Qual é a voz que o Brasil precisa?
Ivisson Cardoso
E lá vou eu, Ivisson Cardoso, novamente, sendo convocado a ser um dos críticos de uma competição musical – desta vez, d’A Grande Voz, uma reality musical on-line que vai escolher o talento entre tantos outros candidatos espalhados pelo país. A tarefa não é fácil, já que são muitos timbres, cada qual com sua característica, sua marca, e seu jeito. A pergunta que não quer calar é: “Como faço pra ganhar”?
Como ganhar A Grande Voz?
Antes de responder essa pergunta, para mim, o mais importante é saber o espaço que a própria música ocupa em sua vida. E digo isso, porque pra muita gente fora da área de música, isso não é trabalho, é hobby. Está lá apenas pra apreço e diversão. Nem merece tanto investimento assim. Se a sua ambição visa apenas o sucesso imediato sem que a arte ocupe um lugar de necessidade de sua própria expressão, lhe adianto: repense, porque o caminho do reconhecimento é longo e essa competição é apenas uma delas.
Pense na música como parte de sua identidade, tal qual é o seu sexo, tal qual é a sua cor. Faz parte de você e aconteça o que for, as perdas, os ganhos, as negativas… Ela é indissociável. E falando em identidade, esse é um dos pontos que julgo ser de maior relevância. Sempre me questiono por que os candidatos insistem em serem uma cópia do que já existe na cena, quando o ideal é encontrar a sua própria voz, sem ser a sombra de outra. Seguir modismos ou cantar o que de fato te representa? E sim, a busca pela excelência nunca termina. É treino, é labor, é estudo. E é contínuo.
-
‘A Grande Voz’: inscrições abertas para a 4º edição da competição musical online
-
EXCLUSIVO: Marcelo Gross fala sobre volta do Cachorro Grande e ‘Tempo Louco’
Sucesso não é medida de talento
Se tenho um conselho especial para quem quer ser a voz que o Brasil precisa, sucesso não é medida de talento, não diz seu tamanho, por mais que as redes sociais imponham que resultados em números de alcance importam. Isso traz uma frustração enorme e não pode ser a força que te move a estar na música. É perigoso e até sabota sua criatividade.
Não se disperse pela sede do sucesso. Sucesso é o resultado de muitos fatores. Até chegar lá, acumule experiência, troque o que sabe com outras pessoas que tenham apreço mais pelo processo do que pelo resultado. E seja você. Muitas vezes é no que é imprevisível é onde o seu melhor está.
Então agora vai e arrase na Grande Voz!
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Ficha Técnica de A Grande Voz
Produção: Lohan Lage
Edição, Animação e Efeitos: Luciano Santos
Design Gráfico: Jeferson Barros
Críticos: Ivisson Cardoso e Filippo Pitanga
Técnicos: Priscila Borges, Emmie Reek, Breno Lima, Kelvin Bruno, Kevin Ndjana, Lívia Itaborahy
Assistentes Técnicos: Nina Guimarães (time Priscila Borges); Marlon Fonseca (time Breno Lima); Gui Lisboa (time Lívia Itaborahy); Rayara Correia (time Kelvin Bruno); Lugh (time Emmie Reek); Bella Deoli (time Kevin Ndjana)