Oscar 2023: Steven Spielberg faz história com 12ª indicação
Vanderlei Tenório
Com o anúncio dos indicados ao Oscar 2023 no dia 24 de janeiro, o diretor, produtor e roteirista Steven Spielberg alcançou uma marca histórica na premiação. Ele recebeu sua 12ª indicação na categoria de Melhor Filme com sua semi-autobiografia “Os Fabelmans”, e, de acordo com a Academia, isso é um recorde para produtores independentes desde 1951.
Leia também:
Oscar 2023: ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ lidera indicações; confira a lista completa!
Onde assistir aos filmes indicados ao Oscar 2023?
Oscar 2023: relembre como foi a edição de 2022
Trabalhos de Steven Spielberg indicados a Melhor Filme no Oscar
Para quem está por fora, antes disso, as estatuetas eram destinadas apenas aos estúdios responsáveis pelos filmes, e não aos produtores. Assim, em números, a conquista coloca Spielberg acima de Scott Rudin, que acumula nove, e de sua parceira de longa data, Kathleen Kennedy, que tem oito indicações, respectivamente.
Nessa perspectiva, as 12 indicações a Melhor Filme foram pelos seguintes filmes:
- ET. O Extraterrestre (1982) – produzido com Kathleen Kennedy.
- A Cor Púrpura (1985) – produzido com Quincy Jones, Kathleen Kennedy e Frank Marshall.
- A Lista de Schindler (1993) – produzido com Gerald R. Molen e Branko Lustig.
- O Resgate do Soldado Ryan (1998) – produzido com Ian Bryce, Mark Gordon e Gary Levinsohn.
- Munique (2005) – produzido com Kathleen Kennedy e Barry Mendel.
- Cartas de Iwo Jima (2006) – produzido com Clint Eastwood e Robert Lorenz.
- Cavalo de Guerra (2011) – produzido com Kathleen Kennedy.
- Lincoln (2012) – produzido com Kathleen Kennedy.
- A Ponte dos Espiões (2015) – produzido com Marc Platt e Kristie Macosko Krieger.
- The Post (2017) – produzido com Amy Pascal e Kristie Macosko Krieger.
- Amor, Sublime Amor (2021) – produzido com Kristie Macosko Krieger.
- Os Fabelmans (2022) – produzido com Kristie Macosko Krieger e Tony Kushner.
Indicações de Steven Spielberg ao Oscar
Recordamos que, ao todo, Steven Spielberg tem 22 indicações ao Oscar e três vitórias. Ele venceu duas vezes na categoria Melhor Direção por “A Lista de Schindler” e “O Resgate do Soldado Ryan”. Sua terceira vitória foi na categoria Melhor Filme por “A Lista de Schindler”.
Melhor Diretor
Detalhando melhor, Spielberg já disputou ao prêmio de Melhor Diretor oito vezes no Oscar. Na história da premiação, somente outros três diretores foram indicados oito ou mais vezes: Billy Wilder, com 8; Martin Scorsese, com 9 e William Wyler, que teve um total de 13 indicações.
Na categoria, Spielberg já foi nomeado por “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” (1977), “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), “E.T. O Extraterrestre” (1982), “A Lista de Schindler (1993), “O Resgate do Soldado Ryan” (1988), “Munique” (2005), “Lincoln” (2012), “Amor, Sublime Amor” (2021) e, agora, por “Os Fabelmans”.
Seis décadas diferentes
A propósito, o estadunidense também acaba de se tornar o primeiro diretor a ser indicado ao Oscar em seis décadas diferentes. A primeira indicação dele como Melhor Diretor veio em 1978, com “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”.
Desde então, ele teve pelo menos uma nominação em cada período de dez anos. Até está ocasião, o realizador estava empatado com Martin Scorsese que tem nomeações em cinco décadas.
Confira quais foram os filmes das seis décadas:
70: “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” (1977).
80: “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981) e “ET: O Extraterrestre” (1982).
90: “A Lista de Schindler” (1993) e “O Resgate do Soldado Ryan” (1998).
2000: “Munique” (2005).
2010: “Lincoln” (2012)
2020: “Amor, Sublime Amor” (2021) e “Os Fabelmans” (2022).
Os Fabelmans
12ª indicação ao Oscar, a semi-autobiografia de Steven Spielberg, “Os Fabelmans” baseia-se na infância do realizador e na sua paixão pelo cinema desde a mais tenra idade. Em si, o filme reflete sobre as experiências que o tornaram no cineasta hoje conhecido, e dá a conhecer o fascínio que o cinema exerceu em si desde pequeno.
Além de Melhor Filme, o longa concorre nas seguintes categorias: Diretor, Atriz (Michelle Williams), Ator Coadjuvante (Judd Hirsch), Roteiro Original (Spielberg e Tony Kushner), Trilha Sonora (John Williams) e Direção de Arte (Rick Carter).
Recorde pessoal
Caso ganhe na categoria de Melhor Diretor na 95.ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, Spielberg baterá outro recorde, o dos diretores com três ou mais Oscars na categoria.
Nesse sentido, ele entra para a seleta lista de notáveis excepcionais que inclui: William Wyler – detentor do recorde de indicações ao Oscar de Melhor diretor com 13 nomeações; Frank Capra – recebeu no total 15 nomeações e 6 prêmios e John Ford – único diretor a vencer quatro vezes.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso: