Rebecca – Uma Mulher Inesquecível Netflix crítica

‘Rebecca’: Netflix adapta romance de forma exemplar

Jorge Feitosa

“Ele só vai se casar com você porque não quer morar naquele casarão antigo com o fantasma dela.”

As paixões, como se sabe, não dão espaço para reflexões. E, a depender das circunstâncias, um par de jovens pode perfeitamente se deixar arrebatar pelo momento e cometer atos impensados, como casar sem se conhecer.

A saber, em Rebecca – A Mulher Inesquecível (Rebecca), produção da Netflix estrelada por Lily James e Armie Hammer, a futura Sra. De Winter conhece e se apaixona por Maxim na badalada Monte Carlo, na Mônaco dos anos 40, pois não é tão difícil para uma jovem sem pais e vivendo como dama de companhia de uma megera se apaixonar pelo belo viúvo.

Assim não demora a explodir nos enamorados o desejo de compensar suas perdas na vida amorosa, o que os levará até a Mansão Manderley eternizada no romance Rebecca, de Daphne Du Marier, e do qual o filme é adaptado após a versão clássica de 1940, dirigido por Alfred Hitchcock e com Joan Fontaine e Laurence Olivier, além de outras.

Rebecca – A Mulher Inesquecível Netflix crítica filme
Foto: Netflix / Divulgação

História seguida à risca

Aqui, o diretor Ben Wheatley não arrisca e segue protocolarmente a história de suspense e mistério capitaneada por um elenco competente, principalmente Lily e Armie. Além da presença por vezes assustadora de Kristin Scott Thomas, como a mórbida e onisciente governanta da mansão.

Além disso, a fotografia começa em cores quentes no início da projeção até avançar para o frio da Inglaterra, onde momentos descontraídos são assolados por uma chuva inclemente e pássaros em revoada sinalizam que algo não está certo, dando a entender que a falecida esposa Rebecca ainda não se foi completamente.

Rebecca – A Mulher Inesquecível Filme Netflix crítica
Foto: Netflix / Divulgação

Técnica requintada

O design de produção parte de locações, cenários, figurinos sofisticados e carros reluzentes para dar lugar a uma mansão esteticamente bela, mas que carrega o peso de gerações passadas até ruir como um fardo insuportável.

Aliás, nesse quesito, a obra é um show à parte do começo ao fim, inclusive com um embate em frente a uma lareira que é tão novelesco quanto delicioso de assistir.

Enfim, por todo esse conjunto da obra, Rebecca – Uma Mulher Inesquecível, nova produção da Netflix, adapta de forma exemplar um romance desconhecido pela grande maioria e que merecia ser recontado para as atuais gerações. E prova que uma boa história, de fato, nunca envelhece.

TRAILER

FICHA TÉCNICA

Título original: Rebecca
Direção:
 Ben Wheatley
Elenco: 
Lily James, Armie Hammer, Kristin Scott Thomas
Distribuição: Netflix
Data de estreia:
 qua, 21/10/20
País: 
Reino Unido
Gênero: 
romance, suspense
Ano de produção: 
2019
Duração: 
123 minutos
Classificação: 
14 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN