Resenha de livro | Star Wars legends – Kenobi, de John Jackson Miller
Vanesca Soares
A primeira vez que vi a capa do livro Star Wars legends – Kenobi logo imaginei que ele contaria a história do misterioso personagem Obi-Wan Kenobi, mestre Jedi que ajudou no treinamento de Luke Skywalker e de seu pai, Anakin Skywalker. Ledo engano… Nada é o que parece, em se tratando do universo Star Wars. Mas a “decepção” logo foi substituída pelo encantamento com o livro. Agora que terminei o livro, só posso dizer que adorei!
Star Wars legends – Kenobi, foi escrito por John Jackson Miller, autor de diversos livros ligados ao universo expandido da saga, além de historiador e analista de quadrinhos. Foi publicado no Brasil pela editora Aleph, graças a parceria que mantêm com a Disney, detentora dos direitos de Star Wars. Como sempre, a editora de livros de ficção científica caprichou na edição. O livro é muito bonito e para os fãs histéricos como eu, só de olhar dá vontade de abrir e ler. A única ressalva que faço é que a revisão ortográfica está com alguns problemas. Algumas palavras e letras puladas. Mas nada que comprometa.
Kenobi tem mais de 500 páginas! Pode assustar qualquer padawan. Mas não esta que vos escreve! Encarei o desafio e foi compensador. O livro é muito bom! Poderia ser feito um filme com ele. É uma aventura cheia de emoção e confusões. A maioria dos personagens não faz parte das duas trilogias cinematográficas. É como se fosse um outro capítulo, diferente.
O livro começa exatamente depois que o filme III (A vingança dos Sith) termina. Obi-Wan vai para Tatooine, levando consigo o bebê Luke Skywalker. Agora que a República foi derrotada e o Império está no poder, o mestre Jedi precisa se esconder e esconder o menino. Ele o entrega à família Lars, mas decide viver no planeta para tomar conta de Luke. Mas tudo isso à distância, para evitar chamar atenção sobre a criança e sua família adotiva. Além disso, ele decide ficar incógnito, escondido morando no deserto de Jundland. Mas mal sabe ele que vai se meter em muitas confusões sem querer.
Sua paz começa a ser perturbada quando ele conhece Annilleen e Kallie Calwell. Ele as salva de uma situação no meio do deserto que poderia levar à morte das duas, mãe e filha, respectivamente. Elas são donas de um armazém no Oásis Pika, distante de Mos Eisley e próximo ao deserto Jundland. O armazém chama-se Lote de Dannar, sendo que Dannar é o falecido marido de Annilleen. Como precisa de mantimentos, Obi-Wan aceita visitar o local. E aí é uma confusão atrás da outra, com a identidade do Jedi sempre correndo risco de ser descoberta.
Obi-Wan usa o nome de Ben para se apresentar aos habitantes do oásis. Lá ele conhece Orrin Gault, fazendeiro de umidade e empreendedor, e seus filhos Veeka e Mullen, jovens sempre metidos em brigas e confusões. Orrin é muito respeitado no local, pois criou um tipo de proteção para os fazendeiros próximos, sempre ameaçados pelo Povo da Areia. O “Chamado”, como é conhecido, é um sistema de som que, quando acionado, leva um grupo de fazendeiros e seus funcionários até a fazenda que está sendo atacada para defendê-la. Mas este sistema de defesa não se vale da bondade de todos. Os fazendeiros que fazem parte do “Chamado” precisam pagar para um fundo público, administrado por Orrin.
Outro personagem interessante do livro é A’Yark, líder de guerra dos Tusken, o Povo da Areia. Quem for ler o livro, fique de olho!
O livro tem um clima de faroeste. Eu não gosto deste estilo velho oeste, mas no livro caiu bem. É uma emoção atrás da outra. E a maioria das confusões acontecem no armazém de Annilleen, que também funciona como um bar. Há muitas brigas, intrigas e viradas de mesa! Claro que não vou contar tudo o que acontece. Vale muito a pena ler!
Ficha técnica:
Star Wars legends – Kenobi
Autor: John Jackson Miller
Tradução: Fábio Fernandes
Editora: Aleph
Categoria: Ficção
Páginas: 528
Leia mais sobre Literatura no Blah Cultural!