Querido David crítica do filme da Netflix 2023 (1)

Foto: Netflix / Divulgação

‘Querido David’ é mais do mesmo, mas com sabor diferenciado

Bruno Oliveira

Acredito que Querido David (Dear David) seja o primeiro filme oriundo da Indonésia que vi na vida. Essa frase pode parecer besta e infundada com o teor do texto, mas preciso enaltecer isso e agradecer à Netflix por esse alcance. Esse mérito de globalizar longas-metragens, séries e novelas é todo deles. Graças a isso somos capazes de conhecer culturas muito diferentes da nossa e que, ao mesmo tempo, tem muito em comum. Essa história é sobre um romance adolescente simples, mas que me agradou muito por ter sido feito com muita delicadeza e esmero.

Leia também:

‘Teen Wolf: O Filme’ é indicado somente para fãs

‘Till – A Busca por Justiça’ é impecável e vital

‘Oferenda ao Demônio’ não é ruim, mas você já viu isso por aí

Sinopse

Na trama, Laras (Shenina Cinnamon) é uma menina que ama escrever e que ainda é uma aluna exemplar em seu colégio, do qual detém uma bolsa por ser uma ótima aluna. Ela possui um segredo que consiste em escrever contos eróticos/sensuais para si mesma. Por um erro que cometeu, sua história vaza e acaba escandalizando todo o colégio. Para manter o segredo escondido, a jovem faz um acordo com a amiga Dilla (Caitlin North Lewis): a parceria levaria a culpa caso ela a ajude a conquistar David (Emir Mahira), por quem a própria Laras também é apaixonada.

Simpatia e desenvolvimento dos personagens

Verdade seja dita, Querido David não nos traz nada de realmente novo, mas possui um certo charme que acabou me conquistando. Aquela narrativa da menina que ama o cara, mas que ajuda a sua amiga a conquistá-lo é bem batida. Tudo pode soar meio shakesperiano (e qual romance não o é?), mas o filme tenta se aprofundar um pouco mais na cabeça do trio principal de protagonismo. É fofo, bobo, mas os personagens são bem desenvolvidos.

A obra fala muito sobre aceitação de si próprio. Aprender a ser você mesmo e não ter vergonha disso. Na fase adolescente isso pode ser muito difícil, justamente por medo de julgamentos e possíveis bullyings. Esse temor é real e bem plausível para os jovens. Isso faz com que muitos não consigam desabrochar como deveriam. Quando somos mais velhos entendemos como é bom ser diferente, fora do padrão. Na fase escolar, essa total autoconfiança pode significar um suicídio social.

Não sou um profundo conhecedor da cultura da Indonésia, mas ela não me pareceu muito diferente da nossa. Quanto mais religiosa é a comunidade, mais o julgamento cai pesado. A hipocrisia está em todos os lugares, o julgamento moral acaba sendo muito mais feroz do que o acolhimento. Mesmo que estejamos falando de uma adolescente que possui desejos, mas que precisa inibi-los para se adequar à essa sociedade. Imagina se fosse revelado as orientações sexuais de cada um.

Conclusão

Querido David é uma comédia romântica adolescente que segue à risca o manual do gênero. Conquista pela simpatia, fofura e pelas músicas muito bem escolhidas, que dão o clima certo para cada momento. Se for fã desse estilo, vai se satisfazer bastante com esse título. Caso não seja, já sabe: passe longe. É um mais do mesmo com um sabor um pouco diferenciado. A sua longa duração de quase duas horas pode dar uma cansadinha ali pelo meio, mas acho que vale a pena assisti-lo.

Onde assistir ao filme Querido David (2023)

A saber, Querido David estreou nesta quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023, no catálogo da Netflix.

Trailer do filme Querido David, da Netflix

Querido David: elenco do filme da Netflix

Shenina Cinnamon

Emir Mahira

Michael James

Caitlin North Lewis

Ficha Técnica do filme Querido David (Netflix)

Título original do filme: Dear David

Direção: Lucky Kuswandi

Roteiro: Winnie Benjamin, Daud Sumoland e Muhammad Zaidy

Duração: 118 minutos

País: Indonésia

Gênero: comédia, romance, drama

Ano: 2023

Classificação: 14 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: