REVIEW | F1 2019
Wilson Spiler
Comemorando 10 anos da franquia, a Codemasters lançou, no último dia 28 de junho, F1 2019. Assim como a série FIFA, todo ano, temos o lançamento de um novo título do game. A bem da verdade, a atual versão não trouxe tantas novidades com relação à antecessora, mas o que chegou de novo, veio para abalar!
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MODO CARREIRA
Essa, talvez, seja a maior novidade de F1 2019. No modo Carreira, você começa sendo… você. Sim. Nós iniciamos o jogo na pele de um novato, mais ou menos como no modo Alex Hunter do supracitado FIFA. O que é mais legal? Nosso pontapé inicial não é pela Fórmula 1. Começamos por baixo. Na Fórmula 2, uma espécie de 2ª divisão do automobilismo. Ou melhor, uma categoria de base, onde aqueles que mais se destacam são convidados para correr ao lado de estrelas, como Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, entre outros. Vale destacar o trabalho em equipe com seu companheiro e a disputa com seu rival de outro time.
A parte legal é que diversas equipes – inclusive as grandes – convidam você para integrá-las. Mas não se engane. Optar logo de cara por Ferrari, McLaren ou Mercedes pode ser um erro para um novato. Às vezes, escolher um time com expectativas menores e que exige menos do piloto pode ser a melhor saída. Afinal, se você não alcanças as metas, pode ganhar uma demissão logo de cara. Tanto no mundo real como no virtual, a realidade é cruel.
OUTROS MODOS DE JOGO
A saber, F1 2019 propicia ainda a possibilidade de participar de campeonatos simples com os pilotos da temporada atual da Fórmula 1 ou do grid de 2018 da Fórmula 2 (com a temporada 2019 a caminho em uma atualização). É possível também disputar campeonatos clássicos e outras modalidades com propostas diferentes. Você pode correr em torneios exclusivamente disputados em percursos europeus ou em pistas clássicas com carros antigos.
F1 2019 traz também carros que vão desde os clássicos da década de 70, como a Lotus pilotada por Emerson Fittipaldi até, pela primeira vez, três modelos de um mesmo ano, com a McLaren MP4-25 e a Ferrari F10 se juntando ao Red Bull RB6, todos de 2010. São, no total, 22 veículos clássicos disponíveis. Quatro deles fazem parte da edição especial do jogo.
O modo Multiplayer, por outro lado, não é dos melhores. Afinal, ele traz poucas opções no modo online. Isso porque as corridas ocorrem semanalmente, com dia e horário marcados pelo próprio sistema do game. Sendo que o jogador deverá se preparar durante a semana para a corrida marcada, tendo direito a realizar três treinos livres e uma prova de classificação, podendo ser feita em qualquer dia e horário antecedente do dia da prova oficial. Não, isso não é bom.
F1 2019 traz ainda um sistema de ligas em que você pode convidar amigos e simular um campeonato de Fórmula 1. As opções, entretanto, são limitadas. O pior: você não pode abrir para outros jogadores poderem participar. O game também inova com a superlicença, que vai manter o registro das atividades online do jogador.
GRÁFICOS
A parte gráfica de F1 2019 continua praticamente impecável. Embora não seja fã do visual dos personagens, por exemplo, não há do que reclamar quando nos referimos aos carros e, claro, quando eles vão para a pista. A imersão do jogo é incrível. Afinal, a textura das pistas é belíssima, bem como os detalhes internos dos veículos. Além disso, vale destacar também a mudança climática, o que só faz faz enriquecer a experiência do gamer.
JOGABILIDADE
Eu, como piloto amador, acho a jogabilidade excelente. Deixo tranquilamente no automático e uso basicamente o R2 (para acelerar) e o L2 (para frear). Obviamente, para os “profissionais”, a coisa muda de figura. Mas os controles, de fato, não mudaram de uma versão para a outra. Quem vai se aventurar pela primeira vez em F1 2019, vai no simples, com calma. Além disso, as assistências serão muito importantes e é preciso colocar uma coisa em mente: paciência. Jogar no controle (meu caso) exige um pouco de prática.
Enfim, durante suas corridas, também prepare-se para fazer o gerenciamento da mistura de combustível e do ERS, o Energy Recovery System, que armazena energia gerada em frenagens e na rolagem inercial do veículo. Ou seja: te ajuda a andar mais rápido. Se você está achando isso muito confuso, algumas assistências controlam o ERS de forma automática, mas é sempre legal deixar mais “real”, né?
SOM
Assim como “F1 2018”, o áudio está impecável. O ronco dos motores e barulho dos pneus derrapando nas curvas é quase uma orquestra soando nos nossos nossos ouvidos. Uma belezura só. É como se você estivesse dirigindo e participando de uma corrida de Fórmula 1 literalmente, principalmente se estiver usando um fone de ouvidos ou, sobretudo, um headset. Por outro lado, o áudio em português “brasileiro” está OK. A dublagem, no geral, é até legal. A dos mecânicos que achei mais “mecanizada” (sem trocadilho). Mas, num todo, está numa boa média.
EDIÇÃO LEGENDS: SENNA X PROST
Essa parte do jogo é uma das mais legais, mas também uma das que mais passam a sensação de desperdício. Afinal, que brasileiro nunca teve o sonho de pilotar com Ayrton Senna, o maior ídolo desse esporte para nós? E quem acompanha a história da Fórmula 1, sabe a rivalidade que tinha entre Senna e Prost nas pistas. A ansiedade para usar os pilotos era grande após o anúncio da Edição Legends pela Codemasters. É aí que mora o perigo.
Enfim, quando pegamos F1 2019 para controlar os pilotos, não posso dizer que foi ruim. Foi legal? Foi. Frustrante? Um pouco. O problema é que a expectativa era grande demais. Faltou explorar um pouco mais essa rivalidade. Isso porque, em vez de, por exemplo, utilizar corridas históricas para relembrar esses momentos. Certamente seria bem mais interessante do pilotar o respectivo carro de cada um em desafios de ultrapassagem ou corridas contra o relógio. Uma pena.
O VEREDITO
F1 2019 é, certamente, um grande jogo. A Codemasters acerta, mais uma vez, no modo carreira com a ampliação da história, introduzindo a Fórmula 2 e a rivalidade entre os pilotos novatos. Gráficos, som, bem como jogabilidade permanecem estupendos. O que decepciona é a Edição Legends, anunciada com pompa e circunstância. Mas, no geral, vale – e muito – o seu rico dinheirinho.