Resenha de livro | Star Wars legends – Ascensão da Força Sombria, de Timothy Zahn

Vanesca Soares

O filme Império Contra-ataca, sétimo episódio de Star Wars, tem um papel de climax da “trilogia mais antiga” da saga. Podemos dizer o mesmo de Star Wars legends – Ascensão da Força Sombria, de Timothy Zahn. É que ele faz parte da Trilogia Thrawn; é seu segundo livro. E, da mesma forma que o filme, cumpre bem o seu papel de deixar as coisas bem tensas, duvidosas e inseguras.
Neste livro, Zahn dá continuidade às aventuras de Luke Skywalker, da Princesa Leia, de Han Solo, de Chewbacca e de Lando Calrissian às voltas com o estabelecimento da Nova República como forma de governo da galáxia, enquanto o Império tenta voltar ao poder, tendo o Grão-Almirante Thrawn como figura principal. Ascensão da Força segue Herdeiro do Império, livro já resenhado e que você pode conferir aqui.
Ascensão-da-Força-Sombria
Ascenção é um pouco mais complexo que o primeiro livro da trilogia Thrawn. Muita coisa acontece ao mesmo tempo, envolvendo política, diplomacia, traições, povos afetados pela mudança na forma do governo etc. Não vou contar tudo porque não faço spoilers!
Enquanto a princesa Leia vai até o planeta do povo Noghri, aliados do Império, para tentar trazê-los para a Nova República, Han Solo e Lando Calrissian saem em busca de informações sobre o Conselheiro Fey’lya. Eles desconfiam das atitudes do político, que parece estar conspirando contra a Nova República. Em suas buscas, Han e Lando encontram um senador da antiga República, Bel Iblis, que deseja voltar ao Conselho.
Luke Skywalker enfrenta um desafio ainda maior que o de seus amigos. Ele vai até o planeta Jomark, em busca de um antigo mestre Jedi: C’Baoth. Como seu treinamento não foi completado por Obi-Wan e nem por Yoda, Luke acredita que o mestre pode ajudá-lo. Mas se surpreende com as atitudes de C’Baoth, perigosamente próximas ao lado negro da Força.
Claro que nossos heróis sempre estão esbarrando com os soldados do Império. Não só os soldados, mas também o próprio Almirante Thrawn, que é muito mais esperto do que eles desejariam.

Timothy Zahn

O autor Timothy Zahn


O ponto principal do livro é a tal Força Sombria. Não tem a ver com o lado claro ou escuro da Força. A Força Sombria é uma frota de 200 dreadnaughts, naves estelares supermodernas na época das Guerras Clônicas. A nau capitânea é chamada Katana. No entanto, há mais de 50 anos a frota desapareceu e ninguém mais a encontrou. Os seus tripulantes sofreram algum tipo de epidemia que deixou todos loucos e a temida Força sombria desapareceu. Mas o Talor Karrde, mercenário perseguido pelo Império por ter ajudado Luke Skywalker a escapar deles, sabe onde a frota está. Tanto o Império quanto a Nova República estão precisndo de naves, por isso a Força Sombria seria muito importante para ambos.
Acho que vou parar por aí senão falo demais. Estou me tornando fã de Timothy Zahn, o autor. Sua escrita é leve e cinematográfica. E seus livros estão intimamente ligados com a trilogia dos episódios IV, V e VI. Vira e mexe ele faz menção sobre cenas dos filmes.
Mais uma vez preciso elogiar a editora Aleph pelo capricho de sempre nesta edição. Estou aguardando ansiosamente para ler a terceira e última parte dessa trilogia.
 
Ficha técnica: 
Star Wars legends – Ascensão da Força Sombria
Autor: Timothy Zahn
Editora: Aleph
Categoria: Ficção Científica
Páginas: 506
 
 
Leia mais sobre Literatura no Blah Cultural!
 
 
 

Vanesca Soares

NAN