REVIEW | ‘Crash Team Racing Nitro-Fueled’
Felipe de Andrade
No ano em que completa-se 20 anos do lançamento do jogo original no Playstation 1, a Beenox se junta à Activision para trazer aos dias atuais a franquia de corrida comandada pelo marsupial mais querido. Crash Team Racing Nitro Fueled chega com toda pompa, circunstância, velocidade e nostalgia revivendo um estilo de jogo de corrida há muito esquecido.
Leia mais:
– THE ELDER SCROLLS: LEGENDS – LUAS DE ELSWEYR JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
– QUANTIC DREAM LIBERA DEMO DE BEYOND: TWO SOULS PARA PC
– F1 2019 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA PS4 E XBOX ONE
Quando CTR foi lançado, a comparação com o jogo de kart de um certo encanador da Nintendo foi imediata. E não era para menos. Mas, como sabemos, “nada se cria, tudo se copia”. Mesmo com tanta coisa baseada no estilo de jogo de Mario Kart, a jogabilidade de CTR acabou se provando mais complexa e completa que a da concorrência. Seu sistema de turbo e drifts garantia mais velocidade a cada curva. Dessa forma, se tornou o jogo de kart definitivo do Playstation.
Agora, Crash Bandicoot está de volta. Após o sucesso do remake da trilogia original, com Crash N-Sane Trilogy, de 2017, a Activision logo garantiu o retorno do jogo de corrida do antigo mascote do Playstation à vida. Além de todo o conteúdo do CTR original, o game também vem com muita coisa do Crash Nitro Kart, segundo jogo de corrida da franquia. Há personagens e várias pistas para o modo Arcade, aproveitando ao máximo tudo de bom que a franquia teve nos 2 jogos de maneira inédita. Além disso, o visual foi todo refeito para os consoles da atual geração.
HISTÓRIA ORIGINAL COM DIREITO A DANCINHA
Ao começar a jogar, é incrível como lembramos do jogo original. Até da dancinha da vitória de Crash quando fica em primeiro lugar do pódio. Tudo está de volta mais bonito, mais rápido e tão difícil quanto eu me lembro – ou até mais. Apesar do visual de bichinhos fofinhos apostando corrida, o game traz uma jogabilidade bem desafiante. Tanto para os novatos, quanto para os fãs de longa data. Isso garante uma sensação de recompensa a cada vitória.
Ademais, a história do jogo é bem simples. Basicamente, o vilão Nitros Oxide aparece desafiando o melhor piloto do planeta. Ele diz que é o mais rápido da galáxia e que viaja pelo espaço participando de corridas para testar suas habilidades. Caso perca o desafio, vai deixar o planeta em paz. Por outro lado, em caso de vitória, vai transformar o local todo em um estacionamento. Além disso, os habitantes passarão a ser seus servos. Ou seja, “prepare-se para correr pelo destino do seu planeta!”
No menu principal, temos as opções de corrida Aventura, Arcade Local e Online. Aventura é onde a história de Crash Team Racing Nitro Fueled acontece. Ela traz 2 maneiras diferentes de jogar. Um deles é o Clássico, onde jogamos da mesma maneira que os jogos originais. Tem apenas 1 personagem até o final, sem nenhum tipo de personalização e nem mudança de dificuldade. O outro modo é o Nitro Fueled, que torna possível trocar de personagem sempre que der vontade. Ademais, também podemos usar qualquer item desbloqueado para carros e motoristas, escolhendo o nível de dificuldade da preferência de cada um.
SAIBA O QUE ESSA VERSÃO TEM DE DIFERENTE
A opção Arcade Local é onde se encontra a verdadeira diversão do título, visto que é possível jogar com até 4 amigos em tela dividida. Aqui temos os modos:
- Corrida Única – corrida simples onde ganha quem terminar as voltas em primeiro;
- Corrida de Copa – é possível correr em torneios compostos por 4 pistas cada. Ganha quem fica na melhor posição na tabela no final;
- Batalha – se subdivide em Clássica, com pontos sendo marcados cada vez que acertamos os inimigos; Capture a Bandeira, com o objetivo de pegar a bandeira do time adversário e trazer para o portal da nossa equipe; Cata-Cristal, em que precisamos pegar a maior quantidade possível de cristais dentro do tempo limite; Último Piloto, com o objetivo de nos tornarmos o último sobrevivente da partida; e Roube o Bacon, onde só existe uma bandeira no cenário e devemos roubar antes do time inimigo e trazer para o nosso portal.
- Contra o Tempo – corridas para bater os recordes dos fantasmas da máquina;
- Corrida de Relíquias – o objetivo é conseguir o melhor tempo quebrando caixas que fazem o cronômetro parar, a fim de ganhar uma relíquia como prêmio;
- Desafio CTR – é necessário coletar as letras C, T e R que estão escondidas pelas fases para ganhar fichas CTR;
- Desafio de Cristais – coletar todos os cristais antes do tempo acabar garante prêmios no final da corrida.
MODO ONLINE
A saber, o online é a principal novidade deste remake/remaster. Ele garante partidas de vários tipos, com direito a votação para escolher o circuito onde a corrida vai acontecer. Este modo estava pouco povoado durante o nosso teste e alguns lags estranhos ocorriam, mas nada que o aumento das vendas e atualizações não resolvam. É estranhamente notável a diferença gritante de moedas que ganhamos em partidas online e offline, forçando os jogadores a jogar partidas pela internet para ganhar dinheiro mais rápido.
Além disso, encontramos no menu principal o Pit Stop. Trata-se da loja do jogo. Nela, conseguimos comprar, com o dinheiro do jogo, personagens e skins novas, veículos, cores para pintar os carros, bem como itens para personalizar os possantes. Inclusive Nitro Fueled traz tanto os personagens extras do CTR original quanto do Crash Nitro Kart, outro jogo do marsupial lançado na época do PS1.
CONTROLES
O jogo manteve total fidelidade ao original. Tanto que até os controles se mantiveram idênticos: X acelera e quadrado freia. Colocar para baixo no direcional ativa a ré, assim como o círculo utiliza o item selecionado ou serve de buzina quando não há nada para usar. Ademais, triângulo altera as formas de mapa e velocímetro, R2 o retrovisor e L2 altera a distância da câmera. Por fim, R1 e L1 garantem o diferencial da franquia, visto que os dois têm a mesma função, que pode ser pular, o que ajuda a fazer curvas mais rápido. E, ao apertar e segurar o botão, o kart entra no modo derrapagem – ou drift. Enfim, quando a fumaça do escapamento ficar preta, é possível apertar o outro botão de pulo para ativar o turbo, aumentando a velocidade.
Com essas dicas, é possível realizar essa ação até 3 vezes por cada derrapagem e se tornar um “profissional da derrapagem”. Essa pode ser a chave para o sucesso. Outra maneira de conseguir ativar o turbo é pulando e ficando o máximo de tempo longe do chão possível. Pulando de uma ponte, por exemplo. Ao realizar a ação, o turbo é ativado automaticamente quando o carro volta ao chão. Lembrando que, quanto mais alto o pulo, maior a duração do turbo.
PERSONAGENS
CTR Nitro Fueled começa com 8 personagens liberados, entre eles Crash e Coco Bandicoot, bem como os vilões Dr. Neo Cortex e Dr N. Gin. Além desses, ainda existem 17 personagens destraváveis, totalizando 25 pilotos. Isso sem falar de skins e cores diferentes para cada um deles. Todas as corridas disputadas garantem algum prêmio em moedas. A quantidade de coisas para comprar, no entanto, é tão grande que exigirá dezenas de horas para conseguir adquirir tudo.. Uma dica: corridas online garantem muito mais moedas que o normal, reduzindo – e muito – o número de partidas necessárias para obter algum item.
SOM
O título conta com localização total em nosso idioma, com uma dublagem muito boa, que já é característica dos jogos da Activision. É uma característica que torna o jogo ainda mais atrativo. A trilha sonora super animada também se destaca, já que as ótimas músicas originais ganharam uma nova versão para este remake. Entretanto, ainda é possível jogar com a trilha sonora dos games antigos, aumentando ainda mais o fator nostalgia.
GRÁFICOS
Os gráficos também receberam o merecido capricho por parte da Beenox. Todas as fases foram refeitas e ainda assim são facilmente reconhecidas pelos fãs antigos da franquia. Os personagens também ficaram muito bonitos e bem animados, com expressões faciais muito engraçadas. Também é possível jogar com a skin retrô para o Crash, Coco e Cortex no PS4, que muda o visual do personagem para o original poligonal do PS1.
VEREDITO
Divertido, desafiante e nostálgico! Essas 3 palavras definem bem Crash Team Racing Nitro Fueled. Corridas disputadíssimas com um ótimo sistema de drift e bônus de velocidade. Se já não bastasse todo o conteúdo do jogo original, o título ainda conta com as pistas e personagens de Crash Nitro Kart. Além disso, ainda tem um modo de jogo online que garante horas de diversão jogando com amigos ou desconhecidos pela internet. Um remake à altura da importância que Crash tem para gamers do mundo todo.