul, mas quando ela aparece, é notória a força que essa mulher passa. Ser uma mãe que sofre a dor do luto e ter que fazer comida para mimados riquinhos sem parecer uma atuação exagerada e fora do tom é difícil. Merecido o prêmio para os dois.
Conclusão
Os Rejeitados chega aos cinemas na melhor época do ano para mim, que é justamente onde os filmes preferidos das premiações começam a salpicar. Esse exemplar não é do tipo que vá conseguir fazer um sucesso comercial nos cinemas. Ele almeja mais os amantes da arte mesmo. Não chega a ser maravilhoso, mas ele vai te fazer rir e se emocionar nos momentos chaves. Isso já conta demais para mim e já chega como um dos grandes nomes nesse início do ano.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer do filme Os Rejeitados
Ficha Técnica do filme Os Rejeitados
Título original: The Holdovers
Direção: Alexander Payne
Roteiro: David Hemingson
Elenco: Paul Giamatti, Da’Vine Randolph, Dominic Sessa, Carrie Preston, Brady Hepner, Ian Dolley, Jim Kaplan, Michael Provost, Andrew Garman, Naheem Garcia, Stephen Thorne, Gillian Vigman, Tate Donovan
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 11 de janeiro de 2024
Duração: 132 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: Drama, Comédia
Ano: 2023
Classificação: 16 anos