Posto de Combate crítica do filme Netflix Paramount Plus 2019

Foto: Netflix / Divulgação

‘Posto de Combate’ vale pelas ótimas cenas de guerra

Bruno Oliveira

Posto de Combate (The Outpost) é o novo filme de guerra e ação que chegou ao catálogo da Netflix. O longa-metragem foi lançado em 2019, chegou no Brasil em março de 2021 via compra e aluguel online, e agora está chegando para os assinantes da “locadora” vermelha. Já adianto que se você gosta de uma história com bastante tiro, explosões e uma boa pitada de drama com patriotismo norte-americano, essa obra é para você. Como base, remete bastante a Falcão Negro em Perigo (2001) se comparado ao nível de tiros e tensão.

História real de Posto de Combate

A história é muito simples: um grupo de soldados americanos tem que defender uma base de um ataque gigantesco de soldados do talibã afegãos, até que chegue o reforço aéreo. Fui simplista demais, mas não estou errado. Claro que existe um drama envolvendo todos os personagens junto com o aumento de tensão. Isso são detalhes que aprofundam um pouco cada um até o seu momento fatídico que permeia a sinopse desse longa.

Essa trama se torna um pouco mais densa e palpável quando sabemos que é baseada em fatos reais. Os soldados de Camp Keating realmente tiverem que travar uma batalha de vida ou morte que ficou conhecida como a Batalha de Kamdesh. Segundo informações, essa foi o combate mais difícil no território do Afeganistão e a foi o que mais condecorou soldados. Inclusive, dois deles foram agraciados com a Medalha de Honra, a maior honraria para um soldado norte-americano. Elas são ganhas por bravura e coragem com o risco da própria vida acima do dever, enquanto em ação contra um inimigo dos Estados Unidos.

Leia também:

Os ingressos do “Mundo Pixar” estão à venda

‘Jurassic World: Domínio’ aposta no seguro e conclui bem a saga

‘RRR: Revolta, Rebelião, Revolta’: Bollywood ‘mita’ mais uma vez

Cenas de guerra dão o tom

Depois desse background posso falar um pouco do filme em si. A produção começa de um jeito que é impossível saber quem é quem direito. Todos os soldados principais são apresentados com seus respectivos nomes em legenda. Mas, até aí, você não se importa com eles. Aos poucos nós vamos entendendo quem é quem. Embora não dê profundidade a cada um deles, aos poucos, vamos nos afeiçoando aos personagens de um modo diferente do outro.

Da mesma forma em que vamos conhecendo a rotina dessa base quase suicida devido à sua localização. A tensão vai aumentando aos poucos. Uns tiros aqui e acolá começam “suaves” e vão aumentando conforme a projeção vai rolando. Só para colocá-los em uma perspectiva que você entenda o que eles tiveram que enfrentar, vou explicar a geografia da região. A base fica literalmente dentro de um vale, onde eles ficam em um terreno baixo e o inimigo pode vir pelas montanhas deixando os nossos protagonistas completamente rendidos se vier um ataque massivo.

Adivinha!!! Esse ataque acontece de fato e é nesse momento em que o filme Posto de Combate brilha. A direção de Rod Lurie (Sob o Domínio do Medo) é boa demais e nos coloca diretamente no campo de batalha correndo atrás dos atores e criando até alguns planos-sequências curtos que nos deixa imersos na batalha. A tensão vira agonia, que logo vira pesar por vermos alguns soldados conhecidos morrendo. Também temos um momento de virada, mas ainda demora a chegar.

Conclusão

Em suma, Posto de Combate é um bom filme que nos coloca e nos faz sentir em uma batalha real. Acredito que, nos cinemas, essas cenas ficariam bem melhor do que na TV. Para quem gosta do gênero, essa é uma ótima obra. Por fim, vale mencionar a participação do Orlando Bloom (O Senhor dos Anéis). Certamente, ele é o maior nome desse elenco, mas só está aqui para ser colocado no pôster do filme para atrair público, pois sua participação é bem pequena.

Onde assistir ao filme Posto de Combate?

A saber, Posto de Combate pode ser visto pelos assinantes da Netflix e para quem tem Paramount Plus também.

Trailer do filme Posto de Combate, da Netflix

Posto de Combate (Netflix): elenco do filme

Scott Eastwood
Caleb Landry Jones
Orlando Bloom

Ficha Técnica: Posto de Combate, da Netflix

Título original: The Outpost

Diretor: Rod Lurie

Roteiro: Paul Tamasy, Eric Johnson e Jake Tapper, baseado no livro The Outpost: An Untold Story of American Valo

Duração: 123 minutos

País: Estados Unidos

Gênero: ação, drama, história

Ano: 2019

Classificação: 16 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: