REVIEW | ‘Shadow of the Tomb Raider – O Grande Caimão DLC’
Felipe de Andrade
O penúltimo DLC de Shadow of the Tomb Raider foi lançado em 29 de março, com isso, agora falta apenas um para completar o pacote com sete DLCs que está programado para concluir o passe de temporada. Como de costume, é possível adquirir individualmente o pacote O Grande Caimão, que vem com a nova missão secundária O Deus Colérico, a tumba Desejo de Zipacna, a roupa Couro de Réptil, a arma Flagelo Sussurrante e destrava a habilidade Vulcão. Também é possível comprar apenas a arma e a roupa nas lojas on-line do jogo.
Como em todos os outros DLCs, as missões extras e as tumbas não são grande coisa e não fazem falta nenhuma ao terminar o jogo base por completo sem as expansões. Aqui não é diferente, pois o pacote vem com uma missão com uma história bem rasa e uma tumba de desafio nada desafiante. Na nova missão, O Deus Colérico, o amigo de longa data de Lara, Jonah, e a Abby, líder do povoado local de San Juan – lugar que sofreu com um terrível deslizamento que destruiu boa parte da área civilizada – pede que Lara investigue a cripta de Zipacna, o deus das montanhas e vulcões. Além disso, ela terá que descobrir por que os homens da Trindade montaram acampamento nas ruínas subterrâneas, quais seus interesses no local, e o que está causando fortes tremores de terra.
O pacote de equipamentos da vez se chama Força do Caos e contém a roupa Couro de Réptil, que garante mais resistência contra projéteis e pontos de experiência bônus em eliminações não furtivas. E a arma que ganhamos é o Flagelo Sussurrante, uma escopeta com silenciador para pegar os inimigos de surpresa. E a nova habilidade, Vulcão, permite criar cartuchos incendiários para escopetas.
O Grande Caimão vem com uma missão curta e uma tumba igualmente rápida de terminar, sendo possível concluir a missão em 30 minutos ou menos. A tumba o Desejo de Zipacna traz poucos desafios, que são basicamente atravessar corredores enquanto Lara tenta não ser atingida por fogo em corridas cronometradas. Em alguns momentos é necessário ter uma boa mira para não morrer ao errar o lançamento do gancho para poder se pendurar. O ponto alto da missão é que ela nos proporciona um dos combates mais acirrados de todo o jogo, com tiroteio contra vários inimigos em sequência em um ambiente com pouca opções de se esconder.
Assim como acontece em A Forja do Destino, O Uivo dos Deuses Macacos e A Prova do Assassino, dos DLCs de número 1, 3 e 5 respectivamente, o Desejo de Zipacna vem com desafios com multiplayer on-line para até duas pessoas nos modos exploração, meta de tempo e de pontos. Foi incluída a última tumba do modo história chamada a Árvore da vida, totalizando 9 tumbas de história e 6 de DLCs até o momento. Apesar de faltar apenas um pacote de DLC, o jogo mostra dois espaços com os dizeres “em breve” na guia de tumbas de desafio, levando a crer que o último DLC trará duas tumbas ao invés de uma, como é de costume.
O próximo DLC chamado The Path Home – ainda sem nome oficial em português – está programado para ser lançado em 23 de abril e, segundo a Square Enix, será exclusivo para os donos do passe de temporada de Shadow of the Tomb Raider.
VEREDITO
O Grande Caimão nos brinda com mais uma tumba dispensável e uma missão que garante pouco envolvimento com a trama principal, mas que pelo menos traz personagens importantes, como as pessoas que encomendam a missão.