This Oct. 16, 2012 photo shows author J.K. Rowling at an appearance to promote her latest book "The Casual Vacancy," at The David H. Koch Theater in New York. Rowling, the popular author of the "Harry Potter" series, spoke for just over an hour before a capacity crowd in her sole U.S. public appearance to promote her first novel for grownups. (Photo by Dan Hallman/Invision/AP)

J.K. Rowling nega racismo em ‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’

Wilson Spiler

A escritora literária e roteirista de cinema J.K. Rowling usou o Twitter pessoal para comentar as acusações de racismo no elenco do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, primeiro de uma nova trilogia derivada do universo mágico de Harry Potter. Uma fã teria acusado o filme de estar praticando whitewashing, termo usado quando algum estúdio de cinema contrata um ator caucasiano para interpretar um personagem que, originalmente, é de um grupo étnico diferente, como negros, indígenas e asiáticos, entre muitos outros.

Já foram anunciados 11 nomes do elenco do filme, todos eles brancos. Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Alison Sudol, Dan Fogler, Colin Farrell, Samantha Morton, Faith Wood-Blagrove, Ezra Miller, Jenn Murray, Jane Perry e Sinead Matthews.

“Todos tweetem para a @jkrowling sobre isso. É muito irritante que todos em Animais Fantásticos são BRANCOS!” publicou no Twitter a fã que assina como @Vividscarletsky. A autora por sua vez respondeu: “Nem todo mundo em Animais Fantásticos é branco.”  

Após insistência da acusação, a autora falou: “Talvez esperar para assistir o filme antes de julgar? É uma trilogia e nem todos os personagens foram revelados ainda.”

Animais Fantásticos e Onde Habitam terá uma história original e vai marcar a estreia de Rowling como roteirista. Ele será o primeiro filme de uma nova série situada no mundo bruxo. A história vai apresentar criaturas mágicas e personagens, alguns deles já conhecidos pelos fãs de Harry Potter.

A estreia de Animais Fantásticos e Onde Habitam está marcada para 18 de novembro de 2016 nos EUA e um dia antes no Brasil.

*FONTE: Cine.Marcado

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN