REVIEW | Em toda sua simplicidade, ‘Stick it to The Man’, é grandioso!!!

Stenlånd Leandro

Stick it to The Man é um jogo de aventura plataforma desenvolvido pela Zoink! que já teve seu lançamento em 2014 para Windows e Mac, e agora chega para Nintendo Switch.

O jogador encarna na pele de Ray, um personagem que se encontra no meio de uma terrível conspiração e precisa escapar dessa utilizando poderes nada convencionais em um mundo completamente estranho. Depois de um acidente, Ray acorda e percebe que existe uma espécie de braço rosa saindo da cabeça dele. Este braço dá ao personagem o poder de alterar o próprio mundo em que vive, e isso inclui até ler a mente alheia. O que é mais engraçado em Stick it to The Man é a forma como a narrativa se desenrola de forma cômica. O jogo é todo voltado à resolver puzzles. Você não atira em ninguém, em compensação terá que resolver enigmas com os poderes concedidos ao jovem. Na primeira missão que temos por exemplo, aparentemente ele está sonhando com essa gororoba em sua cabeça, só que depois de acordar, ele vê que não era bem um sonho.

Trata-se de um jogo no formato plataforma puzzler onde o jogador deve fugir dos capangas do vilão da trama, conhecido como “The Man”, que incrimina Ray sob falsos pretextos e força o protagonista a correr por sua vida enquanto todos o chamam de louco por achar que pode ler pensamentos. No que tange os gráficos, temos realmente um visual belo e extravagante. Diversas coisas acontecem e fazem com que a história se desenrole de forma envolvente.

A dublagem é, sem sombra de dúvidas, o mais alto ponto forte do jogo dando total vida aos personagens do título, fazendo com que de certa forma o jogo consiga mesmo captar uma forma requintada de oferecer ao jogador um convite a conhecer este mundo bizarro. A fluidez dos movimentos, os personagens insanos, os seus pensamentos e como moldam o gameplay tornam este produto em algo bem peculiar.

A parte visual de Stick It To the Man! também é peculiar. Nosso protagonista nada mais é que um recorte de papel ambulante que toda vez que morre por exemplo, aparentemente é ‘reimpresso’ por uma impressora, deixando-o exatamente como era em alguns segundos de recorte. Seguindo um padrão que lembra os jogos Paper Mario, o game abusa de de profundidade do cenário e cortes contrastantes.

O gameplay é bem simples e convidativo. Se for uma pessoa no mínimo esforçada, conseguirá terminar o jogo em cerca de 5 horas, considerando que são 10 capítulos ao todo. Uma coisa que nossa equipe notou é o quão difícil é conseguir um troféu ou outro neste game. É preciso ler quase que todas as mentes disponíveis, isso inclui até ler mente de animais (Peixe, Cães) dentre outros para conseguir receber um simples ‘troféuzinho’.

O VEREDITO

Apesar de toda sua simplicidade, Stick it to The Man é um bom jogo com temática simples, boas pitadas de humor e certamente, para quem gosta do gênero, agradará.

STICK IT TO THE MAN FOI ANALISADO PELA EQUIPE DO BLAH CULTURAL NO CONSOLE PS4. O GAME FOI GENTILMENTE CEDIDO PELA ZOINK!

Stenlånd Leandro

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
NAN