PES 2020 capa

‘eFootball PES 2020’ | REVIEW

Wilson Spiler

Todo mês de setembro é a hora de conferirmos os lançamentos do esporte, especificamente do futebol. É quando chegam às prateleiras as novas versões dos concorrentes “PES” e “FIFA”. E é justamente sobre o primeiro que vamos falar aqui.

Leia mais:

HITMAN 2 GANHA NOVO TRAILER, CONFIRA!
HYPERX LANÇA HEADSETS E CARREGADOR DE CONTROLES DE XBOX
FREE FIRE STREAMER SHOWDOWN ACONTECE NESTE SÁBADO (21)

O que era bom, continuou bom

Quem jogou o título de 2019 e gostou, provavelmente também terá motivos para sorrir ao pegar para jogar o eFootball PES 2020. Isso porque a jogabilidade não é muito diferente do seu antecessor. Para ser bem sincero, se há diferença, é algo quase imperceptível. O que é bom. Afinal, esse era um detalhe que vinha melhorando muito nos últimos anos.

Tanto os overalls respeitados quanto a resposta do comando foram mantidos de forma bem agradável. Além disso, a parte tática, embora não tenha mostrado grande evolução, também permaneceu em um bom nível. Apenas um detalhe que, de tão bom, atrapalha um pouco: por diversas vezes, ao chutar, o realismo do movimento é tão perfeito, mas tão perfeito, que o adversário chega e rouba sua bola. Se fosse o PES das antigas, ou o “Winning Eleven” raiz (#SaudadesPS2, #VoltaBombaPatch), a bola já estaria no fundo do gol bem antes do rival cortar. Mas isso já acontecia com o game de 2019. Ou seja, com esses detalhes, parece que estamos jogando apenas um game com jogadores atualizados da versão anterior. Mas não se engane. Há novidades.

PES 2020 Bayern de Munique

Gráficos

Os gráficos do PES 2020 (vamos ficar resumidinhos no título?), de fato, impressionam. Nem tanto pelos bonecos, embora sejam também muito bem-feitos. Mas os estádios são incrivelmente detalhados. Quem conhece a casa do seu time, certamente irá reconhecê-la. Em uma partida na Vila Belmiro, por exemplo, os detalhes são tão límpidos que, muitas vezes, perdia a atenção do foco (que era o jogo) para apreciar essa questão. E, para os brasileiros, além da “residência” do Santos, temos arenas (como detesto esse termo) licenciadas como Maracanã, Allianz Parque (Palmeiras), Arena Corinthians, Beira-Rio (Internacional), Morumbi (São Paulo), Mineirão, São Januário (Vasco) e Palestra Itália, antiga casa do Palmeiras.

E já que falamos dos bonecos rapidamente, a respeito dos atletas, a perfeição com a realidade é simplesmente de babar. Só para permanecer ainda no futebol brasileiro, alguns times que possuem parceria com o PES 2020 tiveram seus jogadores escaneados. Foi o caso do Flamengo. Dá só uma olhada na aparência, por exemplo, do Diego Alves. E o Everton Ribeiro? Chega a ser assustador. Isso para não falarmos em Europa e afins (Messi e CR7 mandam abraços).

PES 2020 Flamengo

Som

Aqui, mais uma vez, a Konami desperdiça uma excelente oportunidade. Aliás, se o que era bom foi mantido, o que também merecia críticas, permaneceu ruim. Estamos falando da narração. E o desperdício se dá quando temos tantos talentos à disposição e são mal aproveitados. O narrador continua sendo o sensacional Milton Leite, do SporTV, assim como os comentários ainda são feitos por Mauro Beting, que se encontra atualmente no Esporte Interativo. Nesse quesito, o “elenco” é incrivelmente superior ao “FIFA”, mas perde muito na espontaneidade e dinâmica. Ambos parecem robôs comentando, de tão duros. E o que é pior: praticamente não há novas observações ou comentários. São as mesmas piadinhas do jogo anterior. Duas palavras pra você, Konami: PARA-BÉNS! Só que não…

Já no quesito som ambiente, a coisa muda de figura. Tanto a torcida quanto os efeitos da partida em si estão impecáveis. A trilha sonora também está bem diversificada, indo do rap ao rock. Destaque para o incrível Johnny Marr, com “Armatopia”. Para quem tem Spotify, todas as músicas podem ser ouvidas AQUI.

PES 2020 Messi

Modos de jogo

Apesar de uma boa variedade de opções online e offline, as experiências são, digamos, superficiais. Temos os seguintes modos de jogo:

  • Amistosos;
  • eFootball (também conhecido como temporadas online);
  • Liga Master;
  • Rumo ao Estrelato;
  • MyClub;
  • Matchday.

