‘Rebel Ridge’ é outro belo filme do ótimo Jeremy Saulnier
Bruno Oliveira
As gravações de Rebel Ridge começaram em 2021 e tomou um grande revés em sua produção: John Boyega (Star Wars: O Despertar da Força), o ator principal do longa, simplesmente abandonou a produção já com várias cenas gravadas por problemas familiares. Coube a eles contratarem outro ator e começarem do zero. A nova escolha foi Aaron Pierre (Tempo), e digo que a escalação foi melhor que a anterior. O porte dele junto com uma atuação calma e perigosa foi certeira. Temos aqui um filme de baixo orçamento que a história te prende e consegue te levar do ponto A ao ponto B com muita credibilidade.
Sinopse
Terry Richmond (Aaron Pierre) é um ex-fuzileiro naval que chega a Shelby Springs com uma missão simples, mas urgente: pagar a fiança do primo e salvá-lo do perigo. Mas depois que as economias de Terry são confiscadas injustamente, ele precisa encarar o delegado Sandy Burnne (Don Johnson) e seus policiais prontos para a agressão. Terry recebe a ajuda inesperada da oficial de justiça Summer McBride (AnnaSophia Robb), e os dois se envolvem em uma conspiração que toma conta da cidade.
- ‘O Diabo na Rua no Meio do Redemunho’ exalta o cinema como arte
- ‘O Corvo’ é irregular, mas não é um desastre completo
- ‘Motel Destino’ | O acaso pode enferrujar?
Uma veia de Rambo
Não acho um exagero chegar aqui e compará-lo com o primeiro filme do Rambo (1982). Um cara comum chega em uma cidade pequena para ajudar o primo e acaba alvo de uma picaretagem grande da polícia. Temos uma pessoa comum lutando contra o sistema e contra uma grande conspiração que praticamente envolve todos dessa pequena cidade. Se no início tudo é verbalizado com muita educação e palavras certas, logo escalona para algo grande quando quem está no poder se acha invencível.
Escalonamento das ações
Esse é o mote e por mais que soe simples e clichê, é bem contado. A trama te pega e queremos ver o momento em que nosso protagonista vai mostrar a que veio. Quando ele se revela e entendemos quem ele é, as coisas conseguem melhorar ainda mais. No fim da primeira metade do longa temos até um final justo em que os dois lados perdem, mas que existe um mínimo de integridade dos vilões. Um infortúnio faz com que nosso herói volte. O que tinha ficado tranquilo escalona de novo, e dessa vez ninguém mais está de brincadeira.
Bom trabalho de roteiro
A sensação de que não podemos vencer o sistema quando somos vítimas é terrível, e isso se aplica majoritariamente na parte pobre da população. O roteiro soube como colocar nosso protagonista nessa situação e conseguiu fazer com que comprássemos a briga dele quase de imediato. A preparação para a catarse e o descobrimento de quem ele é na verdade, soa de um jeito bom. Embora não seja uma grande revelação, ela pinta exatamente o que vamos esperar dele pela frente. Julgar alguém apenas por sua aparência pode ser o maior erro de sua vida.
Conclusão
Rebel Ridge chegou calado, sem pompa e com um orçamento claramente baixo, porém, a força do roteiro e uma boa direção conseguiram destacá-lo em um mar de produções feitas a toque de caixa. Eu reclamo demais das produções da Netflix por sempre parecerem sem alma. Essa produção fica fora dessa reclamação. Ela tem um conteúdo realmente bom que vai prender o público na cadeira. Enfim, algo da locadora vermelha que venho elogiar sem culpa.
Onde assistir o filme Rebel Ridge
O filme Rebel Ridge está disponível na Netflix
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Elenco do filme Rebel Ridge
Aaron Pierre
Don Johnson
AnnaSophia Robb
David Denman
Emory Cohen
Steve Zissis
Daniel H. Chung
Dana Lee
C. J. LeBlanc
James Cromwell
Trailer do filme Rebel Ridge
Ficha Técnica do filme Rebel Ridge
Título original: Rebel Ridge
Direção: Jeremy Saulnier
Roteiro: Jeremy Saulnier
Data de estreia: 06 de setembro de 2024
Duração: 131 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: ação, thriller
Ano: 2024
Classificação: 16 anos