Oscar 2022 apronta surpresas: confira lista completa de vencedores
Fernanda Fernandes
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou na noite deste domingo (27) os vencedores do Oscar 2022. A cerimônia contou com a apresentação de Bill Murray, Elliot Page, Tiffany Haddish, Jennifer Garner, o rapper DJ Khaled e a cantora H.E.R.. E, pela primeira vez, as apresentadoras oficiais do prêmio são três mulheres: Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes.
O tapete vermelho da premiação começou às 18h e um dos destaques do momento foi a atriz Jamie Lee Curtis usando com um laço azul nos dedos, como demonstração de apoio aos refugiados ucranianos. Além disso, Rita Moreno, de “Amor, Sublime Amor”, também esteve presente na premiação e se emociona ao ver cenas do filme que protagonizou como Anita em 1961.
Os prêmios de Melhor Curta-Metragem em Animação, Melhor Curta-Metragem e Live-Action e Melhor Documentário em Curta-Metragem já foram anunciados pela academia. Os ganhadores foram, respectivamente: “The Windshield Wiper“, “The Long Goodbye” e “The Queen of Basketball“.
“Duna” Garante Seis Oscars em 2022
“Duna“, de Denis Villeneuve, se destaca levando os prêmios de Melhor Som, Melhor Edição, Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Fotografia. “Os Olhos de Tammy Faye“, filme estrelado por Jessica Chastain e Andrew Garfield, ganhou o prêmio de Melhor Maquiagem e Cabelo.
A abertura do Oscar aconteceu com a performance de Beyoncé, cantando “Be Alive”, canção original de “King Richard: Criando Campeãs” indicada ao Oscar de Melhor Canção Original.
Daniel Kaluuya e H.E.R. apresentaram Ariana DeBose como a vencedora do prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. A intérprete de Anita em “Amor, Sublime Amor” fez um discurso de agradecimento à Rita Moreno e Steven Spielberg.
Em seguida, a premiação foi interrompida para a realização de testes de Covid-19 de forma aleatória em alguns atores, como Timothée Chalamet e Simu Liu. Após isso, Oscar é marcado por um tributo à franquia 007, criada por Ian Fleming em 1953.
“Encanto” leva o prêmio de Melhor Animação
Antes de introduzir o vencedor de Melhor Filme em Animação, Stephanie Beatriz, atriz que interpretou a Mirabel, introduziu a performance de Sebastián Yatra com a música “Dos Oruguitas”, indicada ao prêmio de Melhor Canção Original.
“Encanto“, animação sobre a família colombiana Madrigal e com trilha sonora de Lin-Manuel Miranda, ganhou a estatueta de Melhor Animação. Diretores do filme, Byron Howard e Jared Bush, ressaltam em seus discursos a importância de uma animação sobre a cultura de um país latino-americano receber o prêmio.
A próxima categoria foi anunciada por Youn Yuh-Jung, de “Minari”, e Troy Kotsur venceu em Melhor Ator Coadjuvante por “No Ritmo do Coração”. Ele é o primeiro ator surdo a levar uma estatueta do Oscar e dedicou o prêmio à comunidade de pessoas com deficiência. A premiação também teve piadas ousadas de Amy Schumer, Wanda Sykes e Regina Hall.
“Drive My Car” é vencedor de Melhor Filme Internacional
Em Melhor Filme Internacional, Tiffany Haddish e Simu Liu anunciaram o filme japonês, “Drive My Car” como o vencedor. O diretor do filme, Ryusuke Hamaguchi, agradeceu a cada um dos atores do elenco do longa-metragem. Além disso, em mais uma performance das canções indicadas ao prêmio de Melhor Canção Original da noite, Reba McEntire entrega uma apresentação emocionante de “Somehow You Do”, do filme “Quatro Dias Com Ela”
Seguidamente, Lupita Nyong’o e Ruth E. Carter, vencedora do ano anterior por Pantera Negra, apresentaram Jenny Beavan, figurinista de “Cruella”, como vencedora da categoria Melhor Figurino. A noite também foi marcada pela performance de “We Don’t Talk About Bruno”, canção conhecidíssima do filme “Encanto”, com grandes nomes da música como Becky G e Nicki Minaj.
