‘Red: Crescer é uma Fera’: mesmo não sendo perfeita, a Pixar nunca decepciona
Bruno Oliveira
A maior estreia da Disney Plus nesse mês de março é essa nova animação da Pixar chamada Red: Crescer É Uma Fera (Turning Red). O filme chega ao streaming cercada de uma pequena polêmica. A princípio, a produção estrearia somente nos cinemas. Mas, devido à variante ômicron da Covid-19, o estúdio optou por lançá-la exclusivamente no serviço de streaming da Disney. Essa escolha deixou as pessoas que trabalharam no longa bem contrariadas.
Isso se agravou mais pelo fato das animações do estúdio Disney como Raya e o Último Dragão e Encanto terem estreado nos cinemas e as animações da Pixar como Soul, Luca e, agora, Red: Crescer É Uma Fera terem estreado somente no Disney Plus. Polêmicas à parte, vamos falar sobre o filme.
-
‘Os Piratas: Em Busca do Tesouro Perdido’ é tão galhofa que pode até divertir
-
‘Laços de Afeto’ é uma carta aberta contra o Estado e o conservadorismo
A trama
No longa, acompanhamos Meilin, uma jovem muito inteligente e esperta que é praticamente perfeita em tudo o que faz. Ela sempre diz aos amigos o quanto é independente e que os pais dela não se metem em sua vida. Até que um dia acorda como um grande Panda Vermelho. Desse momento em diante, a menina vai ter que lidar com essa nova condição, ao mesmo tempo em que, aos poucos, aprende os segredos centenários que acompanham as mulheres de sua família.
Quero começar respondendo à provável primeira pergunta que devem estar fazendo. “Red: Crescer É Uma Fera é maravilhoso como qualquer outro filme da Pixar?”. A resposta seria “não”, mas vocês sabem como é. Até mesmo quando eles não brilham, ainda continuam tendo uma ótima obra nas mãos.
Certamente, Red: Crescer É Uma Fera não irá figurar na lista dos favoritos de todos, mas tem o seu mérito e merece sim ser conferido. É um filme divertido, pendendo mais para o infantil, mas que tem o seu toque emocional da empresa que conhecemos muito bem por ali.
Para adolescentes e mães
O longa é para todas as idades, com certeza, mas dialoga muito com as meninas adolescentes e as mães. Eu cheguei até a levantar a hipótese de ser uma metáfora para o florescimento da puberdade feminina. Essa piada inclusive está aqui, mas logo percebi que não era sobre isso. Ele fala principalmente sobre o diálogo com suas mães e como ser quem você é de fato. A maioria das pessoas possui essa barreira que, bem ou mal, vem como uma bola de neve de geração para geração.
Outro fato interessante sobre a animação é que não temos um vilão como a maioria das histórias possui. O antagonista acaba sendo você mesmo e o que se tornou com o passar dos anos. Pensamentos reprimidos e a necessidade de sempre fazer o certo acabam por explodir em algum momento. O clímax é muito sobre isso e temos uma cena de união muito divertida que irá fazer a família se entender e se respeitar para sempre.
Pixar sempre perfeita tecnicamente
Falar tecnicamente sobre a Pixar é ser redundante como a frase “chover no molhado”. São sempre impecáveis em tudo. Se tiver oportunidade, repare nas texturas de cada personagem e “sinta” o pelo dos pandas vermelhos. É inacreditável o nível em que eles chegam.
A comunicação gestual que a produção coloca em cada personagem também é incrível e isso, por si só, vira momentos de comédia diversas vezes. Devido a tudo isso, é impossível não amar esse animal responsável por toda essa confusão. Se nunca viu um panda vermelho na vida, pare essa leitura e procure um vídeo na internet sobre eles. Assista e se apaixone.
Momentos musicais
Durante o longa nós conhecemos a boy band 4*Town, da qual a nossa protagonista e suas amigas são muito fãs. As músicas deles foram compostas por Billie Eilish e pelo seu irmão FINNEAS.
Na interpretação das músicas temos os atores Jordan Fisher (Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Te Amo), Grayson Villanueva (Modern Family), Josh Levi (Insecure), Topher Ngo e o próprio FINNEAS (Glee).
Clipes do 4*Town
https://www.youtube.com/watch?v=ES-xNbGtlIo
https://www.youtube.com/watch?v=YakQbsZBdV4
Onde assistir ao filme Red: Crescer É Uma Fera?
A saber, o filme Red: Crescer É Uma Fera está disponível para os assinantes da Disney Plus desde o dia 11 de março de 2022. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Red: Crescer É Uma Fera, da Disney Plus
Red: Crescer É Uma Fera (Disney Plus): elenco do filme
Rosalie Chiang
Sandra Oh
Maitryi Ramakrishnan
Jordan Fisher
Ava Morse
Trsitan Allerick Chen
Ficha Técnica
Título original do filme: Turning Red
Direção: Domee Shi
Roteiro: Domee Shi, Julia Cho e Sarah Streicher
Duração: 100 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: animação, aventura e comédia
Classificação: Livre