Foto: Mylena Godinho de Freitas / ULTRAVERSO

PittyNando: o verbo que tomou conta de fãs em show no Rio de Janeiro

Mylena Larrubia

Com o show da turnê As Suas As Minhas e As Nossas, neste sábado (08), Pitty e Nando Reis agitaram a noite no Qualistage, no Rio de Janeiro. Ao final das três primeiras músicas, que se conectaram abrindo a apresentação, os cantores deram uma ideia do que esperar:

“Que bom que vocês estão aqui pittynando com a gente!”, disse Nando.

Os dois começaram a conjugar o verbo, dizendo “pittynar”, “pittyno” e por aí vai… “Pittynando e todas suas variações!”, disse Pitty animada. “Do verbo”, complementou Nando.

Pitty: “Que bom estar aqui no Rio! Eu falei pro Nando que é minha segunda casa.” 

Nando-Reis-e-Pitty-fizeram-um-show-no-Qualistage,-no-Rio-de-Janeiro-(RJ)-neste-sábado

Foto: Mylena Godinho de Freitas / ULTRAVERSO

Leia também:

Paramore anuncia shows no Brasil: veja onde e como comprar ingressos

Yeah Yeah Yeahs volta após quase 10 anos com disco eletrônico e etéreo

Popload Festival: Pixies faz esquenta para o festival em show no Rio de Janeiro

Como surgiu o projeto entre Pitty e Nando Reis?

O que começou como uma versão da música “Relicário” no programa Saia Justa, do GNT, se tornou verbo nesta turnê que junta dois grandes nomes da música brasileira. PittyNando: como um verbo, é ação na voz deles. O gerúndio desse apelido do projeto mostra como pittynaram embalando, com canto, dança e interação, todo o show.

Entre a cumplicidade dos cantores, interpretações conjuntas e solos, e releituras de músicas de ambos, o show de Pitty e Nando Reis no Rio de Janeiro foi cantado também pela plateia. Em “Me Adora”, da Pitty, houve um marcante momento em que o público sozinho ecoou o refrão da canção.

“Tá muito bom esse exercício de ver essas músicas que a gente toca há anos sendo recantadas.”, afirmou a cantora.

Nando-Reis-e-Pitty-fizeram-um-show-no-Qualistage,-no-Rio-de-Janeiro-(RJ)

Foto: Mylena Godinho de Freitas / ULTRAVERSO

Faz o L

“Admirável Chip Novo”, “All Star”, “Máscara”, “Do Seu Lado” foram algumas faixas presentes na noite do repertório de clássicos dos artistas. As músicas foram cantadas, em sua maioria, como duas em uma. Cada par delas ia e vinha formando uma única canção: se o início era uma da Pitty, o meio era alguma do Nando e terminava com a mesma que começou aquela dupla de canções. Em toda oportunidade, ele se acabava de dançar descontraído, e a cantora, com tamanha imponência, também.

Enquanto Nando cantava “eu deixo os medos e as armas pra trás”, verso de “Temporal”, da Pitty, o cantor interpretava a música fazendo um sinal de arma com a mão, que colocava em suas costas. Nisso, o público ressignificou o gesto da arma para um “L”, o que além de menção política, pareceu também um símbolo de liberdade. A plateia então puxou um coro de repúdio em relação ao atual presidente.

“Passo o show inteiro emocionada de cantar com os fãs”, declarou Pitty. E completou: “Como com essa aqui”. Uma luz completamente azul invadiu o palco, centrada nela que, com o público, cantou “All Star”, um dos maiores sucessos de Nando Reis.

Nando-Reis-e-Pitty-fizeram-show-no-Qualistage,-no-Rio-de-Janeiro-(RJ)

Foto: Mylena Godinho de Freitas / ULTRAVERSO

‘Uma das músicas mais lindas da história’

Encaminhando-se para o final do espetáculo, Pitty introduziu “Relicário”, a música que deu origem ao projeto conjunto, dizendo: “Acho que ‘cês não estão preparados para uma das músicas mais lindas da história, que a gente vai tocar agora”. Nando ficou sem graça e fez gestos de negação. “Deixa minha humilde opinião”, a cantora brincou, insistindo.

No último par de canções, como formando realmente um mantra, deram ênfase no “adeus, dor”, de “Mantra”, do Nando Reis. E encerraram quando, ao cantarem “por baixo ainda é serpente e devora a cauda pra continuar”, de “Serpente”, da Pitty. a cantora deu seguimento ao verso dizendo ao público: “E vamos continuar! Obrigada, Rio de Janeiro!”.

Assim, Pitty e Nando Reis fizeram um show no Rio de Janeiro que vale botar seu All Star azul, ser você, mesmo que seja bizarro, e pittynar na plateia.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Setlist do show de Pitty e Nando Reis no Qualistage (Rio de Janeiro – RJ)

  1. PittyNando
  2. Admirável Chip Novo / Do Seu Lado
  3. Memórias / Me Diga
  4. Sou Dela / Semana Que Vem
  5. Os Cegos do Castelo
  6. Na Sua Estante
  7. All Star
  8. Temporal / Por Onde Andei
  9. Equalize
  10. Resposta / Déjà Vu 
  11. Te Conecta / Marvin
  12. Luz dos Olhos / Teto de Vidro
  13. Relicário
  14. Me Adora
  15. Máscara / Não Vou Me Adaptar
  16. O Segundo Sol
  17. Mantra / Serpente

Fotos do show de Pitty e Nando Reis no Qualistage (Rio de Janeiro – RJ)

*Fotos: Mylena Godinho de Freitas

Mylena Larrubia

Estudante de Jornalismo na Escola de Comunicação da UFRJ. Tenho interesse em temas culturais e socioambientais, e por tradução e fotografia.
NAN