RJ | Copa do Mundo é tema de evento gratuito no Parque Lage
Anna Cecilia Fontoura
O que é que esta Copa tem? Esse é o tema do encontro aberto com José Miguel Wisnik (professor de literatura brasileira da USP) e Laura Burocco (pesquisadora em Políticas Urbanas e Desenvolvimento), com mediação da escritora e curadora de arte Lisette Lagnado, que acontece no Parque Lage amanhã (11/07) às 19h.
A palestra ressalta o caráter coletivo do futebol e suas relações com a política. O debate procura mapear as diferenças entre as Copas realizadas durante a ditadura militar e a Copa hoje, que levou manifestantes para as ruas, assim como seu impacto na malha urbana de diferentes cidades-sedes, na Europa, África e América do Sul.
A entrada é gratuita.
PARTICIPANTES
Laura Burocco é pesquisadora em Políticas Urbanas e Desenvolvimento. Nascida na Itália, morou no Rio de Janeiro entre 2004 e 2011, quando coordenou um projeto sobre gênero e direito à moradia do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE. Entre 2012 e 2014, residiu na África do Sul, em Johannesburgo, atuando no IBSA Working Group in Human Settlements (Grupo de Trabalho em Assentamentos Informais entre Índia, Brasil e África do Sul), do South African Cities Network – Sacities. Atualmente é doutoranda pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – ECO/UFRJ. Acaba de lançar o livro Copa, pra quem e por que?, estudo comparativo sobre o impacto da Copa na Alemanha, África do Sul e Brasil.
José Miguel Wisnik (1948, São Vicente, SP) é professor de literatura brasileira na Universidade de São Paulo (USP), além de pianista e compositor. Em 2006, foi professor visitante da University of California, Berkeley (EUA). É autor de Veneno Remédio. O futebol e o Brasil (2008), O som e o sentido: uma outra história das músicas (1989) e O coro dos contrários: a música em torno da Semana de 22 (1977), entre outras publicações. Já fez músicas para o cinema (Terra Estrangeira de Walter Salles e Daniela Thomas), o teatro (As Boas, Hamlet e Mistérios Gozozos, Teatro Oficina). Em 1968, participou do Festival Universitário da extinta TV Tupi com a canção Outra viagem, cantada por Alaíde Costa e posteriormente gravada por Ná Ozzetti. Escreve aos sábados no jornal O Globo.
Lisette Lagnado (1961, Kinshasa – Congo) é escritora, crítica de arte e curadora. Tem doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) sobre o Programa ambiental de Hélio Oiticica. Co-coordenou a Pós-graduação em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural da Faculdade Santa Marcelina (2007-2012). Co-editou a revista Trópico, com Alcino Leite Neto e Esther Hamburguer. Foi curadora da 27ª Bienal de São Paulo (2006) e da exposição “Desvíos de la deriva” (Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, 2010). O ano passado foi curadora do 33º Panorama do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Desde julho de 2014, é vice-presidente da Oca-Lage, Organização Social que reúne a Casa França-Brasil e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
O que é que esta Copa tem? – Encontro aberto:
Parque Lage
11 de julho às 19h
Entrada grátis