‘Possessor’ não é um filme para qualquer um
Jorge Feitosa
Ansiosa ao entrar na casa em que deveria conviver com o marido e o filho, Vos (Andrea Riseborough) se mostra desde logo deslocada da convivência com as pessoas. Mesmo em seus momentos mais íntimos, nos quais age de forma robotizada e sorvida por outra realidade.
E não é pra menos, já que em Possessor, filme recém-lançado na plataforma HBO Max, Vos é uma assassina que adentra as peles de outras pessoas, incorpora suas vidas e elimina alvos próximos de acordo com as orientações de uma organização secreta e privada.
Escrito e dirigido por Brandon Cronenberg, filho de ninguém menos que David Cronenberg, o jovem cineasta parece seguir os passos do pai, que soube como poucos chocar o mundo com filmes sobre a horripilância do corpo e da mente e sua relação com a tecnologia, como A Mosca, bem como Scanners: Sua Mente Pode Destrtuir e Existenz.
-
Novo ‘Massacre da Serra Elétrica’ até diverte e impressiona, mas precisa se reinventar
-
‘Perdoai-nos as Nossas Ofensas’ traz uma reflexão necessária
-
‘Sempre em Frente’ exalta o valor das experiências, das relações e da família
Mudança de cartilha
Mas, ao invés de seguir a cartilha de tantos outros filmes sobre assassinato e ganância corporativa que renderiam só mais uma trama de perseguições e reviravoltas, Brandon as usa como pano de fundo pra trabalhar a mente confusa e deturpada de Vos, que mesmo podendo fazer um serviço limpo, prefere ver as peles de suas vítimas sendo perfuradas, rasgadas e jorrando sangue em profusão.
Pra isso, o cineasta encontrou sua protagonista ideal na pele de Riseborough, uma atriz com de aparência andrógina e que não teme nenhum papel. Abraçando todas as ideias do diretor e assumindo um visual albino que lhe confere ainda mais estranheza quando ela assume o corpo de um homem.
Uma estranheza que Possessor admite com efeitos visuais quase sempre práticos e indigestos, já que foi idealizado pra não agradar a todos que se atreverem a encará-lo. Até porque o corpo e a mente humanos às vezes não tem nada de belo.
Onde assistir ao filme Possessor (2020)?
A saber, o filme Possessor está disponível para assinantes da HBO Max. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Possessor, da HBO Max
Possessor (HBO Max): elenco do filme
Andrea Riseborough
Christopher Abbott
Jennifer Jason Leigh
Ficha Técnica
Título original do filme: Possessor
Direção: Brandon Cronenberg
Roteiro: Brandon Cronenberg
Duração: 104 minutos
País: Canadá e Reino Unido
Gênero: terror e ficção científica
Classificação: 16 anos