Releitura Musical | ‘Wonderwall’

Anna Cecilia Fontoura

Front-wonderwall

Capa do single “Wonderwall” lançado em 1995 e que trouxe tanto sucesso para o Oasis


Esta semana, a música “Wonderwall“, do Oasis, foi eleita a melhor música dos últimos 20 anos pelos ouvintes da  rádio australiana “Triple J”. A canção da banda britânica foi lançada no álbum “(What’s the Story) Morning Glory?” em 1995. De lá pra cá, o hit passou pela boca de muitos famosos. Alguns como homenagem e outros por pura provocação. Afinal, os irmãos Gallagher fizeram muitos desafetos pelo mundo a fora devido a algumas posturas e comentários…

“Whishing Stone” seria o nome de “Wonderwall”.  A capa do single foi inspirada nas pinturas do surrealista belga René Magritte. A mão que segura o molde do quadro é do diretor de arte Brian Cannon. A ideia inicial era que Liam Gallagher ficaria no centro da moldura, mas Noel não permitiu essa “injustiça”. Então, foi decidido que Anita Heryeta, uma funcionária da Creation Records, é quem ficaria eternizada na capa no lugar do vocalista . As fotos foram tiradas em  Primrose Hill, norte de Londres.

“Wonderwall” não melhorou apenas a conta bancária do Oasis. A música também mudou o destino de Lily Allen, que foi descoberta tocando essa canção num parque, e após esse acontecimento passou a fazer aula de canto e deu no que deu… Rs

Jay Z, Blur e Radiohead já tocaram a canção em shows e festivais por pura ironia ás críticas feitas pelo Oasis a cada um deles.  Já Ryan Adams fez sua versão do hit em 2001. A música agradou Noel Gallagher e tudo. Foi lançada no álbum “Love is Hell”, em 2004, e entrou na trilha sonora da extinta série “The OC”. Até a boy band One Direction já regravou o som… (Será que Noel também aprovou? rs)

Sem mais blah blah blah, confira logo algumas versões de “Wonderwall” (incluindo a original, é claro…) e escolha sua preferida.




Anna Cecilia Fontoura

Jornalista graduada pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduada pela Universidade Cândido Mendes. Além de jornalista cultural, é redatora freelancer. Escrever é sua verdadeira paixão! Se considera uma pessoa determinada e criativa, porém um pouquinho sonhadora...
NAN