A inocência de ‘Que Culpa Tem o Carma?’
Bruno Oliveira
Que Culpa Tem o Carma? (¿Qué culpa tiene el Karma?), novo filme de comédia mexicano que acabou de aterrissar na Netflix, é uma adaptação do filme espanhol A Culpa Não é do Carma, de 2016, que por sua vez se baseia no livro de mesmo nome escrito por Laura Norton, lançado em 2014. Trata-se de uma comédia romântica que vai agradar aos fãs do gênero, mas que não apresenta nenhuma novidade e que cai facilmente no clichê.
Sinopse
Desde criança, Sara (Aislinn Derbez) sempre teve uma certa inveja da irmã mais nova. Em um certo dia, no aniversário da irmã, ela assopra as velas do bolo e diz que roubou o desejo da menina. Com raiva, a jovem promete que vai roubar todos os desejos dela. Pronto, isso é o suficiente para a protagonista achar que está “amaldiçoada” para sempre. Tudo o que dá errado em sua vida, ela atribui a isso. As coisas só pioram quando, no presente, sua querida irmã anuncia que está noiva e que seu pretendente é o antigo crush de Sara.
Leia também:
‘Marco e Nonno’ é um filme pra se ver em família
‘Concorrência Oficial’ é uma sátira deliciosa sobre o mundo “cult”
Veja as novidades da Prime Video para Agosto de 2022
Será tudo culpa do carma mesmo?
Ante de começar a assistir ao filme, já sabia a resposta dessa pergunta do título. Trazendo um pouco para a vida real, posso dar mil exemplos que nos fazem pensar que estamos passando por uma fase ruim. Elas realmente acontecem, às vezes com tanta frequência que realmente nos faz pensar que estamos pagando por algum pecado que não lembramos que cometemos. Até pode ter alguma veia espiritual inserida nisso, mas não saberia discursar sobre. Ao meu ver, a resposta é bem mais simples.
Nossa mente tem um fator determinante em como lidamos no dia a dia. Quando a cabeça está “doente”, pode ter certeza que muitas coisas ruins vão acontecer. Sendo assim, é muito mais fácil simplesmente colocar a culpa no destino. Quando estamos bem mentalmente, as coisas começam a acontecer de uma forma tão boa que sequer lembramos do que houve de ruim. Isso acaba sendo uma montanha-russa de emoções em nossas vidas. Com isso, afirmo que o carma até pode existir, mas não é determinante em como sua vida está no momento.
É isso que a protagonista de Que Culpa Tem o Carma? passa durante a história. Ela fica tão obcecada com o fato de estar sofrendo por causa do carma que não consegue ver as coisas boas à sua volta. Isso a trava e dá a impressão de que a vida dela é terrível. É preciso o destino agir um pouco para mostrar que a visão dela perante o mundo está completamente errada. Portanto, as coisas mais simples são as que nos dão mais felicidades e as que nos fazem querer viver.
Conclusão
Acabei filosofando um pouco sobre Que Culpa Tem o Carma?, pois não tenho muito mais a dizer. É uma comédia romântica clássica, com direito até um casamento cancelado no seu final, mas com todos felizes com seus respectivos pares. Não é uma obra memorável, mas dá para assisti-lo passando o tempo ao lado de alguém que você gosta. Acho que essa é a melhor forma de apreciá-lo. Em seguida, é vida que segue e já pode emendar qualquer outro programa.
Onde assistir ao filme Que Culpa Tem o Carma?
A saber, Que Culpa Tem o Carma? já está disponível para os assinantes da Netflix. Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme Que Culpa Tem o Carma?, da Netflix
Que Culpa Tem o Carma? (Netflix): elenco do filme
Aislinn Derbez
Renata Notni
Gil Cerezo
Miriam Chi Chim
Ficha Técnica do filme Que Culpa Tem o Carma?, da Netflix
Título original do filme: ¿Qué culpa tiene el Karma?
Direção: Elisa Miller
Roteiro: Fernanda Eguiarte e Marcelo Tobar em cima do livro escrito por Laura Norton
Duração: 85 minutos
País: México
Gênero: comédia romântica
Ano: 2022
Classificação: 12 anos