Robbie Coltrane, o Hagrid de ‘Harry Potter’, morre aos 72 anos
Vanderlei Tenório
Robbie Coltrane, que interpretou o adorável e inesquecível Rubeus Hagrid na franquia “Harry Potter”, morreu, confirmou sua agência WME à Variety nesta sexta-feira (14). Ele tinha 72 anos.
Em um comunicado, sua agente Belinda Wright confirmou que Robbie Coltrane morreu no hospital perto de Falkirk, na Escócia. Ela descreveu Coltrane como um “talento único”, acrescentando que seu papel como Hagrid “trouxe alegria para crianças e adultos em todo o mundo”.
Coltrane ficou famoso como um detetive obstinado na série dos anos 1990 “Cracker”, pela qual ganhou o prêmio de melhor ator no British Academy Television Awards (BAFTA) por três anos consecutivos. Ele interpretou o gentil meio-gigante Hagrid, um mentor do menino bruxo, em todos os oito filmes de Harry Potter, lançados entre 2001 e 2011.
Leia também:
‘Sra Harris Vai a Paris’ não inova, mas tem seu charme
‘Catarina, a Menina Chamada Passarinha’ diverte bastante, mesmo diante de um tema tão sério
‘O Contador de Cartas’ é memorável
Quem era Robbie Coltrane?
Robbie Coltrane nasceu Anthony Robert McMillan em 30 de março de 1950, em Glasgow, Escócia. Era filho de um médico e professora. Depois de se formar na Glasgow Art School, continuou seus estudos em arte na Moray House College of Education, em Edimburgo.
Mas como suas tentativas de se tornar um artista não deram certo, Coltrane assumiu a comédia stand-up em clubes de Edimburgo. E ele mudou seu sobrenome em homenagem à lenda do jazz John Coltrane quando passou a atuar em Londres, recorda o The Hollywood Reporter.
Trajetória
Os primeiros papéis na TV de Coltrane incluem: Flash Gordon, Blackadder e Keep It in the Family. Seus outros créditos de comédia incluíam séries como A Kick Up the Eighties, The Comic Strip e Alfresco, quando ele se tornou um dos pilares das telas de TV britânicas.
Entretanto, o sucesso só veio ao interpretar Dr. Edward “Fitz” Fitzgerald, um psicólogo criminal anti-social com um dom para resolver crimes, na série Cracker de Jimmy McGovern, que teve mais de 25 episódios entre 1993 e 2006. O papel lhe rendeu alguns BAFTA. Antes de Harry Potter, o escocês alçou reconhecimento na franquia 007 na pele de Valentin Zukovsky em GoldenEye e O mundo não é o bastante.
Harry Potter
Coltrane apareceu em todos os filmes da franquia “Harry Potter”, de Pedra Filosofal em 2001 a Relíquias da Morte – Parte 2 em 2011, e era muito amado por dar vida ao personagem da série de livros de JK Rowling.
Ele foi um dos primeiros personagens a aparecer na tela e recitou a famosa frase “Yer a wizard, Harry” para um jovem Daniel Radcliffe enquanto embarcava em sua jornada pelo mundo mágico.
Por fim, mais recentemente, Coltrane apareceu com o elenco da franquia no especial de 20 anos de “De Volta a Hogwarts” lançado na HBO Max em janeiro de 2022.
“O legado dos filmes é que a geração dos meus filhos os mostrará para seus filhos”, ele disse no especial. “Então você pode assistir daqui a 50 anos, fácil. Eu não estarei aqui, infelizmente, mas Hagrid estará, sim.”
Aliás, estão de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO: