J.K. Rowling nega racismo em ‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’
Wilson Spiler
A escritora literária e roteirista de cinema J.K. Rowling usou o Twitter pessoal para comentar as acusações de racismo no elenco do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, primeiro de uma nova trilogia derivada do universo mágico de Harry Potter. Uma fã teria acusado o filme de estar praticando whitewashing, termo usado quando algum estúdio de cinema contrata um ator caucasiano para interpretar um personagem que, originalmente, é de um grupo étnico diferente, como negros, indígenas e asiáticos, entre muitos outros.
Já foram anunciados 11 nomes do elenco do filme, todos eles brancos. Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Alison Sudol, Dan Fogler, Colin Farrell, Samantha Morton, Faith Wood-Blagrove, Ezra Miller, Jenn Murray, Jane Perry e Sinead Matthews.
@Vividscarletsky Everyone in #FantasticBeasts is not white.
— J.K. Rowling (@jk_rowling) 25 agosto 2015
“Todos tweetem para a @jkrowling sobre isso. É muito irritante que todos em Animais Fantásticos são BRANCOS!” publicou no Twitter a fã que assina como @Vividscarletsky. A autora por sua vez respondeu: “Nem todo mundo em Animais Fantásticos é branco.”
@Vividscarletsky Perhaps wait until you see the movie to judge? It is a trilogy and all the characters have not been revealed or cast yet. — J.K. Rowling (@jk_rowling) 25 agosto 2015
Após insistência da acusação, a autora falou: “Talvez esperar para assistir o filme antes de julgar? É uma trilogia e nem todos os personagens foram revelados ainda.”
Animais Fantásticos e Onde Habitam terá uma história original e vai marcar a estreia de Rowling como roteirista. Ele será o primeiro filme de uma nova série situada no mundo bruxo. A história vai apresentar criaturas mágicas e personagens, alguns deles já conhecidos pelos fãs de Harry Potter.
A estreia de Animais Fantásticos e Onde Habitam está marcada para 18 de novembro de 2016 nos EUA e um dia antes no Brasil.
*FONTE: Cine.Marcado