‘Rainbow’ é uma releitura interessante de ‘O Mágico de Oz’
Jorge Feitosa
Toda despachada com seus cabelos cor de rubi e seu cachorrinho Totó, Dora (Dora Postigo) vive feliz na fazenda com o pai, Diego (Hovik Keuchkerian, o Bogotá de La Casa de Papel). Porém, ela não se conforma de nunca ter conhecido a mãe. Ímpeto renovado ao topar com uma senhora tão maldosa que mais parece uma bruxa (Carmem Maura) e que ela tem certeza já ter visto visitando o pai. O que a faz sair de casa durante uma ventania muito forte, quase um furacão, e ir parar num lugar muito diferente.
Lançado nesta semana pela Netflix, o filme Rainbow é uma interpretação do diretor Paco Léon para o clássico O Mágico de Oz, livro do americano L. Frank Baum que ganhou fama mundial com o filme de 1939 estrelando Judy Garland no papel da protagonista Dorothy.
Leia também:
Veja as estreias da Netflix em outubro de 2022
‘Blonde’ transita entre Norma Jeane e a personagem Marilyn Monroe
‘Fullmetal Alchemist: A Alquimia Final’ mantém o legado da franquia
Boa mensagem para as novas gerações
Tal qual na história original, Dora irá encontrar em sua busca pela mãe três amigos muito especiais: o maltrapilho e descerebrado Muñeco (Ayax Pedrosa), o desapaixonado José Luís (Luís Bermejo), que perdeu o amor pela vida, e o imigrante africano Akin (Wekaforé Jibril), um queer reprimido pela família. Os três incorporando o espantalho, o homem de lata e o leão em busca de, respectivamente, um cérebro, um coração e a coragem.
Usando uma trilha sonora que vez por outra levanta de verdade, uma fotografia em cores vibrantes e elementos psicodélicos, como na estrada de tijolos amarelos, o longa faz uma releitura deveras interessante para o tema universal da busca por valores que já temos dentro de nós mesmos, bastando nosso próprio esforço para que emerjam.
E, mesmo considerando a extensa duração para estabelecer as motivações da bruxa boa e da bruxa má, Rainbow diverte e transmite para as novas gerações a mensagem de que não é necessário ir muito longe pra encontrar aquilo que precisa. E que não há lugar melhor do que o lar.
Onde assistir ao filme Rainbow (2022)?
A saber, Rainbow estrou nesta sexta-feira, dia 30 de setembro de 2022, no catálogo da Netflix.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Rainbow, da Netflix (2022)
Rainbow (2022): elenco do filme da Netflix
Dora Postigo
Carmen Maura
Carmen Machi
Ficha Técnica do filme Rainbow, da Netflix (2022)
Título original do filme: Rainbow
Direção: Paco León
Roteiro: Javier Gullón, Paco León
Duração: 107 minutos
País: Estados Unidos, Reino Unido
Gênero: suspense
Ano: 2022
Classificação: 16 anos