‘Por que você não chora?’ se perde no didatismo

Fábio

Antes de mais nada, é importante ressaltar que ‘Por que você não chora?’ tem uma intenção nobre. Afinal, bem todo filme tem como objetivo discutir a depressão e o suicídio em uma época tão conturbada como a que estamos vivendo atualmente. Mesmo no mês do Setembro Amarelo e na véspera do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que acontece amanhã (10).

Mas é uma pena que o filme estrelado por Bárbara Paz e Carolina Monte Rosa perde a bela oportunidade de discutir essas questões e se afoga em subtramas que não vão a lugar algum, transformando Por que você não chora? em uma produção tediosa e esquecível. O roteiro de Cibele Amaral (que também dirige o filme) parece uma colcha de retalhos recheada de pequenas histórias, sendo que nenhuma empolga o espectador.

Superficial

Todas as questões são tratadas com superficialidade, os diálogos são repletos de frases de efeito e algumas cenas chegam a ser extremamente constrangedoras. No entanto, o maior problema é o excesso de didatismo. Muito pior do que as narrações em off de Tropa de Elite 2 para provar que “o sistema é foda, parceiro”, aqui temos a faculdade de psicologia. É lá que a personagem de Carolina vai debater (e ensinar ao público) os sintomas da protagonista interpretada por Bárbara e saber qual o diagnóstico e a melhor maneira de lidar com o problema. Tudo muito simples e previsível. Por fim, Por que você não chora? tem muito mais cara de uma peça publicitária sobre prevenção ao suicídio que um filme propriamente dito.

  Por que você não chora

Sinopse

Jéssica (Carolina Monte Rosa) é a típica menina de origem humilde que veio do interior para estudar na Capital. No estágio da faculdade de Psicologia, começa a atender Bárbara (Bárbara Paz), que sofre com Transtorno de Personalidade Borderline. A futura psicóloga é séria demais, enquanto Bárbara é uma bomba relógio impulsiva. A estudante nada sabe de si, Bárbara está sempre em processo de autoconhecimento. Enquanto Bárbara vai ganhando limites e confiança para recuperar sua vida, Jéssica vai descobrindo que nunca teve uma.

Subtramas

Em suma, se Por que você não chora? conseguisse focar apenas na relação entre Jéssica e Bárbara, o filme, a princípio, poderia dar certo. Mas o problema é que ele abre um leque de pequenos problemas que não saem do lugar. Seja a briga entre Bárbara e o pai do seu filho pela guarda do menino; seja a relação fria entre Jéssica e a pequena irmã e a inexistente relação entre ela e seus pais. Em suma, faltam foco e objetividade que, para piorar, acabam destruindo a mensagem que ele gostaria de passar.

Trailer

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por que você não chora? – Ficha técnica

Título original: Por que você não chora?
Direção e roteiro: Cibele Amaral
Elenco: Bárbara Paz, Carolina Monte Rosa, Maria Paula, Cristiana Oliveira, Elisa Lucinda, Luciana Martuchelli
Distribuição: 02 Play
Data de estreia: qui, 09/09/21
Onde assistir: nos cinemas, Youtube Filmes, Apple TV, Google Play, Looke, Vivo Play, Xbpix
País: Brasil
Gênero: drama
Duração: 98 minutos
Classificação: 14 anos

Fábio

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e cultura em geral.
NAN