Resenha de livro | ‘Star Wars – Herdeiro do Império’, de Timothy Zahn

Vanesca Soares

Embora seja fã das trilogias Star Wars, nunca tinha lido ou visto coisa alguma sobre o universo expandido da saga. Sabia que ele existia, mas nunca tive oportunidade de ter contato. Mas isso mudou! Não é que sem eu esperar, caiu em minhas mãos um livro do universo expandido. É Star Wars – Herdeiro do Império, de Timothy Zahn.

O que posso dizer desse livro de ficção científica com mais de 400 páginas? Nada além de que ADOREI!!!! Muito!!!! O livro me prendeu de tal maneira que lia páginas e páginas sem parar, sem notar que estava lendo tanto!

Star Wars – Herdeiro do Império é a continuação da trilogia antiga. Passa-se cinco anos após Star Wars – O Retorno de Jedi. Neste período, a República está se estabelecendo como nova forma de governo no universo. No entanto, os membros do conselho percebem que não vai ser tão fácil assim manter as rédeas do novo poder. Além de discussões internas, os membros precisam convencer os povos de planetas distantes que a República é o governo ideal. Também precisam de espaçonaves e de gente de confiança para estabelecer a democracia.

Star-Wars-Herdeiro-do-Imperio

No entanto, ninguém imagina que o pior problema para a República ainda está por vir. E ele se personifica na figura do Grão-Almirante Thrawn, ex-combatente do Império que está nas sombras, tramando e planejando novas formas para derrotar os antigos inimigos e trazer de volta o poder do Império. Seus planos de poder envolvem C’Baoth um jedi do lado negro encontrado por ele, que deseja fazer prisioneiros os gêmeos Leia e Luke Skywalker, os últimos jedis vivos.

Sem ter noção dos planos do Almirante Thrawn, Leia e Luke vivem em Coruscant, onde têm papel importante na organização da República recém nascida. Luke vive em dúvidas sobre ser Jedi e sobre o seu treinamento interrompido com a morte de seus mentores. Já Leia é membro do conselho da República e vive fazendo viagens diplomáticas. Tanto que não consegue nem pôr em prática seu treinamento jedi (sim, ela também é um!). Além disso, está casada com Han Solo e espera seus primeiros filhos, gêmeos também, e que já possuem a Força dentro de si.

Não vou contar mais sobre o livro porque não quero estragar a surpresa para quem nunca leu e está curioso. Mas posso confirmar: é diversão garantida! A impressão que dá é que você está “vendo” mais um dos filmes da saga enquanto lê. Dá pra imaginar cada uma das cenas que se passam no filme. É sensacional a forma que o autor, Timothy Zahn, descreve as cenas, os movimentos de espaçonave, as batalhas… É realmente como se uma telinha de cinema se abrisse em sua imaginação.

Aliás, o autor é velho conhecido do mundo da ficção científica. Já lançou vários livros deste tipo. O livro Star Wars – Herdeiro do Império foi lançado em 1991 e agora a editora Aleph está reeditando no país, graças a uma parceria conquistada no ano passado com a Disney, detentora dos direitos de Star Wars. A empresa adquiriu os direitos de publicação dos livros do universo expandido no Brasil, por isso senhores fãs, aguardem que virá mais em breve!

O livro em si é um espetáculo também. A capa é muito bem feita e ilustrada. Dentro, ilustrações separam cada capítulo de forma elegante. Coisa muito bem feita para deixar os fãs ainda mais enlouquecidos.

Timothy Zahn

O autor Timothy Zahn

Uma das coisas legais do livro é o depoimento de Timothy Zahn, o autor. Na introdução à Edição Brasileira, ele conta como foi que conseguiu ser aquele que escreveu a continuação da trilogia mais cultuada do mundo. Foi escolhido por George Lucas e logo se pôs a trabalhar. Quem tiver oportunidade de comprar e ler o livro, não pulem esta parte, pois já traz o clima do livro. Uma espécie de making off.

Bom, só posso dizer que adorei! Claro que minha opinião não é isenta, pois sou fã! Mas tenho certeza de que quem ler vai gostar e muito! O final do livro parece sem sentido, mas não é. É que esta é só a primeira parte de uma outra trilogia, chamada Trilogia Thrawn. Ou seja: vem mais emoção por aí!!!

Leia mais sobre Literatura no Blah Cultural!

Vanesca Soares

NAN