Para homenagear o clássico longa “Juno”, Jennifer Garner, Elliot Page e J.K. Simmons entregaram o prêmio de Melhor Roteiro Original para Kenneth Branagh por “Belfast“. O vencedor da categoria de Melhor Roteiro Adaptado é Sian Heder por “No Ritmo do Coração“.
Esta noite também foi marcada pela performance de Billie Eilish e Finneas O’Connell com “No Time do Die“, canção original de “007: Sem Tempo Para Morrer”, indicada ao prêmio de Melhor Canção Original.
“Summer of Soul” vence em Melhor Documentário
A vitória de “Summer of Soul” em Melhor Documentário foi anunciada pelo comediante Chris Rock. Questlove fez um discurso memorável citando o Harlem e a relevância da comunidade negra. O diretor do longa-metragem ficou tão extasiado e feliz que não sabia o que dizer. “Eu poderia chorar”, falou ele.
Além disso, a trilogia “O Poderoso Chefão” de Francis Coppola também foi homenageada, comemorando a sua quinta década. O diretor, junto com Robert De Niro e Al Pacino estiveram presentes na cerimônia.
O bloco de homenagem aos que morreram no último ano, In Memorian, traz nomes como Sidney Poitier, Sally Kellerman, Richard Donner, Ivan Reitman, Emi Wada, Brian Goldner, Felipe Cazals, Dorothy Steel, Don Philips e Betty White.
Em seguida, introduzidos por Zoe Kravitz e Jake Gyllenhaal, Billie Eilish e Finneas O’Connell, com 20 e 24 anos respectivamente, ganharam na categoria Melhor Canção Original com “No Time to Die“. Então, a próxima categoria foi Melhor Direção com Jane Campion como vencedora da noite por “Ataque dos Cães“. Ela é a primeira mulher a ser indicada duas vezes para esse prêmio e fez um discurso bastante emocionado. Esse prêmio é uma reparação histórica.
Will Smith levou para casa o prêmio de Melhor Ator
Homenageando “Pulp Fiction”, Uma Thurman, Samuel L. Jackson e John Travolta apresentaram o prêmio de Melhor Ator. O ator Will Smith levou a estatueta pelo papel de Richard Williams em “King Richard: Criando Campeãs“. O ator falou emocionadamente sobre amor, proteção e cuidado, mencionando a comunidade negra e todo o elenco do filme em seu discurso.
Ele também pediu desculpas para a Academia pelo soco que deu em Chris Rock após uma piada feita pelo comediante que falou da esposa do ator, Jada Pinkett Smith.
O próximo prêmio anunciado, por Anthony Hopkins de “Meu Pai”, é o de Melhor Atriz e a vencedora foi Jessica Chastain, pelo seu papel de Tammy Faye, com uma atuação impecável em “Os Olhos de Tammy Faye“. Ela comentou sobre suicídio e demonstrou apoio a comunidade LGBT+, assunto relacionado ao filme que rendeu o prêmio a ela.
“No Ritmo do Coração” é o Filme do Ano
Por fim, a última e mais importante categoria da noite foi apresentada por Liza Minelli e Lady Gaga. Concorreram “Belfast”, “Não Olhe para Cima”, “Duna”, “Licorice Pizza”, “Ataque dos Cães”, “No Ritmo do Coração”, “Drive My Car”, “King Richard: Criando Campeãs”, “O Beco do Pesadelo” e “Amor, Sublime Amor”.
O grande vencedor da noite foi “No Ritmo do Coração”. É a primeira vez que um filme de plataforma de streaming ganha na categoria de Melhor Filme. A equipe do filme fez um discurso muito emocionado, falando sobre a importância da Academia reconhecer um filme feito para a família e que fala sobre amor.
