PES 2019 será lançado um mês antes de FIFA e terá Campeonato Brasileiro licenciado oficialmente

Everton Duarte

A pré-temporada de PES 2019 aconteceu na última terça e apresentou grandes novidades, como a confirmação do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na franquia. O evento foi realizado pela Konami do Brasil, no Redbull Station, em São Paulo. Estiveram presentes o futebolista Jonathas, do Corinthians, e os jornalistas esportivos Mauro Beting e Milton Leite e um dos embaixadores do jogo, Nenê do São Paulo.

A empresa afirmou que cumpriu o compromisso de aumentar o número de confirmação de licenças, o que realmente tem feito, mas com alguns clubes que não tiveram sua confirmação no leque de times disponíveis no game da Konami. Com mais campeonatos e estádios totalmente licenciados, mais parcerias com clubes e várias lendas, ficou claro o objetivo de tranquilizar seus fãs quanto às licenças oficiais, uma vez que o jogo não renovou sua licença com a UEFA Champions League.

(Foto: Everton Duarte / Blah Cultural)

O campeonato Russo de futebol também estará presente em PES 2019, o Campeonato Brasileiro totalmente licenciado, a International Champions Cup (ICC), o maior torneio de amistosos do mundo, e a Liga Bancomer Mexicana, que aparecerá pela primeira vez de forma licenciada em PES 2019. A Konami também informou que as ligas oficiais terão seus elementos implementados na Master League, que também terá um novo sistema de negociação, dificuldades dinâmicas, menus em tempo real e transferências de verdade.

Pela primeira vez o jogo terá suporte a 4k e HDR. Também estarão disponíveis e oficialmente licenciados os times do Vasco, Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Com o Corinthians como selecionável, Konami acaba acirrando ainda mais o duelo existente com a FIFA no Brasil. O simulador de futebol da empresa havia garantido a exclusividade de outros grandes na edição de 2018, quando Corinthians e Flamengo ficaram de fora do FIFA 18.

Outra novidade que remete diretamente aos fãs brasileiros, novamente bem representados este ano. Philippe Coutinho, jogador do FC Barcelona e embaixador global do game, será o atleta da capa do jogo. Além dele, David Beckham estampará a capa da edição especial deste ano, como também estará disponível no jogo, o que permitirá que os fãs do PES recriem os passes e os cruzamentos de um dos maiores jogadores ingleses de todos os tempos.

(Foto: Everton Duarte / Blah Cultural)

No evento, haviam os consoles PlayStation 4 e Xbox One X com a demo a ser liberada hoje (8). A utilização da Fox Engine realmente faz com que animações dos jogadores se tornem mais realistas e os gráficos ajudam bastante com o sistema HDR. É uma impressionante qualidade visual que, se você não tem uma TV 4K ou um Xbox One S/ X ou PS4 Pro, terá dificuldades de entender do que estamos falando. Toda a iluminação e sombras em tempo real, graças à “Iluminação global”, que aperfeiçoa a imagem dos jogos com detalhes mais nítidos da torcida, texturas de grama de verdade em todos os estádios e a volta do incrivelmente popular efeito de neve estão realmente incríveis.

Dentre outras novidades, quando o assunto é gameplay, o jogador tem a possibilidade de explorar movimentos praticamente reais dos jogadores, o que aumenta ainda mais a imersão em PES 2019, uma vez que o título contará com a incorporação dos estilos de jogo únicos de Beckham e Coutinho, entre outros. O game agora torna a individualidade ainda mais expressiva ao introduzir uma série de habilidades novas que dão a você a chance de criar momentos únicos no campo.

(Foto: Everton Duarte / Blah Cultural)

Uma das adições mais interessantes de PES 2019 é a possibilidade de modificação rápida de jogadores usando o touchpad (PS4) ou o botão share (Xbox One) para escolher uma substituição de forma mais dinâmica, sem quebrar o ritmo da partida. Não é a criação mais inovadora, mas um bom ponto para o título.

As novas características de PES 2019 incluem a “fadiga visível”, que comprometerá o desempenho e o comportamento de seus atletas em meio à marcação dos adversários e dribles exigidos para passar por eles. Além disso, novos mecanismos de chute levarão em consideração a física aprimorada da bola, a posição dos jogadores e da bola, além das habilidades e dos estilos de chute de cada atleta. As redes também receberam um novo trabalho e física, para tornar o momento de balançá-las ainda mais recompensador, juntamente com as novas animações de torcida e comemorações.

(Foto: Everton Duarte / Blah Cultural)

Já o myClub – modo onde você cria e gerencia seu clube, como também pode participar dos torneios de Esports do game – passou pela maior reformulação até o momento. Um novo sistema de exibição do placar implica uma série de mudanças revolucionárias na forma como os jogadores montam suas equipes. Quem curte o modo myClub também perceberá alterações no elenco de jogadores, que agora contará com atletas de alto desempenho. Isto inclui jogadores lendários, jogadores da semana e estatísticas temporariamente mais elevadas, baseadas nos desempenhos do mundo real.

PES 2019 estará disponível no PlayStation 4 e para Xbox One a partir do dia 28 de agosto e para PC (via Steam) dia 30 de agosto.

Everton Duarte

Paulista, jornalista em desenvolvimento, amante do mundo geek, co-fundador e editor-chefe do Ultraverso. Busco sempre o melhor em tudo o que me proponho a fazer.
NAN