Popload Festival 2022 shows

Foto: Camila Cara / Popload Festival / Divulgação

Popload Festival 2022 mantém o rock respirando a plenos pulmões

Taynna Gripp

Marcando o feriado como uma data ainda mais especial, rolou no último 12 de outubro, na cidade de São Paulo, o Popload Festival 2022, uma festa indie que a cada novo ano angaria mais fãs. O evento, com estrutura excelente, acertou em cheio na localização. Sediado no Centro Esportivo Tietê, o acesso foi facilitado e acabou possibilitando que quase 15 mil fãs aproveitassem o feriado e o tempo aberto enquanto durou.

Ainda sobre a estrutura, muitos pontos podem ser levantados como positivos. O espaço aberto muito agradável com grama sintética para cangas que invadiam o gramado, bem como diversas redes de descanso, deram a todos que estavam lá a chance de descansar bastante antes que suas bandas favoritas subissem ao palco principal.

Leia também:

Depois de 30 anos de espera, Pixies finalmente se apresenta no Rio de Janeiro com clássicos e novidades

Pixies lança disco morno remetendo ao passado

Sons da Rua volta com tudo em 2022: saiba como foi o festival

Interrupção abrupta do show de Jup do Bairro

Marcado por um final crítico, o show de Jup do Bairro abriu os trabalhos e animou a galera, que, mesmo ao sol do meio-dia, já estava na grade. A travesti, única atração preta do palco principal, reclamou em suas redes sociais do encerramento do seu show realizado pelo festival.

A banda e cantora tiveram o som cortado durante a apresentação da última música. Motivo pelo qual os fãs vaiaram muito, inclusive. Em seu Instagram, a rapper anunciou que foi boicotada, já que não houve atraso por parte de sua equipe em relação à programação.

Popload Festival 2022 show Jup do Bairro_Camila Cara_19

Foto: Camila Cara / Popload Festival / Divulgação

Parceiras do evento

O público, que a cada intervalo do palco principal, podia aproveitar os shows com curadoria da Heineken em um segundo palco, mais alternativo, aproveitou os shows de Tum, Brisa Flow, Number TeddieRincon Sapiência, entre outros.

Grande parceira do evento, a marca ainda disponibilizava sua versão sem álcool na entrada para todos os que passavam. Brasken, Samsung e Tanqueray também tinham stands espalhados por todo o circuito, bem como o Instagram, com um belíssimo espaço, fazendo a festa dos blogueiros que ali estavam.

Poucas manifestações políticas

A cada intervalo rolava também os gritos políticos direcionados ao atual presidente da república, nada simpáticos. À parte disso, não ocorreram manifestações vocais por parte das bandas, apenas um ou outro L feito com as mãos.

A maravilhosa Fresno, enquanto se apresentava, fazia seu telão piscar em vermelho vívido um ‘vote direito’. Alguns fãs reclamaram de possível censura sobre roupas partidárias na entrada do evento, alegando que tentaram barrar bonés e camisas que tivessem teor político, mas, ao fim, conseguiram entrar e prestigiar o evento cultural.

Popload Festival 2022 show Fresno + Pitty_Camila Cara_16

Foto: Camila Cara / Popload Festival / Divulgação

Perotá Chingó, Fresno e Pitty

Seguindo ao show da rapper Jup, subiu ao palco a surpreendente atração Perotá Chingó. A banda argentina formada pelo duo de amigas Julia Ortiz e Dolores Aguirre deixou o público encantado pelo seu magnetismo e seu som folk, com canções em um espanhol delicado e um ritmo que traz vertentes de vários lugares da América do Sul, cativou aos fãs e proporcionou bastante entusiasmo.

Sua principal canção “Ríe Chinito” foi cantada em grande parte pelos fãs que também se deleitaram com “La Complicidad” e outros hits. Extremamente cativantes, as amigas encerraram o show agradecendo bastante ao público presente.

Pontualmente, já com o caminhar da tarde e o céu começando a ficar nublado, Fresno chegou ao palco trazendo os fãs do emo para a grade para cantar canções populares da banda, como “Já Faz Tanto Tempo” e “Desde que Você se Foi”. A banda, que conta com mais de 20 anos de história, recebeu a participação surpresa de uma das vocalistas da Tuyo para a música “Cada Acidente” e a já anunciada como atração, Pitty, que, com o vocalista Lucas, entoou três hits, agitando o público com bastante rock’n roll.

Show de Cat Power e Chet Faker no Popload Festival 2022

Era fim de tarde quando a renomada Cat Power subiu ao palco com seus covers, se apresentando para um público já meio disperso. O ritmo desacelerou e na sua apresentação de hits renomados do Bad Religion, de Frank Ocean ou da conhecida “White Mustang”, de Lana del Rey, foi o necessário para o público dar uma relaxada e recalibrar as energias para a noite que estava chegando.

A chuva veio e quando as últimas três atrações do festival chegaram. O cansaço já havia dissipado um pouco do público fervoroso. Chet Faker entrou no palco com todo seu intimismo, apenas com seu teclado sintetizador. Muito à vontade com seu estilo e roupas de tecidos leves, levantou o público que até dançou ao som de “Drop the Game”.

Popload Festival 2022 show Cat Power_Camila Cara_10

Foto: Camila Cara / Popload Festival / Divulgação

Jack White e Pixies encerram o Festival Popload 2022

Jack White subiu ao palco já quase no fim do evento. E, mesmo com 47 anos, conseguiu elevar os ânimos do público já cansado. Seus sucessos marcantes como vocalista dos White Stripes foram ignorados, com o show dominado por canções de seus últimos álbuns, lançados durante esse ano. O repertório foi marcado por arranjos que mesclavam funk e heavy metal, trazendo o público para perto e esquentando o clima na noite de primavera.

Quando Pixies finalmente entrou no palco, o público, boa parte presente na grade desde meio-dia, já estava disperso e cansado. Já na primeira canção, os acordes conhecidos aproximaram novamente os que resistiram até o fim e formando um grande coral, os fãs entoaram as músicas mais conhecidas enquanto a banda tinha zero interação com o público.

A animação só se reduziu um pouco quando a banda apresentou canções do novo álbum. Mas, com um belíssimo cover de Neil Young, “Wintelong” foi entoada a plenos pulmões num encerramento em grande estilo do festival.

Popload Festival 2022 show Jack White_Camila Cara_6

Foto: Camila Cara / Popload Festival / Divulgação

Que venha o Popload Festival 2023

A oitava edição trouxe muita coisa boa. Não só em matéria de música, mas como lição para a próxima poderá ficar uma melhoria na infraestrutura em relação aos banheiros, que sempre apresentavam fila. Com um line-up tão agradável aos ouvidos maiores de 30 anos, o Popload Festival 2022 vai deixar um gostinho de que o rock segue muito vivo. Ainda bem.

Aliás, estão de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Popload Festival 2022 show Pixies

Foto: Camila Cara / Popload Festival / Divulgação

Taynna Gripp

NAN