‘Por que você não chora?’ se perde no didatismo
Fábio
Antes de mais nada, é importante ressaltar que ‘Por que você não chora?’ tem uma intenção nobre. Afinal, bem todo filme tem como objetivo discutir a depressão e o suicídio em uma época tão conturbada como a que estamos vivendo atualmente. Mesmo no mês do Setembro Amarelo e na véspera do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que acontece amanhã (10).
Mas é uma pena que o filme estrelado por Bárbara Paz e Carolina Monte Rosa perde a bela oportunidade de discutir essas questões e se afoga em subtramas que não vão a lugar algum, transformando Por que você não chora? em uma produção tediosa e esquecível. O roteiro de Cibele Amaral (que também dirige o filme) parece uma colcha de retalhos recheada de pequenas histórias, sendo que nenhuma empolga o espectador.
Superficial
Todas as questões são tratadas com superficialidade, os diálogos são repletos de frases de efeito e algumas cenas chegam a ser extremamente constrangedoras. No entanto, o maior problema é o excesso de didatismo. Muito pior do que as narrações em off de Tropa de Elite 2 para provar que “o sistema é foda, parceiro”, aqui temos a faculdade de psicologia. É lá que a personagem de Carolina vai debater (e ensinar ao público) os sintomas da protagonista interpretada por Bárbara e saber qual o diagnóstico e a melhor maneira de lidar com o problema. Tudo muito simples e previsível. Por fim, Por que você não chora? tem muito mais cara de uma peça publicitária sobre prevenção ao suicídio que um filme propriamente dito.
- ‘Matrix 4’ ganha primeiro trailer alucinante: VEJA!
- ‘Reação em Cadeia’ é só mais um filme de ação
- Blu-Ray de ‘Liga Da Justiça De Zack Snyder’ já está à venda
Sinopse
Jéssica (Carolina Monte Rosa) é a típica menina de origem humilde que veio do interior para estudar na Capital. No estágio da faculdade de Psicologia, começa a atender Bárbara (Bárbara Paz), que sofre com Transtorno de Personalidade Borderline. A futura psicóloga é séria demais, enquanto Bárbara é uma bomba relógio impulsiva. A estudante nada sabe de si, Bárbara está sempre em processo de autoconhecimento. Enquanto Bárbara vai ganhando limites e confiança para recuperar sua vida, Jéssica vai descobrindo que nunca teve uma.
Subtramas
Em suma, se Por que você não chora? conseguisse focar apenas na relação entre Jéssica e Bárbara, o filme, a princípio, poderia dar certo. Mas o problema é que ele abre um leque de pequenos problemas que não saem do lugar. Seja a briga entre Bárbara e o pai do seu filho pela guarda do menino; seja a relação fria entre Jéssica e a pequena irmã e a inexistente relação entre ela e seus pais. Em suma, faltam foco e objetividade que, para piorar, acabam destruindo a mensagem que ele gostaria de passar.
Trailer
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por que você não chora? – Ficha técnica
Título original: Por que você não chora?
Direção e roteiro: Cibele Amaral
Elenco: Bárbara Paz, Carolina Monte Rosa, Maria Paula, Cristiana Oliveira, Elisa Lucinda, Luciana Martuchelli
Distribuição: 02 Play
Data de estreia: qui, 09/09/21
Onde assistir: nos cinemas, Youtube Filmes, Apple TV, Google Play, Looke, Vivo Play, Xbpix
País: Brasil
Gênero: drama
Duração: 98 minutos
Classificação: 14 anos