‘Peter Von Kant’ debate a busca da essência e compreensão do eu interior
Daiane Cavalcante
Baseado na obra homônima “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”, a nova produção do diretor François Ozon foi indicada ao Urso de Melhor Filme no Festival de Berlim neste ano. Peter Von Kant segue a temática do filme original sobre o relacionamento homoafetivo e a cultura da autocrítica destacando as emoções de um renomado diretor de cinema.
Abordando a melancólica vida de Peter von Kant na Alemanha dos anos 70, o longa nos traz a reflexão sobre o relacionamento e o interesse no meio artístico. Com um discurso claro e atual, porém bem evoluído para essa época, o ator Denis Ménochet, intérprete de Peter, acaba de sair de um relacionamento na qual se tornou insustentável devido à submissão e dependência amorosa.
Leia também:
Robbie Coltrane, o Hagrid de ‘Harry Potter’, morre aos 72 anos
‘O Menu’ tem um delicioso cardápio de sarcasmo e crítica social
‘Halloween Ends’ vale pelos momentos finais, mas deixa um ar de frustração
Sinopse
Ainda nos primeiros minutos da obra, a renomada atriz e amiga do cineasta Sidonie toma conhecimento do seu término e para poupá-lo apresenta um jovem amigo por quem Peter se apaixonará perdidamente e prometerá uma carreira brilhante nos cinemas.
Em paralelo aos pensamentos egocêntricos de Peter, seu assistente Karl, um jovem introvertido, sofre diariamente com suas duras críticas e ordens. Uma visão dura de acompanhar e que levanta a questão de valorizar aqueles que estão por perto zelando pelo bem-estar e partilhando momentos importantes.
Atualidade
Ao longo da trama, constatamos a semelhança da temática com a atualidade. A ambição por querer se aproveitar de um relacionamento para conseguir realizar desejos ou certos interesses. O jovem Amir, interpretado por Khalil Ben Gharbia, cumpre muito bem seu papel ao dominar todo o contexto em sua fase transitória com seu parceiro.
Entre altos e baixos, a solidão se faz presente. A reflexão da vez é a busca por se reerguer e seguir em frente com todos os seus temores. Peter Von Kant consegue transmitir a mensagem da busca da essência e compreensão do eu interior. Além da valorização e autocuidado consigo mesmo de forma leve e constante. Por fim, para os cinéfilos fãs de clássicos, o filme chega aos cinemas do país no dia 20 de outubro.
*Filme visto no Festival do Rio 2022.
Onde assistir ao filme Peter Von Kant (2022)?
A saber, Peter Von Kant estreia nesta quinta-feira, 20 de outubro de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Peter Von Kant (2022)
Peter Von Kant (2022): elenco do filme
Denis Ménochet
Isabelle Adjani
Khalil Ben Gharbia
Ficha Técnica do filme Peter Von Kant (2022)
Título original do filme: Peter Von Kant
Direção: François Ozon
Roteiro: François Ozon, baseado no livro de Rainer Werner Fassbinder
Duração: 86 minutos
País: França, Bélgica
Gênero: drama
Ano: 2022
Classificação: a definir