‘Pamela Anderson – Uma História de Amor’ mostra como a sociedade é cruel com as mulheres
Bruno Oliveira
Se você não conhece a Pamela Anderson é porque certamente não viveu nos anos 90. Possivelmente, a atriz foi a maior estrela desse período e, de certa forma, é plausível dizer que ela definiu toda a década. A artista teve sua ascensão, ápice e sua queda nesse período, ficando relegada apenas a algumas pequenas coisas ali e aqui nos anos subsequentes. O documentário Pamela Anderson – Uma História de Amor (Pamela, a Love Story) chega para desmistificar a pessoa e mostrar que a moça é tão humana quanto o restante das pessoas, e que merece o respeito que dificilmente foi dado à ela durante todo esse tempo.
Leia também:
‘Rosalina’, o amor de Julieta e Romeu sob outro ponto de vista
‘Herança’ tem tanta situação absurda que acaba estragando o bom plot twist da trama
‘O Preço da Família’ cumpre seu propósito
Sinopse
Nesse documentário bastante íntimo e introspectivo vamos acompanhar a vida de Pamela Anderson. Desde seus momentos de sua infância até os dias de hoje. Passando pela sua rápida ascensão pelas revistas da “Playboy”, pela série “S.O.S. Malibu” e pelos envolvimentos amorosos que em sua maioria deram errados. Além disso, temos o escândalo da sex tape que, definitivamente, foi o momento mais vergonhoso e humilhante para ela. Turbulência e momentos calmos definem a vida da atriz que conseguiu se reencontrar mais recentemente.
Ascensão, ápice e queda
O que mais gosto de ver em documentários do tipo é quando a obra tira o artista do pedestal e o coloca como uma pessoa comum. Esse detalhe é de suma importância para que tenhamos uma conexão com o alvo do filme. Com isso, desde o seu início vemos uma Pamela Anderson sem maquiagem, doce e sensível, que começa a ler parte de seus diários antigos e que também assiste vídeos em VHS que conseguem trazer muitas memórias já esquecidas.
O ponto alto do longa é quando chegamos na parte da sex tape. Pamela Anderson e Tommy Lee (seu então marido na época) gostavam de filmar suas intimidades, mas sempre mantinham as gravações entre eles. Até que um dia alguém invadiu a residência do casal e roubou um vídeo íntimo. Logo depois, esse mesmo vídeo foi postado na internet sem permissão, e essa foi a derrocada da atriz. Por isso, a artista foi humilhada, tanto no julgamento pelos direitos de imagem quanto em qualquer programa do qual ela participava. Enquanto Tommy Lee era o rockstar legal, ela acabou sendo apenas mais uma “vadia” por aí. Isso a fez perder diversos trabalhos e ter que praticamente encerrar sua carreira. Triste e cruel.
Vemos também que Pamela teve uma vida normal depois disso tudo. Arrumou novos amores, mas nenhum deles deu certo. Enfim, chegamos no presente e os problemas voltam quando a Hulu anuncia uma série chamada “Pam & Tommy”, que visa contar toda a história da sex tape e está disponível no Star Plus, cujo premissa é reviver um passado doloroso que da atriz. Ao mesmo tempo, as portas de trabalho se abrem novamente para a artista, que, enfim, tem a chance de viver um grande personagem de uma peça da Broadway.
Conclusão
O documentário Pamela Anderson – Uma História de Amor consegue fluir perfeitamente como um roteiro de ficção, com aquela artista que já foi famosa um dia e que busca sua redenção. Isso o filme faz magistralmente e é impossível não amar a atriz em seu final. Entender tudo o que ela passou e o que sofreu por conta da mídia maliciosa nos dá vontade de abraçá-la fortemente. É muito bom saber que ela está tendo uma chance de ouro de reaver a carreira, algo que poderia ter vindo muito antes. Em relação aos casos amorosos, é melhor deixar esse assunto para lá.
Onde assistir ao documentário Pamela Anderson – Uma História de Amor?
A saber, Pamela Anderson – Uma História de Amor estreou nesta terça-feira, 31 de janeiro de 2023, e já está disponível para os assinantes da Netflix.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do documentário Pamela Anderson – Uma História de Amor, da Netflix (2023)
Ficha Técnica do documentário Pamela Anderson – Uma História de Amor, da Netflix (2023)
Título original do documentário: Pamela: A Love Story
Direção: Ryan White
Duração: 112 minutos
País: Estados Unidos, Reino Unido
Gênero: documentário, biografia
Ano: 2023
Classificação: 16 anos