‘Pânico em Casa’ tenta explorar os males do isolamento social

Fábio

‘Pânico em Casa’, em cartaz na Amazon Prime Video, é o que podemos chamar de um “filme da Covid-19”. Em outras palavras, a obra dirigida por Will Wernick, explora um assunto contemporâneo (neste caso a pandemia causada pelo coronavirus) não apenas no conteúdo, mas também em sua forma de filmar.

Por causa do isolamento social, o diretor recrutou um elenco modesto para contar a história de Pânico em Casa. Com no máximo 10 atores no elenco, ele usa no filme uma ferramenta que se tornou comum nos últimos dois anos: um aplicativo de videoconferência.

Apesar disso, não se trata de nenhuma novidade. Em 2018, Aneesh Chaganty utilizou de um recurso parecido no ótimo ‘Buscando…’ (Searching). No entanto, existe uma diferença entre ambos: a falta de um roteiro decente em Pânico em Casa. Muito pelo contrário. A história beira o simplório e a reviravolta final é digna de qualquer nota.

Pânico em Casa

Pânico em Casa

Estamos em 2022 e o mundo segue em isolamento social por causa da Covid-19. Entediados, um grupo de amigos se reúne virtualmente para comemorar o aniversário de Evan (Dan J. Johnson). Para apimentar a festa, um dos amigos – Oliver (Michael Kupisk) – envia comprimidos e ecstasy aos demais, para que todos escapem um pouco da dura realidade da pandemia. No entanto, a situação acaba fugindo do controle e eles terão que lidar com algo inesperado.

Problemas

O fato dos atores praticamente não contracenarem pessoalmente não pode, a princípio, ser usado como desculpa. Afinal, essa é uma escolha do diretor. Além disso, existem ótimos filmes com poucos atores em cena ou que contracenam pessoalmente. Os problemas aqui são, em suma, a falta de uma história, um enredo empolgante, atuações convincentes e um clima que prenda a atenção ou deixa o espectador angustiado.

Por fim, se o objetivo de Pânico em Casa era explorar os males psicológicos causados pelo isolamento social, ele falha miseravelmente. Aliás, até o título e português é mal traduzido, já que, ao pé da letra, a tradução seria ‘Mais Seguro em Casa’.

Pânico em Casa

Então, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Ficha técnica – Pânico em Casa

Título original: Safer at Home
Direção: Will Wernick
Roteiro: Will Wernick, Lia Bozonelis, John Ierardi
Elenco: Dan J. Johnson, Daniel Robaire, Alisa Allapach, Lia Bozonelis, Adwin Brown, Emma Lahana, Michael Kupisk, Jocelyn Hudon
Onde assistir: Amazon Prime Video
Data de estreia: sex, 20/08/2021
País: Estados Unidos
Gênero: suspense, drama
Duração: 110 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 18 anos

Fábio

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e cultura em geral.
NAN