Razer anuncia iniciativa para bem-estar no eSports

Alex Rodrigues

A Razer divulgou uma nova iniciativa da empresa para promover saúde e bem-estar para jogadores de eSports. A Champions Start Within é uma campanha que tem o objetivo de proporcionar hábitos mais saudáveis para os atletas. Psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e outros especialistas fornecerão recursos em vídeos, artigos, contatos e eventos aos atletas, tanto profissionais como amadores.

Todavia, com foco em quatro vertentes (atividade física, saúde mental, sono e nutrição), a Razer reuniu especialistas em bem-estar esportivo. Atletas, líderes de pensamento e as melhores equipes de eSports apoiam o programa. Junto com a comunidade, a Razer organizou palestras, eventos e ativações para educar os aspirantes a atletas e ajudá-los com algumas das dificuldades relacionadas a competições. Os recursos que serão disponibilizados no portal da iniciativa incluem:
1. Artigos e vídeos com conselhos e dicas sobre como cuidar de si mesmo, tanto da parte física quanto mental, enquanto se prepara para o próximo torneio.
2. Painel de discussão para suavizar a pressão mental e física dos esportes eletrônicos, bem como orientação e apoio aos atletas. Os painéis incluirão especialistas em saúde e bem-estar esportivos. O Dr. Jordan Tsai, fisioterapeuta de eSports na Respawn Therapy; Crystal Mills, atualmente vice-presidente de conteúdo da Ritual Motion, Dr. Drew Schwartz, médico quiroprata do For The Wellness, bem como atletas de eSports profissionais da Team Razer, que inclui membros da principais organizações de eSports de todo o mundo.
3. Atendimento individual com os especialistas parceiros da Razer por meio de um sistema de consultas onde os jogadores podem marcar sessões com fisioterapeutas, médicos e outros profissionais de acordo com suas próprias necessidades.

Você sabia que o treino e competições de jogos eletrônicos podem desgastar mais que os esportes tradicionais?

Flo Gutierrez, diretor global de eSports da Razer, aponta para a intensidade de treinos e competições que os atletas possuem nos dias de hoje. Contudo, diferente de outros esportistas, a saúde acaba ficando de lado.
– “O cenário dos esportes eletrônicos é dinâmico e intenso, e isso é o que o torna tão empolgante e envolvente. Porém, como a indústria não colocou ênfase na saúde física e mental, muitos atletas não sabem como cuidar de suas cabeças e corpos para que tenham uma carreira mais duradoura”, diz Gutierrez.
A Champions Start Within é uma iniciativa que acontece em um momento importante no desenvolvimento de modalidades de eSports. De acordo com dados da consultoria Newzoo, as receitas globais de eSports têm previsão de crescimento anual de mais de 14,5%, devendo superar a marca de um bilhão de dólares em 2021.
Atraídos pelas promessas de fama e reconhecimento, os atletas se esforçam ao máximo e, acabam negligenciando sua saúde.  Como resultado, a idade média de aposentadoria de um atleta de esportes eletrônicos é de cerca de 25 anos, bem mais cedo que atletas de esportes tradicionais. Lesões físicas e estresse mental causados por horários e dietas irregulares são citados como os principais motivos para a aposentadoria.
Por fim, para ficar por dentro deste programa Champions Start Within, que é muito válida para unir o universo de games saúde, acesse a página do programa ou busque pelos canais e redes sociais da Razer.

Alex Rodrigues

Vamos bater um papo sobre games e coisas do bem! Contato: sr.alexrodrigues@gmail.com / @alexsandrers / alexr_rodrigues
NAN