Rammstein traz o conceito do apocalipse em ‘Zeit’
Cadu Costa
A primeiras impressões do oitavo álbum do Rammstein já indicavam que teríamos mais perguntas do que respostas quando Zeit enfim fosse lançado. A previsão de que teríamos um som apocalíptico se confirma quando entregam algo tão grandioso quanto se poderia esperar dos roqueiros alemães.
Zeit é uma dose gloriosa e desorientadora de carisma e um forte senso de teatralidade, o que atesta estarmos diante de outro clássico certificado. Quando ouvimos já a primeira música “Armee der Tristen”, a melancolia sombria se apresenta mas a sentimos mais intensa na faixa-título.
Leia também:
‘Back From The Dead’, do Halestorm, é o disco de rock do momento
Festival Rock The Mountain anuncia novas atrações para segunda edição de 2022
Brutalidade
Enquanto estamos nos acostumando com uma sequência de reflexões… tique, tique-taque… BOOM! “Giftig”! Uma porrada sonora típica da banda que inventou o Neue Deutsche Härte, um gênero musical derivado do Metal Industrial que mistura estilos do Heavy Metal. Seu uso de efeitos de teclados eletrônicos é uma das características do gênero criado por jornalistas musicais que não sabiam rotular o som do Rammstein lá nos anos 90.
“Zick Zack” vem logo em seguida e implanta batidas de disco entre os riffs pesados para sua crítica irônica à cirurgia plástica e a obsessão das celebridades com a juventude eterna. A brutalidade dosada continua com “OK”, a mais pesada e uma das melhores de Zeit.
Assombrado e pensativo
A calma densidade volta em “Meine Tränen” para o céu desabar novamente em “Angst”. E assim seguimos por todo o disco Zeit, onde o Rammstein oscila entre o lento introspectivo e o inferno da discoteca industrial tão comum no som da banda.
O final se encaminha com a sugestiva “Adieu” embalando sintetizadores e teclas de aço que poderiam ter sido retiradas do Nine Inch Nails. A música possui ainda momentos de um industrial mais limpo e um refrão arrepiante (“Adieu, goodbye, auf Wiedersehen!”) como uma valsa da morte e talvez o último tiro de despedida desses titãs.
Por fim, imponente e quase elegante, Zeit é um trabalho assombrado e pensativo que enfrenta as inevitabilidades da vida com uma raiva, coração e senso de humor apropriados que só o Rammstein sabe oferecer.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso: