‘Quem Você Pensa Que Sou’ | CRÍTICA
Cadu Costa
Os relacionamentos mudam de acordo com a época em que são vivenciados. Isso é um fato já debatido, estudado e revisitado pelo cinema milhares de vezes. Hoje, luzes verdes ou azuis significando ‘online’, mensagens de voz e até nudes são provas de amor mais relevantes que flores, chocolates ou encontros furtivos.
Leia mais:
– NÉSTOR GAZZINI E A BRASILIDADE | BÔNUS
– ‘MEU AMOR POR GRACE’ | CRÍTICA
– ‘ABIGAIL E A CIDADE PROIBIDA’ | CRÍTICA
Quem Você Pensa Que Sou (Celle que Vous Croyez), filme francês do diretor Safy Nebbou pensa sobre essa questão num conflito de gerações e mudança de códigos de etiqueta on-line.
A trama
Selecionado para a última edição do Festival de Berlim e exibido no Brasil no Festival Varilux de Cinema Francês, Quem Você Pensa Que Sou é baseado no romance homônimo de Camille Laurens e traz Juliette Binoche (Oscar de melhor atriz coadjuvante por “O Paciente Inglês”, de 1996) no papel de Claire, uma professora na faixa dos 50 anos, solitária e desacreditada de seu relacionamento. A docente não só está insatisfeita com sua vida amorosa, como também com sua profissão, e procura mudar os dois. Uma das medidas que toma é criar um perfil falso de uma jovem chamada Clara. Ao fazer isso, a personagem se envolve num nível obsessivo com Alex (François Civil).
Superficialidade de relações e psicopatia amorosa
O diretor Safy Nebbou consegue falar sobre a superficialidade dessas relações com base nas redes sociais com delicadeza e até um certo humor. Mas é Juliette Binoche quem evidencia o nível de psicopatia de Claire travestida de mulher comum magoada pelo abandono. Isso fica claro numa cena de sua personagem na sessão com sua psicóloga (que basicamente dura o filme todo) onde ela é questionada sobre o motivo dela estar agindo daquela forma: “Você é assim, porque tem medo de morrer”, diz a Dr. Catherine Bormans (Nicole Garcia). Claire responde de forma bem calma: “Eu não tenho medo de morrer, eu tenho medo de ser abandonada”.
Sim, se tem algo que segura o filme do início ao fim, de fato, é Juliette Binoche. Afinal, as variações emocionais de Claire/Clara precisavam de uma atriz à altura. Mesmo sendo a mesma pessoa, Claire/Clara são personagens diferentes e é nisso que Binoche se apega em mais uma interpretação magistral. A trama é cheia de surpresas, misturando ficção e realidade na mente fértil – no mau sentido – de uma perturbada alma solitária.
Atual e necessário
Em suma, num mundo tão diferente para o amor e tão fácil para o abandono e amargura, Quem Você Pensa Que Sou se mostra atual e até mesmo necessário para a identificação das relações deste século. A saber, o filme estreia nesta quinta-feira, 12 de setembro.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Celle que Vous Croyez
Direção: Safy Nebbou
Elenco: Juliette Binoche, François Civil, Nicole Garcia
Distribuição: Califórnia Filmes
Data de estreia: qui, 12/09/2019
País: França
Duração: 101 minutos
Gênero: Drama
Ano de produção: 2019
Classificação: 16 anos