‘Retorno’ tem mais a dizer do que grande parte dos filmes da Netflix
Wilson Spiler
Localizada na Argentina, a Quebrada de Humauaca é uma região árida e inclemente, mas que foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO por seus achados arqueológicos de até 10 mil anos. Tendo funcionado como entreposto comercial desde o Império Inca até os vice-reinos da colonização, bem como palco da guerra de independência do país, a região agora se vê às voltas com conflitos entre brancos e indígenas, que denunciam a venda ilegal de terras para mineração.
É nesse ambiente com paisagens contemplativas, mas em constante fervura, que a ex-policial Manuela “Pipa” Pelari (Luisana Lopilato) tenta viver com seu filho em Retorno (Pipa), terceiro filme baseado na série literária Os Crimes do Sul, da jornalista e escritora Florencia Etcheves, e que já foi adaptada também em Desaparecida e Presságio, que estreou recentemente no catálogo da Netflix.
Leia também:
Brendan Fraser engorda mais de 200kg para novo filme de Aronofsky
‘Última Chance’ é tão absurdo quanto divertido
Assista ao primeiro trailer de ‘Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes’
Trama novelesca
Como toda boa personagem de enredos criminais, Pipa tem um faro apurado e um pendor quase magnético para se envolver em problemas. Característica escancarada quando um puma cruza seu caminho depois que uma nativa é encontrada morta. Fato que trará à tona os podres de uma rica família da região.
Com uma trama novelesca que inclui do preconceito ao incesto, o diretor Alejandro Montiel consegue compor um clima de faroeste aproveitando a geografia das locações e uma trilha sonora inspirada nos clássicos do gênero. Com uma protagonista já esculpida por Lopilato nos primeiros filmes como uma mulher destemida, mas falha. Retornando às origens com um rebento que parece demais com a mãe.
O porém, para alguns, seria a duração demasiada que faz com que o filme se arraste um pouco até a resolução. Mas pelo menos Retorno tem algo mais a dizer do que tantos outros que recheiam os catálogos de streaming.
Onde assistir ao filme Retorno (2022)?
A saber, Retorno estreou nesta quarta-feira, 27 de julho de 2022, no catálogo da Netflix. Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme Retorno (2022), da Netflix
Retorno (2022): elenco do filme da Netflix
Luisana Lopilato
Mauricio Paniagua
Inés Estévez
Ficha Técnica: filme Retorno (2022), da Netflix
Título original do filme: Pipa
Direção: Alejandro Montiel
Roteiro: Florencia Etcheves, Alejandro Montiel, Mili Roque Pitt
Duração: 116 minutos
País: Argentina
Gênero: drama, policial, suspense
Ano: 2022
Classificação: 16 anos