‘Pura Paixão’, uma reflexão sobre obsessão e solidão
Wilson Spiler
Baseado no livro da autora francesa Annie Ernaux e dirigido por Danielle Arbid (Destemida), o filme Pura Paixão (Passion Simple) traz Laetitia Dosch (Jovem Mulher) e o bailarino ucraniano Sergei Polunin (Assassinato no Expresso do Oriente) nos papeis de protagonistas. A produção chega às plataformas digitais do Brasil em 22 de abril.
A trama segue a história de Hélène Auguste (Dosch), uma acadêmica e mãe solteira que se envolve em um relacionamento tóxico e perigoso com o diplomata russo Aleksandr (Polunin). Ela é tomada por uma paixão avassaladora e, quando Aleksandr desaparece de sua vida, tenta entender o que pode ter motivado o seu sumiço.
Altos e baixos
Pura Paixão é o quarto filme de ficção da diretora e roteirista franco-libanesa Danielle Arbid. A obra, de acordo com a própria cineasta, aborda a montanha-russa emocional que é estar realmente apaixonado e a perda absoluta de controle que este sentimento traz. Ou seja, carrega consigo o vazio emocional provocado pela solidão.
Por outro lado, é triste ver um filme dirigido por uma mulher fazer de sua protagonista tão dependente do amor de um homem. Além disso, seu parceiro é casado, ela deixa de lado sua tese acadêmica e seu filho sente a ausência da mãe em muitos momentos (o filme não faz referência ao pai), o que torna essa postura ainda mais reprovável. Em tempos de “girl power”, nesse sentido, Pura Paixão se torna um desserviço para quem tanto luta por mais espaço feminino na sociedade.
Cenas de sexo
Exibido fora da competição no Festival de Cannes de 2020 e eleito pelo Festival Internacional de Toronto (TIFF) de 2020 como uma das apostas da indústria, Pura Paixão deve marcar pelas intensas cenas de sexo, parecendo algumas realmente explícitas, que acabam preenchendo um roteiro sem grandes nuances.
Para o bem ou para o mal, Pura Paixão funciona como uma reflexão do papel da mulher na relação; de quando devemos buscar ajuda para nos livrarmos desse carma ou ao menos controlarmos essa obsessão; e, claro, do quanto devemos nos entregar a uma paixão. Ainda mais se for algo que sabemos que dificilmente vai para frente, visto que o seu parceiro ou sua parceira tem outro relacionamento estável.
Onde assistir ao filme Pura Paixão?
A saber, o filme Pura Paixão (Passion Simple) estará estará disponível nas versões dublada e legendada para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, iTunes/Apple, Google/YouTube e Vivo Play a partir de 22 de abril. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme Pura Paixão
Pura Paixão: elenco do filme
Laetitia Dosch
Sergei Polunin
Lou-Teymour Thion
Ficha Técnica
Título original do filme: Passion Simple
Direção: Danielle Arbid
Roteiro: Danielle Arbid, baseado no romance de Annie Ernaux
Duração: 100 minutos
País: França e Bélgica
Gênero: drama e romance
Classificação: a definir