Mesmo divertido, ‘Peter Pan & Wendy’ é só mais uma adaptação dentre tantas outras
Leonardo Duarte
As adaptações de contos de fadas se tornaram bastante frequentes no meio audiovisual. Desde remakes de uma mesma história, até reinterpretações criativas que colocam estes contos em um novo contexto, as clássicas fábulas que marcam a infância de muitos continua se mostrando uma matéria prima bastante valiosa para os produtores ao redor do mundo.
E isso não seria diferente com Peter Pan. Tendo diversas adaptações cinematográficas ao longo dos anos, o garoto que se recusa a crescer volta para mais um longa-metragem em live action. Dessa vez, a adaptação conseguiu causar diversas polêmicas e debates acerca da etnia dos personagens antes mesmo de estrear.
Leia mais:
- ‘The Mandalorian’: Terceira temporada termina de maneira competente e abre terreno para novas histórias
- ‘Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan’ é uma bela adaptação, mas sem muitas novidades
- ‘Power Rangers: Agora e Sempre’ tem como trunfo a nostalgia, mas somente isso não agrada
Feito exclusivamente para o Disney+, ‘Peter Pan & Wendy‘ traz mais uma vez a trama que já tanto conhecemos. Mas, dessa vez, com um foco maior na irmã mais velha dos Darling, Wendy. Os Meninos Perdidos também recebem uma nova reinterpretação. Agora com um pouco mais de diversidade: além de terem meninas no grupo, são liderados por Slightly, que recebeu bastante atenção do público por ser o primeiro personagem importante da Diney com Síndrome de Down.
Com relação às polêmicas citadas anteriormente, muito se discutiu sobre as personagens Sininho e Peter Pan. Principalmente por eles serem interpretados por uma atriz negra e um ator pardo. No entanto, tanto Yara Shahidi quanto Alexander Molony interpretam muito bem os seus papéis. É justo, inclusive, dar um ênfase para a atuação de Molony. Este provou que a etnia não muda a qualidade de um bom personagem. Ele entrega tudo aquilo que se espera de um Peter Pan: confiante, levado e exibido, mas com um grande coração.
Atuações valem o destaque
Mais um destaque de Peter Pan & Wendy que vale ser ressaltado é a atuação de Jude Law. O veterano ator entrega um Capitão Gancho que, ao mesmo tempo em que intimida, consegue convencer com uma personalidade exageradamente vilanesca. Mais um ponto positivo do longa é que Gancho, mesmo sendo o vilão, ainda possui uma boa humanização ao longo da história. Isso faz com que o público se interesse pelo drama que envolve a história dele com o protagonista.
Ainda assim, o filme não apresenta novidades o bastante para justificar sua existência. Mesmo sendo divertido, não é tão diferente das demais adaptações quanto deseja ser. Eletem uma gama de boas ideias que são desenvolvidas de forma muito rasa ao longo da trama. Isso faz com que, em suma, Peter Pan & Wendy possa ser visto, por muitos, como apenas mais uma versão do personagem dentre várias.
Dessa forma, entende-se que o filme era, de fato, promissor. Porém, não soube aproveitar e explorar suas oportunidades para se vender como uma obra própria, que reinventasse o conto de fadas o suficiente para ser realmente lembrado no futuro. Peter Pan & Wendy, portanto, é mais um live-action da Disney com boas intenções, mas que facilmente será esquecido dentre tantas adaptações da mesma história, assim como as memórias dos Meninos Perdidos que um dia saíram da Terra do Nunca e não mais voltaram.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer – ‘Peter Pan & Wendy’
Ficha Técnica
Título original: Peter Pan & Wendy
Direção: David Lowery
Roteiro: David Lowery, Toby Halbrooks, J.M. Barrie
Elenco: Alexander Molony, Ever Anderson, Jude Law
Onde assistir: Disney+
Data de estreia: 28 de abril de 2023
Duração: 106 minutos
País: EUA
Gênero: Aventura, Fantasia
Ano: 2023
Classificação: Livre