‘Por Lugares Incríveis’ (Netflix) | CRÍTICA
Jorge Feitosa
“Você acha que existe um dia perfeito?”
Numa certa manhã, Theodore Finch (Justice Smith) encontra Violet Markey (Elle Fanning) em pé no parapeito de uma ponte. Ela perdeu a irmã em um acidente automobilístico e, desde então, se recusa a socializar com os amigos da escola. Ele é a aberração da escola.
Por motivos que serão pontualmente mostrados em Por Lugares Incríveis (All The Bright Places), da Netflix, Finch, de temperamento imprevisível e passado obscuro, é atraído por Violet, delicada e dolorida, como uma abelha por uma flor. De fato, os dois formam um casal tão provável e irremediavelmente sofrido que apenas os mais céticos não acreditariam nos dois.
Maturidade incomum
Baseado no livro homônimo de Jennifer Niven, que assina o roteiro com Liz Hannah, que, por sua vez, já mostrou a que veio com Casal Improvável, Por Lugares Incríveis, filme da Netflix dirigido por Brett Haley, é de uma maturidade pouco comum em produções do gênero, onde normalmente os atores proclamam tudo o que deveria ficar nas entrelinhas.
Mas, aqui, o cadenciamento das cenas e dos diálogos no roteiro deixa todo o espaço necessário para que os protagonistas brilhem.
Elle, mais uma vez, mostra um talento incomparável para encarnar personagens difíceis como em Espírito Jovem, onde interpretou outra Violet, a cor violeta, associada ao equilíbrio entre o terreno e o celeste, razão e espírito. Por outro lado, Justice, de uma certa forma, traz de volta a poesia marginal que ficou sem um final em The Get Down, para tristeza de muitos.
Verdadeira pérola
Um drama de cores fortes, mas sem arroubos de grandeza ou soluções fáceis, que aborda com bastante sutileza tantos transtornos da juventude e seu irresistível impulso de continuar levando a vida, mesmo sem entender bem o porquê de tanto sofrimento.
Aliás, falando de cor, a fotografia de Rob Givens tem grande destaque com um tom de azul e cores cada vez mais fortes personificando o estado de espírito de Violet, especialmente quando está com Finch nos lugares para onde ele a leva, sob a trilha sonora inspiradora e lúdica de Keegan DeWitt. É um trabalho técnico que apura os sentidos para mostrar que a beleza pode estar em qualquer lugar.
Por fim, dá pra ver – e sentir – que Por Lugares Incríveis é uma pérola que brilha entre outros filmes adolescentes no catálogo da Netflix. O filme, certamente, ficará na memória de muitos. Especialmente aqueles que, de uma forma ou de outra, souberam reconhecer o quanto precisavam ajudar, receber ajuda e acabaram sendo levados para onde menos esperavam.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: All The Bright Places
Direção: Brett Haley
Roteiro: Jennifer Niven, Liz Hannah
Elenco: Elle Fanning, Justice Smith, Alexandra Shipp, Kelli O’Hara, Lamar Johnson, Virginia Gardner, Felix Mallard, Sofia Hasmik, Keegan-Michael Key, Luke Wilson
Distribuição: Netflix
Data de estreia: sex, 28/02/20
País: Estados Unidos
Gênero: drama, romance
Ano de produção: 2020
Duração: 108 minutos
Classificação: 16 anos