Contudo, o Oscar desse ano trouxe reparações históricas, premiou obras importantes e também foi bastante justo ao entregar os prêmios aos favoritos. Assuntos como a comunidade negra, de pessoas com deficiência e LGBT+ se fizeram presentes, assim como tivemos mais mulheres sendo reconhecidas em 2022.
Confira abaixo a lista dos vencedores do Oscar 2022, em destaque:
Filme
- Belfast
- Não Olhe para Cima
- Duna
- Licorice Pizza
- Ataque dos Cães
- No Ritmo do Coração
- Drive My Car
- King Richard: Criando Campeãs
- O Beco do Pesadelo
- Amor, Sublime Amor
Direção
- Kenneth Branagh – “Belfast”
- Ryusuke Hamaguchi – “Drive My Car”
- Jane Campion – “Ataque dos Cães”
- Steven Spielberg – “Amor, Sublime Amor”
- Paul Thomas Anderson – “Licorice Pizza”
Atriz
- Jessica Chastain – “Os Olhos de Tammy Faye”
- Olivia Colman – “A Filha Perdida”
- Penélope Cruz – “Mães Paralelas”
- Nicole Kidman – “Apresentando os Ricardos“
- Kirsten Stewart – “Spencer“
Ator
- Javier Bardem – “Apresentando os Ricardos“
- Benedict Cumberbatch – “Ataque dos Cães”
- Andrew Garfield – “Tick, Tick… Boom!“
- Will Smith – “King Richard: Criando Campeãs”
- Denzel Washington – “A Tragédia de Macbeth”
Atriz coadjuvante
- Jessie Buckley – “A Filha Perdida”
- Ariana DeBose – “Amor, Sublime Amor”
- Judi Dench – “Belfast”
- Kirsten Dunst – “Ataque dos Cães”
- Aunjanue Ellis – “King Richard: Criando Campeãs”
Ator coadjuvante
- Ciarán Hinds – “Belfast”
- Troy Kotsur – “No Ritmo do Coração”
- Jesse Plemons – “Ataque dos Cães”
- J.K. Simmons – “Apresentando os Ricardos“
- Kodi Smit-McPhee – “Ataque dos Cães”
Filme internacional
- “Drive My Car” – Japão
- “Flee” – Dinamarca
- “A Mão de Deus” – Itália
- “A Felicidade das Pequenas Coisas” – Butão
- “A Pior Pessoa do Mundo” – Noruega
Roteiro adaptado
Roteiro original
- Belfast
- Não Olhe para Cima
- King Richard: Criando Campeãs
- Licorice Pizza
- A Pior Pessoa do Mundo
Figurino
Trilha sonora
Animação
Curta de animação
- Affairs of the Art
- Bestia
- Boxballet
- A Sabiá Sabiazinha
- The Windshield Wiper
Curta-metragem em live-action
- Ala Kachuu – Take and Run
- The Long Goodbye
- The Dress
- On My Mind
- Please Hold
Documentário
- Acension
- Attica
- Flee
- Summer of Soul (…ou Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada)
- Writing with fire
Documentário de curta-metragem
- Audible
- The Queen of Basketball
- Onde Eu Moro
- Três Canções para Benazir
- When We Were Bullies
Som
Canção original
- “Be Alive” – “King Richard: Criando Campeãs”
- “Dos Oruguitas” – “Encanto”
- “Down To Joy” – “Belfast”
- “No time to die” – “007 – Sem Tempo para Morrer”
- “Somehow you do” -“Four Good Days”
Maquiagem e cabelo
Efeitos visuais
- Duna
- Free Guy
- 007 – Sem Tempo para Morrer
- Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
- Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Fotografia
- Duna
- Ataque dos Cães
- O Beco do Pesadelo
- A Tragédia de Macbeth
- Amor, Sublime Amor
Edição
Design de produção
- Duna
- Ataque dos Cães
- O Beco do Pesadelo
- A Tragédia de Macbeth
- Amor, Sublime Amor
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso: