‘Prazer, Kalinda’ | Uma mulher a frente do seu tempo
Jorge Feitosa
Considerada a “Marilyn Monroe polonesa”, a atriz e cantora Kalina Jerusik provocava paixão e raiva ao combinar carisma e sensualidade em seus papéis para o cinema e TV. E isso na Polônia dos anos 60, onde o glamour da sua ainda incipiente indústria cinematográfica se contrapunha às agruras do comunismo e demandaria um preço a ser pago por uma mulher independente e desejada.
Dirigido por Katarzyna Limkievicz, ‘Prazer, Kalinda’ (Bo we mnie jets seks) não poderia resumir melhor a artista interpretada sem nenhum embaraço pela exuberante Maria Debska. Começando pela tradução do título original deste lançamento da Netflix: “Porque há sexo em mim”, uma das canções de Kalina.
- ‘Fresh’ é pura quebra de expectativas (no bom sentido)
- ‘Belfast’ mostra as memórias afetivas de Kenneth Branagh
- ‘Minha Vida Incomoda Muita Gente’ traz uma lição de moral piegas
A trama
Bonita, voluptuosa e vivendo um casamento aberto com o escritor Stanislaw Dygat (Leszek Lichotta), Kalina não se reprimia de satisfazer as vontades da carne. Algo que transparece em uma brilhante cena em que ela deixa o quarto do amante pra receber o marido e se refestela enquanto prepara a comida para um jantar em família.
Mas o que seria visto como um disparate é filmado com esfuziante alegria pela diretora, fazendo uso das cores primárias que ditavam a moda da época e também eram usadas nos cenários em que a protagonista trabalhava para se ajustar melhor ao preto e branco das transmissões.
Ousadia
Além da ousadia de inserir poucos, mas eficientes números musicais que remetem aos cabarés onde Kalina começou. O que permite uma boa visão de seus sofrimentos sem defini-la como uma mulher destruída por sua sexualidade, mas pela qual foi constantemente atacada no decorrer de sua vida.
Uma vida prolífica que Prazer, Kalinda mostra com a desenvoltura de uma mulher que não se intimidava, mas fazia o melhor com o que tinha em mãos num meio que fazia de tudo para devorá-la.
Onde assistir ao filme ‘Prazer, Kalinda’?
A saber, o filme ‘Prazer, Kalinda’ está disponível para assinantes da Netflix. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
‘Prazer, Kalinda’ (Netflix): elenco do filme
Maria Debska
Leszek Lichota
Krzysztof Zalewski
Bartlomiej Kotschedoff
Katarzyna Obidzinska
Katia Paliwoda
Ficha técnica
Título original do filme: Bo we mnie jest seks
Direção: Katarzyna Klimkiewicz
Roteiro: Katarzyna Klimkiewicz, Patrycja Nowak
Duração: 105 minutos
País: Polônia
Gênero: drama, musical, romance
Classificação: 12 anos