Comédia indiana ‘Preso aos Estudos’ mostra que a educação é a solução
Bruno Oliveira
Preso aos Estudos (Dasvi) é o novo filme indiano que chegou para os assinantes da Netflix. Antes de qualquer coisa, tenho que comentar a genialidade de quem escolheu esse título em português, pois faz total sentido à história. O nome dele original é ‘Dasvi’, que significa algo como “diploma do segundo grau” ou “décima série”. Levando em conta esse detalhe com o fato de nosso protagonista estar preso por corrupção e por ele querer tirar assim o seu diploma, o título em português fica sensacional.
Em seu início conhecemos Ganga Ram Chaudary (Abhishek Bachchan), um político altamente popular sendo condenado a prisão pelo crime de corrupção. Na prisão, ele possui toda a mordomia do mundo até que chega a nova superintendente Jyoti Daiswal (Yami Gautam), uma policial linha dura que não vai facilitar para ele. Enquanto isso, sua esposa Bimla Devi (Nimrat Kaur) irá usufruir de todo o poder deixado pelo marido e criar seus próprios planos para governar.
Diferenças culturais
O primeiro detalhe que chamou atenção em Preso aos Estudos foram as diferenças culturais da Índia com a nossa cultura brasileira. A primeira coisa é o fato de que lá, se um político é preso, quem assume é a mulher dele. Não é nenhum vice ou ninguém do partido. Outro fato é o sistema de castas. Nunca entendi isso muito bem, mas por lá isso é bem significativo a ponto de uma casta não poder casar com a outra e nem uma determinada casta ter o direito de ascender ao poder. A forma com que eles aprendem o alfabeto também é muito diferente da nossa.
Mas tem uma coisa que entendemos muito bem: a corrupção. Praticamente nascemos e convivemos com isso diariamente, e na Índia funciona igualzinho. O fato de se achar o maioral por ter o poder nas mãos é tão corriqueiro que esse filme poderia ter sido baseado em alguém do nosso mundo real. Além disso, temos a questão desse político corrupto ainda ser analfabeto. Se na Índia acontece, eu não duvidaria de que isso ocorresse em terras brasileiras.
Diferencial
É nesse detalhe que o longa possui um diferencial. Diria que até sua metade, estamos lidando com uma comédia boba que não parece ir a lugar nenhum. Dá impressão que só está ali para causar alguns risos fáceis e nada mais. Quando entra a pauta da educação, Preso aos Estudos ganha uma carga maior de importância. O nosso protagonista deixa o orgulho de lado e resolve estudar para tirar o diploma que nunca conseguiu. É a partir daí que ele aprende sobre as matérias básicas e também sobre assuntos mais profundos, como a liberdade, por exemplo.
A moral da história é que se formos um povo estudado os nossos problemas acabarão. Sabemos que não é tão simples assim, mas o início pode começar com a educação básica para todas as crianças (e para os adultos também, por que não?). Gosto de como a produção termina, mesmo que seja algo ilusório e rápido. Mas estamos falando de uma obra que tem que se resolver em um pouco mais de duas horas.
Musical
Para a minha tristeza, Preso aos Estudos não é um longa legítimo de Bollywood. Não se desesperem, não é um musical, mas temos dois momentos bem pontuais em que eles pegam esse espírito e colocam em tela.
Sou suspeito, mas foram os dois momentos mais legais durante toda a projeção. Tem dancinha, coreografia e aquelas letras que não entendemos, mas que fica na cabeça até mesmo quando termina e você já está fazendo outra coisa.
Conclusão
Preso aos Estudos é um filme que começa bobo e permanece assim por muito tempo. Lá pelo meio ganha uma motivação a mais e tenta nos dar uma lição maior junto com um propósito. Isso é legal, mas no final o resultado acaba sendo mediano. Uma boa indicação para um dia sem nada de bom para fazer.
Onde assistir ao filme Preso aos Estudos?
A saber, o filme Preso aos Estudos já está disponível para os assinantes da Netflix desde o dia 07 de abril de 2022. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Trailer do filme Preso aos Estudos, da Netflix
Preso aos Estudos (Netflix): elenco do filme
Abhishek Bachchan
Nimrat Kaur
Yami Gautam
Ficha Técnica
Título original do filme: Dasvi
Diretor: Tushar Jalota
Roteiro: Suresh Nair e Ritesh Shah
Duração: 125 minutos
País: Índia
Gênero: comédia dramática
Classificação: 12 anos