Reparou uma coisa? São basicamente as mesmas opções da versão 2019. Mas, OK. Essa repetição ocorre também no seu rival. Entretanto, a falta de novidades e atualizações certamente vão desagradar aos fãs da franquia.

PES 2020 Allianz Parque

O ‘novo’ eFootball

Com relação a outras modalidades do PES 2020, nada de grandes mudanças. O MyClub continua sendo a ‘versão de baixo orçamento’ do Ultimate Team, do “FIFA”; enquanto o Rumo ao Estrelato também não trouxe mudanças significativas. Por outro lado, o modo eFootball tem cara de novo, jeito de novo, mas é ‘old, but gold’ mesmo. Afinal, essa modalidade nada mais é do que o antigo Divisões Online, onde os jogadores enfrentam adversários da mesma faixa de habilidade para somar pontos e avançar pelos rankings. Contudo, a Konami prometeu reforçar essa parte a fim de ganhar novos adeptos. Aguardemos.

Liga Master

Mas se isso não mudou muito, a Liga Master, por exemplo, traz mudanças bem interessantes e é, de fato, o carro-chefe da franquia. Não, não me refiro a grandes revoluções no modo de jogo, mas podemos selecionar treinadores ou ex-jogadores de destaque para  serem nossos “pofexôres” ou managers, como se fala nesses tempos modernos. Eu, por exemplo, “fui” o Maradona. Mas há opções como Zico, Romário e Johan Cruijff, entre outros. Só um detalhe: a semelhança também é sensacional! Além disso, os diálogos no vestiário com os jogadores, bem como as coletivas de imprensa e as reuniões com a comissão técnica, passam um realismo incrível. Embora as respostas não interfiram tanto no desenvolvimento do clube. Falando nisso, à medida que você vai ganhando, sua popularidade nas redes sociais também vai aumentando, o que lembra bastante “UFC 3”.

Por fim, a Liga Master tem, enfim, seus 20 clubes licenciados da Série A. Outra novidade se refere também aos licenciamentos de todos os times da Série B. Fico triste apenas pelo meu Botafogo, que “perdeu” seu melhor jogador (Gatito), sabe-se lá por qual motivo, e tem Pimpão e Diego Souza como seus melhores atletas. Deus tenha piedade… Enfim, sem clubismo por aqui. Apenas um desabafo.

Matchday

Além disso, eFootball PES 2020 traz o Matchday, um modo de jogo composto por eventos semanais propostos pela Konami. Trata-se de uma competição entre jogadores de todo globo cujo desempenho em partidas, como assistências e gols, formará um ranking mundial apontará os melhores.

PES 2020 Botafogo Diego Souza

Vamos às novidades?

Com a intenção de aumentar a autonomia dentro do seu modo de jogo offline, os gamers poderão também criar, bem como personalizar, logotipos de patrocinador a serem exibidos na tela de fundo das entrevistas coletivas; personalizar o visual do técnico com maior liberdade, contando com uma tecnologia de digitalização 3D para capturar imagens de pessoas com diversas formas e tamanhos de corpo.

Além disso, a Konami melhorou muito a questão das licenças oficiais do PES 2020. Juventus e Barcelona são só alguns dos times que podemos apreciar por completo. A Premier League também ganhou mais um convidado de honra para essa festa. O “famoso” London FC agora é chamado de Chelsea B, um nome de equipe falso, mas realista que leva o nome do lugar em que o clube está sediado (não o nome do clube). Além dos supracitados, Liverpool, Manchester United, Arsenal, Milan e Bayern de Munique, por exemplo, também são parceiros oficiais.

Há espaço ainda para abordarmos rapidamente rapidamente a versão Legend Edition, com Ronaldinho Gaúcho estampando a capa. Sim, estamos falando de um DLC, senhoras e senhores. Para jogar com lendas do futebol como R10, Totti, Maradona, Batistuta, Nedved e Beckham, por exemplo, será preciso desembolsar uma graninha a mais. Por fim, PES 2020 traz ainda novidades novas técnicas de domínio; bem como física da bola melhorada; o Finesse Dribble, um novo tipo de drible; assim como apresenta uma melhor precisão no chute, com sensibilidade aprimorada de acordo com o contexto do lance, o que era terrível na versão anterior e me fez ganhar (ainda mais) cabelos brancos.

VEREDITO

A Konami manteve o bom nível da franquia em eFootball PES 2020. Principalmente no quesito gráfico. Entretanto, o jogo parece um produto antigo embalado em uma caixa diferente. O que pode ser bom, visto que o anterior já havia superado muitos problemas das versões antigas. Por outro lado, quem quer muitas novidades pode acabar se frustrando.

::: TRAILER

https://youtu.be/V-mDyfoYYc8

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN