Dead Space Remake

Foto: Electronic Arts Inc. / Divulgação

Dead Space Remake traz um visual incrível, sustos a todo momento e campanha excelente

Felipe de Andrade

E temos mais um produto dessa questionada onda de remasters, reboots e remakes que vem afligindo o mundo dos games há algum tempo. Depois de The Last of Us remake ganhar vida, com o nome de Parte 1 no ano passado, atualizando o jogo original de 2013 graficamente, e Call of Duty: Modern Warfare 2 ser lançado como um reboot, sequência de um reboot, chegou a vez da franquia Dead Space receber um remake para chamar de seu.

Lançada em janeiro deste ano pelas mãos da Motive Studios e da EA Games, ambas empresas responsáveis pelos 2 jogos de Star Wars: Squadrons e Battlefront 2, Dead Space Remake busca agradar os antigos fãs da franquia iniciada em 2008 da mesma forma que aos da nova geração de consoles, que podem até nunca ter jogado original, mas com certeza já ouviram falar sobre a série em algum momento e o sucesso de público e crítica que se tornou.

Leia mais:

CCXP23 ganha data oficial e abertura de venda dos ingressos

‘Shazam! Fúria dos Deuses’ tem pré-venda disponível na Cinépolis

PlayStation 5 recebe pacote de atualização importante: Veja a lista

O remake segue o mesmo plot do original, nos colocando na pele de Isaac Clarke, um renomado engenheiro que foi enviado com uma equipe para realizar consertos e manutenção em uma enorme nave espacial de mineração, a USG Ishimura. Antes da sua chegada, tanto a namorada de Isaac que trabalha na nave, Nicole, quanto ao restante da tripulação tinham parado de responder ao comunicador. Chegando à bordo da nave, Isaac e sua equipe perceberam que havia algo errado, principalmente ao se depararem com monstros humanoides chamados necromorfos, que estavam dilacerando os habitantes do local. Armado com suas habilidades de engenheiro, Isaac se vê numa busca desesperada por sua amada em um cenário caótico e assustador enquanto se defende com ferramentas de mineração buscando sobreviver a todo o custo.

Apesar de possuir basicamente a mesma história do original de 2008, a Motive adicionou diversos novos elementos que melhoram a narrativa como um todo, expandindo ainda mais o universo do jogo. Novos arquivos de textos e de áudio podem ser encontrados com novas informações sobre os acontecimentos sobre a rotina da nave USG Ishimura. Assim como novos diálogos com personagens conhecidos e, ainda, detalhes da história em si que foram alterados e melhorados para garantir alguma novidade para a experiência de quem estiver no controle de Isaac nessa nova versão de Dead SPACE.

Dead Space Remake

O jogo foi completamente recriado do zero tendo como motor gráfico a versão mais atual da Frostbite, engine de última geração da EA Games, que também serviu como base para jogos como Need for Speed Unbound, FIFA 23, Anthem e os Battlefield mais recentes, para citar alguns. Tendo em mãos todo este poder de fogo o estúdio conseguiu reimaginar este clássico survivor horror fazendo bem mais do que um upgrade no visual. Nesta nova versão de Dead Space temos as seguintes principais melhorias:

Gravidade zero

No game original quando o Isaac adentrava em um local com gravidade zero, ele apenas conseguia saltar e se prender (com botas magnéticas, talvez) nos pisos, no teto ou paredes do ambiente. No remake, assim como acontecia em Dead Space 2 e 3, Isaac consegue flutuar e se deslocar em gravidade zero com o auxílio de propulsores presentes em seu traje, trazendo muito mais dinamismo ao gameplay, por mais que os combates durante essas seções sejam um pouco caóticos.

Sistema dinâmico de geração de encontros

Agora o jogo é capaz de gerar centenas de ocorrências inesperadas de encontros diferentes com inimigos a todo e qualquer momento, alterando até mesmo áudio e ou a iluminação dos cenários para tentar garantir a maior quantidade de sustos possíveis. Este sistema transmite uma sensação de que nunca estaremos seguros dentro da nave.

Dead Space Remake

Áreas interconectadas

Diferente de antes onde as fases eram separadas por áreas alternadas da nave, agora a USG Ishimura é totalmente interconectada para garantir no máximo da exploração, fazendo uso de novos caminhos, rotas e salas inéditas, incentivando a exploração de toda a nave durante a campanha conforme aumentámos o nível de acesso de Isaac.

O plano sequência

No melhor estilo dos jogos mais recentes da franquia God of War, Dead Space Remake é executado em um plano sequência do início ao fim da campanha de maneira contínua, sem telas de loading, cenas de animação ou corte de câmera, aumentando a imersão.

Sistema de peeling

O novo sistema de peeling foi implantado nesta versão onde é possível observar a severidade dos ferimentos causados nos inimigos mediante a exposição de pele, tendões, ossos e entranhas. Dessa forma fica mais instintivo saber onde acertar repetidas vezes para causar desmembramentos na grande maioria dos monstros que enfrentamos, facilitando só um pouco a vida de Isaac ao poupar qualquer munição possível ao cortar os inimigos em pedaços.

Outra novidade que temos é o fato de que Isaac Clarke não é mudo como no original de 2008. Gunner Wright, que emprestou sua voz para o protagonista em Dead Space 2 e 3, retorna para o papel neste remake gravando falas para os novos diálogos do personagem durante a campanha. Inclusive o rosto do ator também serviu como base para o desenvolvimento do visual do personagem quando está sem capacete.

Além de todas essas novidades, o jogo possui diálogos refeitos para todos os personagens para que possam se adequar ao seu novo status quo, com Isaac Clarke falando e a expansão do papel de personagens coadjuvantes durante a campanha principal e também quando executamos as missões secundárias inéditas.

O mesmo tratamento foi dado aos puzzles do jogo original, que aqui ganharam novas versões para combinar melhor com o jogo de nova geração, assim como foram introduzidos quebra-cabeças totalmente inéditos garantindo algumas novidades para o aspecto neste reboot.

Colocando essas novidades de lado, a Motive não alterou muita coisa na jogabilidade original, mantendo a todo momento a familiaridade para os fãs de longa data da franquia. A movimentação de Isaac ainda é meio truncada e com pouca agilidade como antes, passando a impressão de que seu traje é mais pesado do que parece. E por conta disso o combate requer o máximo de atenção com tudo o que está, ou não, aparecendo na tela (dica: sempre preste atenção ao som ambiente para tentar evitar sustos e surpresas desagradáveis).

Dead Space Remake

Inteligência Artificial

Os necromorfos possuem uma boa IA e, no geral, conseguem se deslocar com mais velocidade pelo cenário do que nós, e caso consigam nos cercar é praticamente morte certa. Preste atenção aos objetos que podem ser usados a nosso favor, como extintores, contêineres explosivos e hélices de metal que podem eliminar inimigos com um só ataque.

Dead Space acaba tendo uma dificuldade elevada devido à escassez de itens de cura, inimigos muito resistentes a danos e uma defesa relativamente baixa do nosso personagem. Por conta desses e outros pontos, se faz necessário buscar evoluir durante toda a campanha, melhorando armas, equipamentos e o próprio traje.

Explorar ao máximo o cenário para encontrar módulos que melhoram característica das armas como: dano, velocidade de recarga e capacidade de munição acessando as bancadas de serviço se torna obrigatório. Da mesma forma, também é possível descobrir atualizações com modificações para as armas que aumentam sua efetividade contra inimigos, causando o desmembramento mais rápido e coisas do tipo. O traje de Isaac também pode ser melhorado mediante compra na loja e esquemas de melhorias que atualizam as condições do traje, aumentando a resistência e a barra de vida, os slots do inventário e estoque do medidor de stasis e kinesis.

Fazer uso dos módulos stasis/kinesis de forma assertiva durante o gameplay traz diversos benefícios. Por exemplo, o kinesis pode ser usado na resolução de puzzles com objetos flutuando tanto quanto jogando lâminas para desmembrar ou barras de metal para empalar inimigos. Assim como o stasis, que pode garantir passagem segura ao paralisar uma porta que viria mortalmente ao nosso encontro ao mesmo tempo o que desacelera inimigos, permitindo facilitar suas mortes com tiros certeiros.

Desempenho Gráfico

Dead Space Remake, como na grande maioria dos jogos da nova geração, possui 2 opções de modos gráficos: Desempenho, onde o jogo é executado a suaves 60 quadros por segundo em detrimento da qualidade visual, rodando a 2 K e sem o raytracing. E Qualidade, com um visual mais bem detalhado a 4K nativos, mas com raytracing desligado e travado em 30 fps.

Jogar em um PS5 ainda garante uma imersão maior devido ao controle dualsense e seus recursos exclusivos, como feedback háptico, com suas vibrações localizadas no controle e resistência e vibrações diferentes para cada ação ou disparo nos gatilhos, além do bom uso do alto-falante do controle destacando sons específicos.

Diversas opções de Acessibilidade estão presentes no remake para que possam facilitar a maneira como pessoas com certas restrições físicas possam aproveitar o título. Opções como: narração do menu, modo daltônico, opções de legenda e etc, garantem acesso a mais jogadores para que todos possam tirar o máximo de proveito e curtir este bom survival horror.

Este é um dos jogos mais bonitos da temporada e possui um ótimo sistema de iluminação, mesmo com seus cenários extremamente escuros e com o incômodo uso obrigatório da lanterna com o botão de mira da arma durante a maioria do tempo gasto na exploração da nave. A USG Ishimura parece mais viva do que nunca com seu novo design incrível e dark, que esconde segredos e criaturas em quase todas as áreas exploradas. Todos os personagens foram recriados ganhando uma atualização no visual. Destaque para as criaturas que enfrentamos durante a exploração da nave, já que possuem visual mais grotesco assustador do que no original com camadas de carne e ossos expostas a cada novo disparo.

Dead Space Remake

Ambientação Sonora

A parte sonora do jogo dá um show em todos os quesitos, fazendo uso do som ambiente e da trilha sonora minimalista, que muda para um ritmo frenético sempre que a ação acontece. É possível ouvir o coração do protagonista acelerar nos momentos de tensão, aumentando ainda mais a imersão do jogador. O uso de um bom fone ajuda a localizar perigos durante a jogatina antes que apareçam na tela e é altamente recomendado por este que vos fala.

Foi feito um bom trabalho de localização para o nosso idioma além das boas legendas e tradução de arquivos de textos, e até mesmo parte dos cenários como diversos letreiros eletrônicos estão em PT BR. Infelizmente ficou faltando a dublagem em nosso idioma para fechar com chave de ouro. Inclusive chaga a ser estranho e ver a maioria do jogos da EA Games dublados e este ficando fora da lista.

Veredito de Dead Space Remake

Dead Space Remake apresenta o jogo clássico de survival horror para uma nova geração de consoles e de jogadores. Com um visual incrível, sustos a todo momento, uma USG Ishimura reimaginada e campanha sem cortes executada em plano sequência.

Infelizmente a Motive se manteve fiel demais a jogabilidade original, que não envelheceu tão bem assim, o que não estraga a diversão, mas garante diversos momentos de estresse com várias mortes que poderiam ser evitadas com um pouco mais de polimento e, quem sabe, a inclusão de um botão de pulo ou esquiva para dar mais agilidade ao protagonista.

Prós

  • Visual incrível
  • Poder interagir mais com a nave
  • Som quase perfeito
  • A tensão do início ao fim

Contras

  • Bugs
  • Jogabilidade travada
  • Uso obrigatório de lanterna a todo momento
  • Morrer várias vezes do nada
  • Ausência da dublagem em português

Trailer de Dead Space Remake para PC, PS4, PS5 e Xbox

Seja um apoiador do UltraCast:

Além disso, não deixe de se inscrever no canal, ativar as notificações e nos seguir no Spotify. Assim, o link está aqui em baixo:

spoti.fi/3t8giu7 bit.ly/siteultraverso

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie o Ultraverso comprando através do nosso link:

amzn.to/3mj4gJa

Felipe de Andrade

0

Créditos Galáticos:

Créditos Galáticos:

Créditos Galáticos:

Créditos Galáticos:

Créditos Galáticos: