Querido Evan Hansen crítica do filme

‘Querido Evan Hansen’ emociona, mas é longo demais

Jorge Feitosa

Com sérios problemas de ansiedade e convício social, Evan Hansen (Ben Platt) não tem ninguém a quem chamar de verdadeiro amigo na escola. A única é sua mãe (Juliane Moore) que dá duro como enfermeira pra manter o lar e o tratamento do filho. E, por sugestão de seu terapeuta, Evan começa a escrever cartas pra si mesmo como forma de trabalhar sua autoestima. Uma abordagem aparentemente segura, até que uma dessas cartas cai nas mãos do esquentado, infame e suicida Connor Murphy (Colton Ryan).

Adaptando o celebrado musical homônimo, o filme Querido Evan Hansen (Dear Evan Hansen) estreia nos cinemas brasileiros com garantia de um público já fidelizado não apenas pelo tema, mas como também pelo livro da peça lançado aqui pela Editora Seguinte. Na trama, a mãe de Connor (Amy Adams) encontra a carta e deduz que Evan era o seu único amigo e procura nele o consolo que qualquer uma procuraria por ter perdido um filho que literalmente não conhecia.

Enquanto isso, Evan vê na família de Connor, especialmente em Zoe (Kaitlyn Dever), os relacionamentos que sempre desejou. E, como qualquer adolescente carente e um tantinho egoísta, vai sustentar a mentira até as últimas consequências.

Adolescente velho?

Dirigido por Stephen Chobsky (As Vantagens de Ser Invisível e Extraordinário), o filme consegue transmitir com delicadeza as agruras dos personagens. Em especial Platt, que foi premiado como protagonista da peça original. Mas, pela obra, chegou a ser hostilizado por sua idade bastante acima de um adolescente. No entanto, esse tipo de escalação é comum em produções do gênero.

Quanto ao restante do elenco, todos se saem bem em canções bem tristes, nas quais declamam sobre suas dores e perdas. O grande problema seria o tempo excessivo de mais de duas horas duração, o que quebra bastante um ritmo já normalmente lento em dramas.

Mas, o filme Querido Evan Hansen ainda consegue emocionar e falar sobre assuntos relevantes como suicídio e saúde mental. Ainda que fique a sensação de que poderia ter sido melhor.

Onde assistir ao filme Querido Evan Hansen?

A saber, o filme Querido Evan Hansen estreia nesta quinta-feira, 11 de novembro, de forma exclusiva nos cinemas brasileiros. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Querido Evan Hansen

Querido Evan Hansen: elenco do filme

Ben Platt
Julianne Moore
Kaitlyn Dever

Ficha Técnica

Título original do filme: Dear Evan Hansen
Direção: Stephen Chbosky
Roteiro: Steven Levenson, baseado no musical de Justin Paul e Benj Pasek
País: Estados Unidos
Duração: 137 minutos
Gênero: musical
Ano de produção: 2021
Classificação: 14 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN