Segunda temporada de ‘Ragnarok’ é mais sombria e dinâmica
Thiago Alexandre
Parece que já faz muito tempo que a primeira temporada de Ragnarok estreou. Com a minha noção de tempo completamente alterada pela pandemia e longas jornadas de “home office”, poderia jurar que isso foi há mais de dois anos. Portanto, foi uma excelente notícia que a nova temporada de uma série que gosto muito foi liberada no dia 27 de Maio pela Netflix.
A segunda temporada de Ragnarok se inicia imediatamente após a luta de Magne (David Stakson) com Vidar (Gísli Örn Garðarsson), que termina com a invocação de um raio pelo aspirante a Thor que quase frita a eles dois encerrando o combate.
Mais ‘sombrio’
Dessa vez não teremos as paisagens de tirar o fôlego ou a escola como pano de fundo frequente para convivência dos personagens. Isso porque a maioria deles já nos foi apresentado na temporada anterior, agora os lugares onde tudo acontece estão mais escuros. Assim como o clima da trama está mais pesada e ações geram reações na história. Na verdade, tanto quanto se poderia representar numa série voltada para o público teen.
Contudo, o mesmo erro do ano anterior acontece na segunda temporada de Ragnarok. Por algumas vezes, a história é desnecessariamente arrastada enquanto outras passagens são rápidas demais. Mesmo assim, um fato extremamente positivo é que existe uma nítida evolução dos personagens enquanto cada um busca se entender e compreender o espaço que ocupam.
[youtube v=”A1L-4qCCTNc”]
Autoexplicativa
A série continua a ser autoexplicativa nos temas de cada episódio. Sempre com um texto que faz introdução do que será tratado. Uma grande ajuda a quem conhece apenas o básico da mitologia nórdica, mas quer se aventurar na série. Bem como a trama principal continua amarrada com o tema de preservação do meio ambiente, que, mesmo estando com uma evidência um pouco menor, ainda será responsável por acontecimentos chave durante a segunda temporada de Ragnarok.
Ao longo dos episódios temos um Magne cada vez mais preocupado com as consequências dos seus atos. Além disso, ele reluta em assumir totalmente a personalidade guerreira de Thor e seu papel central na luta do bem contra o mal. Ou melhor dizendo, dos deuses contra os gigantes. Muitas dessas razões se mostram acertadas, já que desempenham papel central na história e acabam por alterar toda a dinâmica do relacionamento dele com o irmão e mãe.
Se de um lado temos deuses, do outro temos os gigantes, que também são retratados com um cuidado especial. Eles aparecem bem humanizados, deixando as suas fraquezas bem claras. Apesar disso, nesta parte, a série patina um pouco. Afinal, ao longo dessa e da temporada anterior sempre é falado que a família dos Jutul, na verdade, não é real. Portanto, não passa de uma encenação que usam para disfarçar a sua eternidade e repassar o controle das empresas que possuem para eles mesmos. Entretanto, eles se apegam demais na estrutura criada de marido, mulher e filhos para essa representação. E isso nitidamente afeta a dinâmica entre eles.
[youtube v=”6kWtCRSs8qw”]
Pontos altos da segunda temporada de ‘Ragnarok’
Aliás, justamente dessa dinâmica que deveria ser artificial temos um dos pontos altos dessa segunda temporada de Ragnarok. Afinal, veremos a continuação da escalada de Sexa (Theresa Frostad Eggesbø) na diretoria da empresa Jutul e todo o preconceito que ela enfrentará por ser mulher e querer estar num cargo alto em uma empresa antiga e de muito prestígio por ser uma das maiores do país. Inclusive dentro da própria família.
Assim como na temporada anterior, ao longo dos acontecimentos, a história vai ganhando corpo e assume um ritmo mais rápido no final, com conclusões importantes para os personagens centrais. Também como uma repetição da primeira temporada, temos um final totalmente em aberto que deixa a quase certeza que teremos uma terceira temporada de Ragnarok.
A segunda temporada de Ragnarok deixa um gosto de quero mais. Afinal, não é todo dia que temos deuses e gigantes comendo lado a lado como colegas na lanchonete da esquina num dia e se matando na montanha no outro.
Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então, apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
TRAILER DA SEGUNDA TEMPORADA DE ‘RAGNAROK’
[youtube v=”Zyixk_sKnYk”]
FICHA TÉCNICA
Título original: Ragnarok
Temporada: 2
Criação: Adam Price
Direção: Mogens Hagedorn
Elenco: David Stakston, Jonas Strand Gravli, Theresa Frostad Eggesbø
Onde assistir à série ‘Ragnarok’: Netflix
Gênero: Drama, Fantasia
Ano: 2021
Classificação: 16 anos