crítica do filme documentário Quem Tem Medo 2022 Caranguejo Overdrive_2 (Foto_Dellani Lima)

Foto: Dellani Lima / Divulgação

‘Quem Tem Medo?’ é imprescindível para entender a demonização da cultura brasileira

Demétrius Carvalho

Quem Tem Medo?, documentário dirigido por Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr. que se inicia em 2017, acompanha o processo de censura que volta a rondar a vida de artistas brasileiros e que se intensifica no governo de Jair Bolsonaro. O filme estreia nesta quinta-feira, 4 de agosto, nos cinemas brasileiros.

Através de entrevistas com o(a)s artistas, registro das obras censuradas e discursos de deputados e senadores, o documentário acompanha os casos de Wagner Schwartz (SP), Renata Carvalho (SP), Maikon K (PR), José Neto Barbosa (RN) e das montagens de “Caranguejo Overdrive” (Aquela Cia de Teatro, RJ) e “RES PUBLICA 2023” (A Motosserra Perfumada, SP).

Os artistas documentados tanto no palco quanto fora deles expõem seus medos e consequências das represálias que sofrem de uma comunidade e até mesmo políticos que os perseguem. Várias falas de políticos são inclusive retratadas no filme.

Leia também:

‘Aos Nossos Filhos’ é o tipo de filme que o grande público precisa assistir

‘Barba, Cabelo e Bigode’ surpreende pela criatividade

‘Virar Mar’ discute sustentabilidade hídrica de forma poética

Crescimento da censura

Henrique Zanoni levanta dados sobre o crescimento da censura: “De acordo com a plataforma MOBILE, de 2016 a 2018 foram 16 casos de censura; já nos três primeiros anos do Governo Bolsonaro, o número explodiu para 211 casos, sendo 72% realizados pelo poder executivo federal. Esse processo de ‘bolsonarização’ veio para ficar”.

No documentário Quem Tem Medo?, vemos que a censura deixou de ser explícita e atua de forma velada através do que seria a vontade da nação cristã brasileira através de assédio judicial, implosão dos órgãos competentes, aparelhamento ideológico, estrangulamento financeiro, campanhas de difamação em uma crescente escalada de violência que, por vezes, é assumida literalmente pela plateia contra os artistas em uma clara intimidação.

Transtornos nas vidas pessoais

O filme mostra também os transtornos causados nas vidas pessoais desses artistas e relata ainda que alguns espetáculos foram iniciados antes mesmo do atual governo e deveria ser um questionamento distópico, uma provocação filosófica sobre possibilidades que tornam-se cada dia mais reais.

Quem Tem Medo? é imprescindível para entender a demonização que a cultura brasileira sofre hoje e que pode nos proporcionar um exercício para se entender onde poderemos chegar dessa forma. Afinal, como diz Renata Carvalho, perseguida e representante da comunidade LGBTQIA+: “Já me tiraram de todos os lugares, mas do teatro vocês não vão me tirar”.

Onde assistir ao documentário Quem Tem Medo?

A saber, Quem Tem Medo? estreia nesta quinta-feira, 4 de agosto, exclusivamente nos cinemas brasileiros.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Quem Tem Medo?

Ficha Técnica: documentário Quem Tem Medo?

Direção: Dellani Lima, Henrique Zanoni, Ricardo Alves Jr.
Roteiro: Henrique Zanoni, Ricardo Alves Jr., Dellani Lima
Duração: 71 minutos
País: Brasil
Gênero: documentário
Ano: 2022
Classificação: 14 anos

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.
0

Créditos Galáticos: