‘Resident Evil 4 Remake’ é um dos melhores jogos de ação de 2023, porém segue inferior ao ‘RE 2’
Juliana Cunha
Resident Evil 4 Remake é um dos games mais aguardos dos últimos tempos! A franquia que já teve altos e baixos surgiu em 1996 e é considerando um game que popularizou o gênero survival horror. A versão original de RE4 saiu em 2005 e mudou drasticamente a franquia RE, porque, até então, eram games com survival horror em sua essência, com a câmera fixa, tendo inovado com a câmera over the shoulder. O game foi muito bem recebido e até hoje é o favorito de muitas pessoas.
A partir do RE5 a franquia começou a se distanciar demais do que o gênero propunha: no anterior já havia mais ação, mas foi mudando drasticamente no decorrer dos anos, passando a predominar a ação. Em um certo momento a Capcom estava com mais de 20 lançamentos de RE e a maioria deles bem genérico, o que desgastou a paciência dos fãs, gerando um feedback negativo e ocasionando uma pausa (2012-2017).
Leia mais:
- ‘Grime: Colors of Rot’ é um metroidvania raiz que pode agradar bastante aos fãs do gênero
- ‘Star Wars Jedi: Survivor’ ganha novo trailer incrível
- ‘Scars Above’ diverte apesar das suas limitações gráficas
A Capcom voltou com a franquia em 2017 lançando o ótimo Resident Evil 7, retornando às origens do gênero survival horror, com um gameplay moderno, câmera em 1ª pessoa, trazendo uma tensão constante. O jogo fez muito sucesso e em 2019 veio o remake de RE 2. modernizando o gameplay, transformando a câmera em over the soulder. Essa nova versão é um dos melhores remakes do mundo dos jogos, sendo extremamente fiel.
Em 2020 foi lançado o RE3 seguindo os moldes do RE2, mas desagradou aos fãs por conta de tantos cortes da história do original. Ainda assim, foi um sucesso, porém, inferior ao remake anterior. Em 2021 a Capcom lançou o RE 8, outra vez focado em mais ação mas com nítida presença de survival horror, deixando o fãs bem felizes. Agora em 2023 veio o remake do RE 4. Porque citei os remakes anteriores? Para contextualizar o tamanho do impacto deste novo remake na franquia, que obteve muito sucesso em poucos dias de lançamento.
Lançado para Xbox Series X, PC, PS4, PS5 o jogo está fazendo barulho. Hoje em dia existe uma certa frequência em remakes nos games, e inicialmente as pessoas achavam que um remake do 4 jogo seria desnecessário, pois o próprio já obteve vários remakes desde a sua data de lançamento original. Em relação ao conteúdo, o RE 4 segue bem original ao jogo de 2005, mesmo cortando partes da história que podem fazer falta, nada drástico que altere o roteiro, apenas que matando um pouco da nostalgia.
Jogabilidade, combate e exploração
A principal mudança desta nova versão é a jogabilidade, modernização dos controles, sem as limitações do original, sendo mais fluída, porém com um problema, não tem como fugir de ataques inimigos por não existir o botão de esquiva, ou por falta de agilidade do personagem Leon Kennedy. Muitas vezes fica impossível fugir, mesmo com cenários mais amplos, indo contra os remakes anteriores (2 e 3).
Sobre o combate, o jogo até permite furtividade, entretanto a ênfase são as armas brancas e armas de fogo: pistolas, revolver, magnum, fuzil, metralhadora, granada, granada de luz, faca e etc. Com a faca no inventário conseguimos nos defender, mas sua durabilidade não é eterna. A forma mais eficaz é atirar nas pernas e depois dar o clássico chute do Leon.
A exploração dá muita liberdade para conferir os recursos do cenário, incentivando, através de recompensas e trocas no mercador. Aliás, para quem jogou o original, talvez incomode a dublagem do mercador e do Leon, que são bem diferentes. O ponto positivo é que o game inteiro está dublado, mesmo com essas ressalvas.
A história de Resident Evil 4 remake
A tradução aqui está muito boa, ajudando a dar ênfase à história. A narrativa gira em torno do resgate da filha do Presidente dos EUA que foi sequestrada por um culto religioso na Espanha. Começamos a jornada com nosso querido Leon Scott Kennedy, (“primo” do John Wick). O tempo segue o jogo RE 2, cidade onde foi palco do maior desastre biológico e bioterrorista da corporação Umbrella, empresa farmacêutica, central da saga e grande vilã inicial que é responsável pela criação de vírus e monstruosidades.
Seguindo com o Leon, logo no início ele conta como conseguiu fugir desse desastre, mas muitos não conseguiram. Após os acontecimentos ele foi convidado para um programa especial e ultra secreto do governo, se tornando a mão direita do presidente dos EUA, tendo feito missões e treinamentos pesados que quase tiraram sua vida.
Espanha
Leon é levado para o interior da Espanha, seguindo os rastros de Ashley, para resgatá-la. Os guardas que os levam para essa viagem comentam que várias pessoas estão desaparecendo nessa região. Começamos a gameplay em um vilarejo, com muitos infectados, neste universo eles se chamam Ganados, parecem estar sob uma hipnose ou dominação de alguém e logo descobrimos que é pelo líder da seita, Saddler. Ele é um dos comandantes do culto chamado Los Iluminados, compostos por pessoas da vila, monges e ocultistas, um grupo religioso de extremistas que segue uma religião dos séculos passados, que acreditava na idolatria de algo chamado Plaga. As plagas são parasitas artrópodes encontrados em regiões extremas da Espanha no norte da Europa, e tem origem desconhecida.
Os Ganados dos séculos passados que praticavam sacríficos humanos, idolatravam as plagas e agem semelhante ao Alien, com estágio inicial de incubação, desenvolvendo e depois se apoderando do sistema nervoso cerebral do indivíduo e os grandes vilões encontraram uma maneira de usar ao seu favor e montar um exército de pessoas infectadas. Assim que Leon encontra a filha do presidente (Ashley), tem que escoltá-la para fora do lugar.
Veredito
RE 4 é um dos melhores jogos de ação do ano de 2023, porém segue inferior ao RE 2. O gráfico e design de produção é inferior ao remake do 2 e o 3, mais por causa do estilo do jogo, cenários abertos e expansivos e os anteriores focam em cenários mais fechados, por isso fica mais bonito. Mas isso não anula a diversão e imersão na história. Para quem curte a franquia, o game é necessário, joguem, comprem tranquilo. Para quem está em dúvida, vale esperar uma promoção, pois apesar de ser um ótimo jogo, talvez o valor atual seja um preço muito alto para uma campanha de média de 15 horas.
Trailer Resident Evil 4 Remake
Prós
- divertido, imersivo
- dificuldade elevada em alguns níveis
- áudio incrível
- personagens cativantes
- boa história
Contras
- jogabilidade confusa
- repetição de inimigos
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.