Projeto EstroGênias incentiva protagonismo feminino na ciência e programação

Stenlånd Leandro

Nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, comemorou-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data é o ponto de partida para a ação EstroGênias, criada pela área de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia. Este irá inspirar e incentivar mais meninas a participarem da construção de um mundo melhor e mais inovador. O programa começa com influenciadoras e professoras compartilhando lições simples de programação em suas redes sociais, e vai até 8 de março, Dia Internacional da Mulher, quando uma live com três grandes cientistas brasileiras encerra a ação, que é aberta a todas as meninas e mulheres.

Por fim, vai comprar algo na Amazon? Apoie o Ultraverso comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

Imagem/Divulgação: Tecnologia Educacional

“Aprender programação e robótica é fundamental. Além de estimular a criatividade, desenvolver o raciocínio lógico e melhorar a capacidade de organização e concentração, são disciplinas indispensáveis para atender as demandas de um mundo cada vez mais digital e conectado”, diz Luís Furtado Gerente de Produto de Tecnologia Educacional. Assim, continua Luís, nosso objetivo com o EstroGênias, é mostrar para iniciantes, incluindo aquelas que nunca tiveram contato com programação, como é possível, por exemplo, fazer uma animação no micro:bit, uma pequena placa programável que inspira a criatividade digital, ensina o fundamental da programação e possibilita infinitas ideias.

Serão projetos simples, executados por Julia Peron Metzger, engenheira da Computação e nome por trás do canal do YouTube Laboratório da Júlia, Karolina França Eugenio, desenvolvedora de software e dona do canal Attekita Dev; a desenvolvedora front-end Giovanna Gimenes Moeller, do perfil no Instagram Girls Coding, e Ana Caroline Follador, professora participantes de outros projetos da Tecnologia Educacional, como o SPIKE Prime Influencers.

Evento com cientistas encerra o EstroGênias e celebra o Dia Internacional da Mulher

A ação EstroGênias termina no Dia Internacional da Mulher, com um bate-papo com três brasileiras que estão deixando sua marca na Ciência e no mundo: Marcia Cristina Bernardes Barbosa, física nomeada pela ONU como uma das mulheres que mudaram o mundo: Duilia Melloastrofísica que descobriu um corpo celeste originado a partir da explosão de estrelas, e Bárbara Cruvinel Santiagojovem que desenvolve instrumentos para o estudo das galáxias. Assim, num encontro virtual que poderá ser acompanhado pelo site https://conteudo.tecnologia.educacional.com.br/live-estrogenias, a partir das 15h30, elas irão compartilhar desafios e experiências, e inspirar jovens e meninas a entrarem de cabeça no mundo da ciência e da programação.

Imagem/Divulgação: Tecnologia Educacional

micro:bit

O micro:bit é um hardware baseado em uma em uma pequena placa programável que inspira a criatividade digital, ensina o fundamental da programação e possibilita infinitas ideias. Com um miniprocessador, usarão o mesmo para diversas criações, tornando os alunos makers de verdade. A solução ainda permite que o aluno explore a programação em todos os níveis. Isso inclui do básico ao avançado, programando de forma on-line com o MakeCode, Scratch ou Python.

Parceira no Brasil da Micro:bit Foundation, entidade sem fins lucrativos com sede na Inglaterra, a Tecnologia Educacional também oferece o Inventura. Decerto, esta é uma solução educacional que transforma crianças em inventores, tornando o aprendizado de programação uma experiência fácil, imersiva e estimulante. Segundo a micro:bit Foundation, o interesse das meninas em programar aumentou 16% e na carreira em computação aumentou 45%.

Stenlånd Leandro

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
NAN