Reflexões no Espelho crítica do filme espanhol da Netflix 2022

Foto: Netflix / Divulgação

Mesmo com boas intenções, ‘Reflexões no Espelho’ tem péssimo desenvolvimento

Wilson Spiler

Com uma sociedade mais consciente da importância das minorias, o número de produções que abordam temáticas LGBTQIAP+, felizmente, vem aumentando a cada ano. Entretanto, quantidade nem sempre quer dizer qualidade. O filme Reflexões no Espelho (Espejo, Espejo), comédia espanhola que acaba de estrear na Netflix é um exemplo de que essa afirmação é a mais pura verdade.

A trama foca em quatro funcionários de uma mesma empresa de cosméticos: o diretor de marketing que tem quase a mesma idade; uma assistente ambiciosa; sua irmã sendo pressionada a “sair do armário”; e uma administradora quarentona insegura com seu sobrepeso. Cada um desses personagens vê seu reflexo no espelho de como deveriam – ou ao menos gostariam – de ser.

Leia também:

‘Segredos do Passado’ expõe a sujeira sem água para lavar

‘Broad Peak’: ritmo lento prejudica uma boa história

‘Garotos de Bem’ revela o fascismo que nos permeia desde sempre

Boas intenções, mas…

Vale dizer que a intenção Reflexões no Espelho é ótima. Mas, como diz o antigo ditado, de velhas intenções o inferno está cheio (para quem acredita nele, claro). E nesse caso, o desenvolvimento do filme é bem capenga.

A escolha do diretor em utilizar o espelho para fazer uma reflexão é bastante interessante. O problema é que o roteiro degringola de tal forma que sai do trilho e atropela tudo o que poderia haver de bom. Além disso, os personagens são completamente estereotipados, o que pode provocar um certo asco do público-alvo.

Final explicado de Reflexões no Espelho

A partir daqui, este texto traz spoilers. Então, seguir lendo é por sua conta e risco.

A jornada dos personagens é relativamente bem construída, mas sai do eixo a partir do momento em que eles começam a se encontrar. O final quase cai para o puro preconceito e o que deveria ficar como uma boa lição de moral, pode ser entendido de outra forma por grupos mais conservadores.

Caso você não tenha entendido o desfecho, é bem simples. A própria Cristina (Malena Alterio), maior defensora dos direitos dos transexuais, resolve deixar a luta para lá em função de sua posição na empresa. O reflexo no espelho muda a partir do momento em que ela abandona a causa e resolve ser alguém que não é.

Portanto, como disse acima, a escolha pelo encerramento do filme é muito equivocada. Quem não compreender bem o que acontece após a confusão pode interpretar de uma maneira que a luta da protagonista foi um erro e que ela simplesmente deveria aceitar como a sociedade é: preconceituosa. Lastimável.

Onde assistir ao filme Reflexões no Espelho (2022)?

A saber, Reflexões no Espelho estreou nesta sexta-feira, 16 de setembro de 2022, no catálogo da Netflix.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Reflexões no Espelho, da Netflix

Reflexões no Espelho: elenco do filme da Netflix

Malena Alterio

Santi Millán

Natalia de Molina

Ficha Técnica do filme Reflexões no Espelho, da Netflix

Titulo original do filme: Espejo, Espejo

Direção: Marc Crehuet

Roteiro: Marc Crehuet

Duração: 79 minutos

País: Espanha

Gênero: comédia

Ano: 2022

Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
0

Créditos Galáticos: