REVIEW | ‘F1 2017’ é lindo e diverte PRA CARA…MBA!

Wilson Spiler

Lançado no último dia 25 de agosto para as mais diversas plataformas, F1 2017 chegou às minhas mãos via PC. Aviso logo que a Codemasters, desenvolvedora do game, se superou em muitos quesitos. Essa versão é, sem dúvida, uma grande evolução do jogo e promete não decepcionar aos fãs da franquia iniciada em 2009.

GRÁFICOS

Vamos começar falando do visual: é disparado o game mais bonito da franquia, com uma riqueza impressionante de detalhes dos carros, da pista e até das luvas dos pilotos. Essa parte peca apenas quando são retratados os personagens “reais”. Ainda incomoda a falta de naturalidade das expressões faciais e até dos movimentos, mas como se trata de um título de Fórmula 1, o que interessa mesmo é o visual das possantes máquinas e das pistas percorridas por elas. Os efeitos de iluminação estão incríveis. Há corridas no fim da tarde, com um pôr do sol e a luz refletindo inclusive no espelho do carro, que são de cair o queixo! As provas noturnas também estão estupendas.

Belos efeitos de iluminação (Foto: Codemasters / Divulgação)

ÁUDIO

Assim como nos gráficos, F1 2017 também traz uma sensível melhoria no áudio. Efeitos de vento e chuva, roncos de motor e até o som de batidas são muito bem cuidados. Foi possível notar claramente como a equipe pensou com carinho nesse quesito, que gera um extremo realismo. A narração, por sua vez, permanece apenas mediana. Há ainda uns bugs chatos que ocorrem vez por outra, mas nada que atrapalhe sensivelmente a experiência com o jogo. Quem coleciona a franquia FIFA, por exemplo, com Tiago Leifert e Caio Ribeiro, não pode reclamar do título da Codemasters. Já o rádio é um ponto bem positivo. Ocorrem diversas situações curiosas e engraçadas durante o percurso do piloto que vale a pena prestar atenção. Até porque há também informações pertinentes, como pedir sua volta para os boxes para corrigir um problema (ai, minha asa dianteira…) ou destacar que o combustível está chegando ao fim.

Personagens nem tão “reais” assim… (Foto: Codemasters / Divulgação)

JOGABILIDADE

Para quem não acompanha a franquia e está interessado em iniciar nessa “vida”, não vá pensando que F1 2017 é um jogo fácil (esqueça os Need For Speed, Gran Turismo, Top Gear ou até mesmo um Enduro, caros amigos). Aqui é Fórmula 1, filhotes! Com carros que vão até a 8ª marcha e velocidade bem superior a 300 km/h, você vai demorar um bocado para parar de se esborrachar na parede. Ainda mais quem usa os controles do teclado (este que vos escreve). Mas houve uma melhora interessante na jogabilidade, com mudanças na sensação de pista emborrachada, por exemplo. Há ainda alteração na reação do carro ao ficar atrás do adversário recebendo água durante uma tempestade. A turbulência é tão grande que chega a dar medo DE MORRER do que pode acontecer.

Pista molhada: turbulência garantida (Foto: Codemasters / Divulgação)

DIVERSÃO

F1 2017 é tão divertido quanto os jogos anteriores. Há todos aqueles modos que já vimos “Carreira”, “Grande Prêmio”, “Eventos”, “Campeonatos”, etc. Mas são nos Campeonatos que estão alguns dos modos mais legais de se jogar. Ele se divide em duas partes: Campeonatos e Eventos Exclusivos Clássicos, sendo que dentro de cada há uma infinidade de disputas diferentes, sendo algumas das mais empolgantes a Série de Rua Clássica, Perseguição, Desafio de Ultrapassagens, Campeonato de Sprint, entre outros. É bom lembrar que nem todos são desbloqueados. A maioria dos modos vai sendo habilitada conforme o jogador for somando pontos.

O modo Carreira é quase uma cópia literal da edição de 2016. No entanto, houve adição de opções de troca de peças de motor e caixa de câmbio. A parte de aprimoramento, no entanto, passou por uma mudança radical. Há muito mais opções para se gastar os pontos obtidos no jogo, o que também deixa o título muito mais complexo. Isso pode afetar um pouco a diversão para quem quer resultados rápidos e é um iniciante na franquia, porque não há a mais a possibilidade de melhorar absurdamente o seu carro já na primeira temporada. Ou seja, será preciso alcançar resultados imediatos para, aí sim, conseguir ter um segundo ano na equipe e aprimorar mais o veículo. Mas são detalhes tão específicos que fazem você se sentir um verdadeiro piloto da categoria. E, cara, isso é MUITO empolgante!

Prova notura: coisa mais linda (Foto: Codemasters / Divulgação)

O VEREDITO

A Codemasters conseguiu melhorar um jogo que já era divertido em sua versão anterior. É verdade que F1 2017 não é isento de problemas, mas cumpre o essencial: diverte e MUITO. Passei horas e horas jogando sem sequer ter noção desse tempo. É verdade também que, pela dificuldade, às vezes irrita, mas isso, como o próprio nome diz, é um SIMULADOR. Então, acelere fundo e divirta-se como se não houvesse amanhã!

F1 2017 foi analisado pela equipe do Blah Cultural no PC. O game foi gentilmente cedido pela Codemaster.

::: TRAILER

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN