Quatro Gerações crítica do filme da Netflix 2022

Foto: Netflix / Divulgação

Quem somos nós diante de ‘Quatro Gerações’?

Wilson Spiler

|

2 de novembro de 2022

Estreou recentemente no catálogo da Netflix o filme Quatro Gerações (Cici), mais uma produção dramática turca. Conhecido por produzir longas-metragens que costumam emocionar o público, os turcos andam evoluindo no gênero.

Depois de obras extremamente apelativas como “Milagre na Cela 7” e “O Violino do Meu Pai”, o país do leste europeu começou a se aprimorar, cativando o espectador sem precisar abusar de recursos extravagantes para isso, como é o caso de filmes como “Na Sinfonia do Coração” e “O Festival dos Trovadores”, que tocam em temas relevantes da sociedade contemporânea.

Quatro Gerações acompanha uma família que volta à sua cidade natal 30 anos após uma perda trágica. Nesse encontro, grandes emoções e segredos vêm à tona. Aos poucos, cada personagem vai descobrindo que as coisas não são exatamente o que se parecem e que eles se conhecem menos do que acreditavam.

Leia também:

Veja o que estreia na Prime Video em novembro

‘Clemência’ instiga o público a refletir sobre a pena de morte

A paz que não existe em ‘Nada de Novo no Front’

Filme dentro do filme

O longa-metragem de Berkun Oya vai mostrando a construção de um filme dentro do outro, com os obstáculos encontrados na filmagem sendo revertidos para as dificuldades que cada familiar tem para se relacionar. Cada um tem seu problema peculiar, mas um segredo do passado começa a vir à tona à medida em que a produção vai sendo rodada.

Não fosse sua longa duração, Quatro Gerações teria mais êxito em passar sua mensagem. As cerca de 2h30 de filme, bem como a lentidão dele, podem atrapalhar esse objetivo para uma geração acostumada a vídeos rápidos e curtos de TikTok. Ainda assim, o longa emociona, principalmente por conta de suas ótimas atuações.

Soluções interessantes

A direção também tem algumas soluções interessantes, como quando Nur Sürer, que interpreta a Havva idosa, interage com a câmera. A passagem do tempo, intercalando com o preto e branco das filmagens, também é uma decisão acertada, que insere beleza e arte para o drama.

Embora não seja uma obra memorável, Quatro Gerações é um filme que toca o espectador e mostra que, mesmo diante dos próprios parentes, muitas vezes não sabemos com quem estamos lidando exatamente. Uma reflexão interessante para um mundo repleto de ‘amigos’ em redes sociais.

Onde assistir ao filme Quatro Gerações (2022)?

A saber, Quatro Gerações estreou no dia 27 de outubro de 2022 no catálogo da Netflix.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Quatro Gerações (2022)

Quatro Gerações (2022): elenco do filme

Ayça Bingöl

Fatih Artman

Funda Eryiğit

Ficha Técnica do filme Quatro Gerações (2022)

Título original do filme: Cici

Direção: Berkun Oya

Roteiro: Berkun Oya

Duração: 151 minutos

País: Turquia

Gênero: drama

Ano: 2022

Classificação: 12 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
3.5

Créditos Galáticos: 3.5

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman