REVIEW | ‘Rayman 3D’ é um clássico sempre divertido para Nintendo 3DS
Anderson Vidal
Com o lançamento próximo do Nintendo Switch, os fãs estão cada vez mais animados para a chegada do novo console. Enquanto ele não chega, vamos falar um pouco do queridinho Nintendo 3DS, que ainda faz muito sucesso na mão dos adeptos da empresa japonesa. Para relembrar um pouco dos games da série, vamos analisar um pouco o clássico Rayman 3D. Lançado em março de 2011, o game é uma adaptação do ótimo jogo lançado para o console Dreamcast em 1999.
Considerado por muitos como o melhor jogo da série, Rayman 3D tem várias melhorias na jogabilidade, quando comparado à versão do Dreamcast, além dos gráficos. Na história, Rayman tenta salvar o mundo colorido do temido vilão Almirante Razorbeard e de seus piratas robôs. O objetivo do jogo é reunir os famosos lums, que estão espalhados por todas as fases do jogo, além de termos que encontrar quatro máscaras que irão ajudar nosso herói a libertar o mundo. O game conta com 45 áreas que estão situadas em regiões diferentes do universo do personagem, gerando assim algumas boas horas de diversão.
Nessa versão do 3DS, temos as habilidades clássicas do herói: podemos saltar, correr, escalar, nadar, além de fazer o famoso cabelo voador, clássico do personagem. À medida em que avançamos no jogo, vamos encontrando diversos cenários diferentes, todos muito coloridos e bonitos de se ver, além de pequenos minijogos que animam ainda mais o game. Os efeitos sonoros e o enredo do jogo também são bem divertidos. O 3D, que poderia ser um pouco mais trabalhado, não acrescenta em quase nada e jogar tudo com essa tecnologia é praticamente impossível, devido a sombras que se criam no visor dependendo da distância em que o console estiver do seu rosto ou do ângulo em que estiver jogando. Então atrapalha, porém, vale ressaltar que o game tem alguns bons efeitos visuais em 3D (que para época em que o jogo foi lançado estão bem finalizados), como o das borboletas que saltam quando andamos pelos matos e plantas. Outro ponto que atrapalha um pouco a jogabilidade é a dificuldade de controlar a câmera, mas isso não chega a ser algo que prejudique a diversão.
O VEREDICTO
A versão 3DS mantém todo o charme da franquia, que já esteve presente em várias plataformas, como o PlayStation, PlayStation 2, Nintendo 64 e Nintendo DS e atualmente no Xbox 360 e One e no PlayStation 4. Se você já jogou as versões dos consoles atuais e possui o Nintendo 3DS, vale a pena comprar o game e passar algumas horas se divertindo com o famoso personagem da Ubisoft.